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Rally Dakar 2009 será entre Argentina e Chile

13/07/2008 - 23:48 - : Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO
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Pela primeira vez em sua história, o Rally Dakar 2009 deixará o continente africano e percorrerá 9.000 quilômetros entre a Argentina e o Chile. Além dessa mundaça de “endereço”, a maior competição off-road do planeta terá outra grande novidade: a preservação do meio-ambiente. A organização do Dakar liberou o uso de outros combustíveis para qualquer equipe, desde que este time se encarregue do transporte e armazenamento. Nas entrelinhas, o staff do Dakar 2009 autorizou o uso do álcool como combustível para as motos. Esta atitude mostra a preocupação da direção da prova em reduzir a emissão de gás carbônico de motos, quadriciclos, carros e caminhões.

 

Com esta decisão, o Brasil sai na frente e Sylvio de Barros, da Infinity Rally Team, pode ser o primeiro piloto da história do Rally Dakar a competir com uma moto movida a álcool. Seu companheiro de equipe, Fabrício Bianchini, também tem grandes chances de participar do rali com uma moto ecologicamente correta.

 

Rally dos Sertões

 

Equipe destaque na 15ª edição do Rally Internacional dos Sertões em 2007 e ganhadora do prêmio de melhor equipe de apoio em 2008, a Infinity Rally Team foi pioneira no mundo na utilização do bio-combustível em provas off-road. Num mix de aventura, consciência ecológica e bem-estar social, a equipe acredita que é possível competir sem degradar o meio ambiente. “Na competição, as motos são exigidas ao extremo e ‘voaram’ a mais de 150 Km/h”, explica o experiente Sylvio de Barros.

 

Para chegar a uma fórmula ideal, foram três meses de muitos testes e avaliações. “Para obter uma correta combustão, ou seja, uma queima perfeita do álcool, os mecânicos da equipe Infinity fizeram alterações na agulha e no giclê, além de mudar o ponto de ignição da moto e aumentar o fluxo de ar”, conta Fabrício Bianchini. 

 

Confira abaixo a entrevista com Sylvio de Barros, da Infinity Rally Team, que pode ser o primeiro piloto da história do rali a competir com uma moto movida a álcool:

 

INFOMOTO - Como você se sente em ser o primeiro piloto a utilizar motos a álcool no Dakar?

Sylvio de Barros - Ainda não está confirmado, mas seria sem dúvida uma experiência interessante. Aliar uma atividade esportiva de lazer a uma bandeira de sustentabilidade em um momento que se discute a viabilidade de combustíveis alternativos, inclusive com o debate entre “álcool bom é de cana e o ruim é de milho”.

 

INFOMOTO - Você competirá com um moto a KTM?

Sylvio de Barros - Pode ser uma 530 ou a 690. Ainda não está definido.

 

INFOMOTO - Qual é a estratégia?

Sylvio de Barros - Ter no mínimo três motos, uma com chances reais de vitória.

 

INFOMOTO - Qual sua expectativa?

Sylvio de Barros - Completar a prova.

 

INFOMOTO - É possível obter bons resultados sem agredir o meio ambiente?

Sylvio de Barros - Sim, já que não há prejuízo de desempenho das motos, ao contrário, o álcool têm algumas vantagens. O motor roda mais frio e gasta menos óleo. Ou seja, o propulsor tem menor desgaste, porém o consumo é cerca de 10% maior se comparado à gasolina.

 

INFOMOTO - Qual será a logística para esta operação? De quem virá o álcool utilizado na competição?

Sylvio de Barros - Deverá ser feita pela própria equipe. A organização do Dakar só fornece gasolina e diesel.

 

DAKAR 2009

 

Nessa aventura pela América do Sul, os pilotos percorrerão 9 mil quilômetros, dos quais 6 mil de trechos cronometrados. A largada para a primeira etapa está marcada para 3 de janeiro e os corredores seguirão para o sul da Argentina, passarão pelos pampas, em direção à Patagônia, para depois subirem pelo oeste do país até cruzar a Cordilheira dos Andes rumo ao Chile. Em seguida, os competidores do Dakar 2009 saem de Valparaiso e seguem para deserto de Atacama, antes de entrar novamente em território argentino até a chegada em Buenos Aires, no dia 18 de janeiro. No total, os pilotos cruzarão 9 províncias argentinas (Buenos Aires, La Pampa, Río Negro, Chubut, Neuquén, Mendoza, Catamarca, Córdoba, Santa Fe). Já no Chile, os pilotos rodarão por três regiões: Vaparaiso, Coquimbo e Atacama.
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