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Enfim, chegou a hora de buscar os resultados. A nação "ralizeira” vive momentos de grande expectativa, pois no dia 23 de junho, começa o 17º Rally dos Sertões, que largará de Goiânia, GO, e seguirá rumo a Natal, RN, onde chegará no dia 3 de julho, após percorrer 5.056 quilômetros.
Exemplo de superação e dedicação ao esporte, o piloto Roberto Reijers e o navegador Rogério Almeida formam uma das duplas mais atuantes do rali cross-country, e há dois anos vem desenvolvendo uma Ford Ranger Protótipo. "Um carro de rali precisa ser forte, ter um bom sistema mecânico e um confiável conjunto de suspensão, frenagem etc. Temos trabalhado neste projeto desde o começo de 2008, quando assumimos a Reijers Rally Team, e muitas adaptações já foram realizadas desde então”, contou Reijers.
A Ranger está equipada um motor MWM International NDG 3.0 Eletronic, totalmente retrabalhado e mapeado eletronicamente, chegando a 275 cv a 4.000 rpm; possui torque de 65 kgfm a 2.000 rpm, com intercooler e filtro de ar com maior volume de refrigeração para turbina. O câmbio é Sadev de seis marchas.
A máquina possuía em torno de 2.100 quilos, e para ficar mais leve, perdeu 280 quilos. Para chegar a esse peso, placas de alumínio foram utilizadas, o chassi foi recortado, entre outras alterações.
"O rali não se resume a piloto e navegador, existe uma enorme estrutura e muitos profissionais, onde o trabalho de cada um é fundamental. Da Ranger original tiramos tudo o que não fosse necessário à competição, como painel original, forro de portas e outros. Depois, algumas peças foram reforçadas, como a suspensão; este item com certeza sofre as maiores transformações, e a nossa, por exemplo, passou de um amortecedor por roda para três”, detalhou Almeida, que já sentiu o gosto da vitória do Rally dos Sertões, em 2005.
A picape possui itens de segurança, como gaiola em aço para reforçar toda a estrutura do carro, protegendo os ocupantes no caso de colisões e capotagens. Também tem um sistema anti-chamas para proteção à incêndios, bancos especiais para competição (os chamados bancos concha) com cintos de segurança de cinco pontos etc.
Já começou a contagem regressiva, faltam poucos dias para os veículos se alinharem e dar início ao 17º Rally dos Sertões. Quem tiver o melhor equipamento, bom preparo físico e psicológico, habilidade e experiência, terminará o certame com um bom resultado.
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