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O consumo médio do Volkswagen Gol na estrada com quatro pessoas a bordo, carga de bagagem completa, fica na média de 12 km/l, de forma que precisaríamos de 323 litros de gasolina para fazer o percurso entre São Paulo e Amazonas (3.873 quilômetros por via terrestre). Desconsiderando nosso “tripulante”, o motorista, ficamos com um consumo aproximado de 108 litros de gasolina para cada um dos três passageiros a bordo. Vamos considerar que a velocidade média em nossa viagem com o veículo fique em 80 km/h.
Agora vamos para o Boeing. Em velocidade de cruzeiro (926 km/h) o 747-400 tem um consumo horário de 15.000 litros de querosene, com nível de voo em 35 mil pés, cerca de 10.668 metros de altitude em relação ao nível do mar. A temperatura externa é de 50º C negativos. O tempo para realizar o percurso é de 181 minutos, ou seja, 3 horas e um minuto. Dessa forma a aeronave vai precisar de 45.250 litros de querosene, ou seja, 109 litros para cada um dos 416 passageiros.
Para quem poderia pensar que o Boeing 747-400 seria mais econômico a diferença foi mínima. O automóvel com menos de um por cento de diferença foi mais econômico que o avião. Enquanto na média o Gol precisa de 108 litros de gasolina por passageiro, o avião necessita de 109 litros de querosene. Para que não haja dúvidas, o automóvel teve um consumo menor de combustível quando comparamos seus dados no universo matemático que utilizamos para essa demonstração.
Apesar da vitória do Volkswagen Gol, o tempo médio da viagem com o automóvel seria de pelo menos 49 horas, rodando de forma continuada e sem considerar as paradas necessárias para repouso e reabastecimento. O Boeing precisou de apenas 3 horas para chegar ao destino.
Na hora que consideramos a carga transportada, a vantagem do Boeing é muito superior. O custo benefício do transporte aéreo ficaria muito mais interessante. Normalmente o fator preço tem importância direta, e o combustível utilizado na aviação é cerca de 35% mais caro que a gasolina automotiva. Agora é hora de você arrumar as malas e viajar! Seja de carro ou mesmo de avião, a engenharia segue buscando alternativas para tornar mais eficiente os meios de transporte.
*Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
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