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R 1200 GS é totalmente reformulada para continuar reinado entre as bigtrails

16/05/2013 - 10:36 - Roberto Brandão Filho/ Agência INFOMOTO - Fotos: Doni Castilho/Agência INFOMOTO
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Com uma história de mais de três décadas, a família GS da BMW é referência no segmento bigtrail. Há nove anos, a R 1200 GS garante à marca alemã o primeiro lugar no ranking mundial de vendas da categoria. Entretanto, com diversos lançamentos de bigtrails das concorrentes, os executivos da BMW decidiram que estava na hora de uma reformulação do modelo. O que tornava a tarefa dos engenheiros da fábrica bávara ainda mais complicada: aprimorar uma motocicleta que, além de bem sucedida nas vendas, é a referência na categoria.

Começaram, então, pelo propulsor, que agora conta com sistema de arrefecimento misto, a ar e água. Instalado pela primeira vez em um modelo equipado com motor boxer de dois cilindros opostos, o sistema de refrigeração deu novo fôlego ao propulsor de 1.170 cm³, agora capaz de gerar 125 cv de potência máxima e 12,74 kgf.m de torque. Devo lembrar que durante 90 anos, a BMW utilizou a mistura ar e óleo para o arrefecimento de seu motor boxer. No novo modelo, porém, o óleo foi substituído por uma mistura de água com glicol, que passou a atuar com uma maior porcentagem de arrefecimento que o sistema anterior. Agora o arrefecimento líquido responde por 35% da refrigeração do motor, mas o ar continua sendo o maior responsável por manter o propulsor na temperatura ideal.

Para “agüentar” as novidades do motor e os 15 cv a mais, o chassi também foi renovado: quadro de aço tubular tipo ponte e subquadro traseiro fixado por parafusos. O eixo cardã foi movido para a esquerda e o escapamento para a direita para efeitos de distribuição de massa.

Como de praxe nas motos BMW, o novo modelo tem muita tecnologia embarcada. Freios ABS, controle de tração e cinco novas opções de mapeamento do motor são itens de série. Podem ser reforçados pelos opcionais disponíveis dependendo do pacote escolhido (Sport ou Premium). No Sport, vendido a R$ 73.400, por exemplo, são: manoplas aquecidas; controle de pressão dos pneus (RDC); protetores de mãos; pisca em LED; suporte para malas laterais; controle de tração com acerto para o off-road, chamado de Enduro; diferentes modos de pilotagem (Riding Mode), luz diurna e piloto automático. Já o pacote Premium (modelo testado por nós), o top de linha, com preço sugerido de R$ 83.900, inclui itens, como: iluminação diurna, manoplas aquecidas, controle de pressão dos pneus (RDC), protetores de mão, piscas em LED, suporte para malas laterais, controle de tração Enduro e Riding Mode, a nova suspensão semi-ativa DDC (Dynamic Damping Control), farol de LED, computador de bordo Pro, preparação para GPS, piloto automático e rodas raiadas.

Primeiras impressões – Na pista

A convite da BMW Motorrad Brasil, fomos até o circuito internacional de Interlagos, na cidade de São Paulo, para experimentar o modelo 2013 da motocicleta mais famosa da marca, a R 1200 GS. A avaliação foi dividida em duas partes. Uma no circuito de Interlagos e outra numa pista off-road montada na área verde na parte externa da curva do sol, logo depois do “S” do Senna. Um pedaço dentro do autódromo desconhecido por muitos. No circuito, seriam três baterias, cada uma delas com uma configuração eletrônica diferente, de três voltas cada. No trajeto off-road, duas baterias de duas voltas em motos equipadas com pneus cravados em dois modos de pilotagem.

Ao montar na nova R 1200 GS, acionar o botão de ignição e acelerar a motocicleta no neutro, a primeira diferença entre o modelo atual e o antigo logo aparece. Por ter cilindros opostos na horizontal, o movimento dos pistões fazia a motocicleta pender suavemente para a direita ao girar o acelerador com a moto parada. Na nova versão, essa reação é quase imperceptível.

Além disso, visualmente as cabeças dos cilindros expostos estão menores, mais próximas da carenagem – evitando também as “topadas” comuns da canela ao pilotar a antiga versão.

Como esperado, o novo modelo atingiu outro nível na pilotagem no asfalto. Talvez motivada pelo ótimo desempenho da Triumph Tiger Explorer 1200, sua principal concorrente no mercado brasileiro. A nova R 1200 GS, em comparação a anterior, faz curvas mais rápido, de uma maneira mais fácil e segura, com conforto.

Durante as primeiras voltas, utilizei o modo “Rain” de pilotagem que, diferente de outras motos, mantém toda a potência e torque da motocicleta, mas os sistemas de auxílio ao piloto são ajustados para maior segurança. Ou seja, controle de tração (ASC) responde de maneira mais intrusiva, assim como o ABS. Já o ajuste eletrônico de suspensão (ESA) é configurado no modo “soft”, ou macio.

Depois passamos para o modo “Road”, onde todos os auxílios continuam ligados, mas com uma atuação menos agressiva e a suspensão um pouco mais firme, no ajuste “normal”. Nas últimas voltas, acionamos o “Dynamic” entre os três modos de pilotagem. A resposta do acelerador eletrônica (E-Gas) fica mais espontânea e direta, uma intervenção menos intrusiva do ASC e a suspensão no modo “hard”, mais rígida.

A tecnologia embarcada é realmente um dos pontos altos do modelo. Ao rodar com a R 1200 GS em todos os modos de pilotagem - Rain, Road e Dynamic – é fácil notar a diferença entre um e outro. O sistema ainda permite o usuário fazer algumas alterações manuais.

A suspensão semi-ativa é outro destaque. Ao entrar na curva sob frenagem, a frente se firma, mas ao mesmo tempo mantém flexibilidade para lidar com as irregularidades da superfície. Sem qualquer intervenção do piloto, ela se adapta e se ajusta continuamente para dar ao condutor a melhor sensação de contato com o solo. Isso, somado aos novos pneus Metzeler Tourance Next, desenvolvido especialmente para a nova R 1200 GS nas medidas 120/70 R19 na frente e 170/60 R17 na traseira, a deixa mais rápida e precisa nas mudanças de direções. Além disso, permite um maior ângulo de inclinação e melhorou a estabilidade em alta velocidade.

Impressões fora da pista

No teste off-road montada na parte externa da curva do sol, depois do “S” do Senna, foi a oportunidade para experimentarmos os modos de pilotagem Enduro e Enduro Pró durante as baterias de duas voltas cada. A configuração Enduro, pré-programada, é indicada para a condução fora da estrada, sem pneus cravados. Já a segunda, a Enduro Pro, é recomendada quando a motocicleta estiver equipada com pneus off-road com cravos. No modo Enduro, o controle de tração ASC é ajustado para a pilotagem off-road, e o sistema compreende que deve trabalhar de uma maneira mais “solta”, permitindo certa derrapagem da roda traseira.
Assim como o ASC, o ABS reconhece que está em um ambiente de menor aderência e é menos intrusivo.

O modelo anterior da R 1200 GS já tinha um bom desempenho no off-road. Mas, com as melhorias da nova versão, a motocicleta está mais aventureira que nunca. A resposta do acelerador eletrônico é rápida e suave. Sobra motor e potência nas investidas fora da estrada, e o trabalho de suspensão é perfeito na transposição de obstáculos e até na hora de saltos.

Claro que os pneus cravados, próprios para o off-road, fazem uma grande diferença na prestação na terra. Maior aderência e tração, consequentemente mais segurança e diversão. Mas, segundo a BMW, o novo composto da Metzeler, que equipa a nova R 1200 GS, foi projetado e construído com materiais para dar um melhor desempenho tanto na terra quanto no asfalto. Ainda é possível configurar os modos de pilotagem ao gosto do condutor, ajustando o ABS e o controle de tração de acordo com seu estilo de pilotagem.

Conclusão

Com todas essas melhorias e implementações do inteligente pacote eletrônico que equipa a nova BMW R 1200 GS era de se esperar um preço sugerido maior que o modelo anterior. E foi exatamente isso que aconteceu. O modelo 2013 está disponível nas concessionárias BMW nas cores branca, azul, vermelha e prata, em duas versões: a Sport (R$ 73.400) e Premium (R$ 84.900). Valores mais altos que sua concorrente, a Triumph Explorer 1200, mas também muito mais tecnologia embarcada, um visual renovado e motor mais potente. Sem dizer no grande apelo da lendária família GS da BMW.

Ficha técnica BMW R 1200 GS 2013

Motor Dois cilindros opostos (boxer), 4 válvulas por cilindro e arrefecimento misto ar e líquido
Capacidade cúbica 1.170 cm³
Potência máxima (declarada) 125 cv a 7.700 rpm
Torque máximo (declarado) 12,6 kgf.m a 6.500 rpm
Câmbio Seis marchas
Transmissão final eixo-cardã
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Aço tubular tipo ponte
Suspensão dianteira BMW Telelever com 190 mm de curso
Suspensão traseira BMW Paralever com 200 mm de curso
Freio dianteiro Disco duplo de 305 mm de diâmetro (ABS)
Freio traseiro Disco simples de 276 mm de diâmetro (ABS)
Pneus 120/70-19 (diant.)/ 170/60-17 (tras.)
Comprimento 2.207 mm
Largura 953 mm (com retrovisores)
Altura Não disponível
Distância entre-eixos Não disponível
Distância do solo Não disponível
Altura do assento 850/870 mm
Peso em ordem de marcha 238 kg
Peso a seco Não disponível
Tanque de combustível 20 litros
Cores Branca, Azul, Vermelha e Preta
Preço sugerido R$ 83.900,00 (Premium)

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