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Ranger muda para enfrentar a concorrência

05/08/2009 - 10:17 - Redação
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Completando 15 anos de mercado, a Ford Ranger mudou para poder enfrentar as concorrentes asiáticas. Chega à rede de concessionárias ainda este mês o modelo 2010 da picape média da marca yankee com nova carroceria, mas mantendo a mecânica anterior.

"A Ranger tem tradição e a confiança de nossos clientes pelo seu desempenho e durabilidade. No modelo 2010, trabalhamos no estilo do veículo e ampliamos o seu custo-benefício, oferecendo mais equipamentos de série, menor preço e maior assistência pós-venda", informa Wilson Vasconcelos Filho, gerente de Marketing de picapes.

A linha ficou também mais completa com a introdução de dois novos catálogos na cabine dupla: o de entrada XL 4x4 diesel e o topo de linha Limited 4x2 a gasolina. Além dessas duas novas opções, ela oferece as versões 4x4 diesel XLS, XLT e Limited, além das 4x2 a gasolina XL, XLS e XLT.

"A Ford é reconhecidamente a marca que mais sabe fazer picapes e a Ranger é um dos ícones desse prestígio, com mais de 6,5 milhões de veículos produzidos no mundo, parte deles no Brasil há mais de 15 anos. Na região, é vendida também em toda a América do Sul", destaca Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.

Mais em conta

A estratégia de vendas da nova Ranger está sendo muito bem elaborada pela montadora. Um exemplo disso é que as concessionárias visitadas pela equipe do ShopcarNews afirmaram que já estão aceitando pedidos, mas sem ter o verdadeiro preço final. Isso deve se firmar ainda na primeira quinzena de agosto. Isso, dito pelas equipes de vendas, é porque a Ford quer causar um impacto nas vendas.

O preço da Nova Ranger 2010, conforme as versões de motor diesel ou gasolina, tração 4x2 ou 4x4, cabine simples ou dupla, varia de R$45.900 a R$96.730. Somado à oferta dos menores preços de peças e revisão, ele resulta no melhor custo-benefício da categoria, que se mantém ao longo da vida útil do veículo com a manutenção econômica.

Design

De acordo com a Ford, seus designers criaram um desenho imponente, que confere um visual ao mesmo tempo robusto e moderno à nova picape. As mudanças basearam-se em clínicas com os consumidores, com a aplicação de modernas técnicas digitais de criação e uso de materiais resistentes.

É marcante a grade dianteira. Ela possui três barras horizontais, cromadas nas versões de luxo, destacando-se sobre uma tela de proteção ao fundo. O novo capô tem desenho limpo e perfil aerodinâmico. O novo para-choque, em aço e também cromado nas versões topo de linha, evidencia na aparência a sua robustez.

Os novos faróis combinam dois refletores de tamanhos diferentes, complementados por uma lente de vidro injetado, que além do visual moderno produzem um facho luminoso homogêneo e de maior alcance na frente e nas laterais. Eles pertencem a uma nova geração de faróis que utiliza a tecnologia NEO (New Efficient Optics).

A lateral tem novo perfil sem vincos na linha de caráter, deixando a superfície "limpa". Os para-lamas e as caixas de rodas em aço formam uma peça única, garantindo mais resistência e efeito estético harmônico. Novos estribos integrados, novas maçanetas ergonômicas e os retrovisores amplos e aerodinâmicos completam as mudanças na lateral. A identificação do veículo recebeu novo layout, moderno e de visual agradável.

As rodas de liga leve, de 16 polegadas, também são novas. Seu desenho combina com a robustez do veículo, em harmonia com os pneus Scorpion Todo Terreno.      

Na traseira, além de detalhes na tampa da caçamba, destacam-se as grandes lanternas de concepção moderna e eficiente. Elas são divididas internamente por molduras prateadas, em contraste com as lentes translúcidas.

Por dentro

Uma série de equipamentos de conveniência e conforto está disponível na Nova Ford Ranger 2010. O interior da picape vem agora na cor preta e traz quadro de instrumentos com novo grafismo, de fácil leitura. A moldura central do painel exibe detalhes na cor prata.

No console, porta-copos e porta-objetos ampliam a conveniência para os ocupantes. Na versão Limited, os bancos de couro têm acabamento perfurado e pesponto aparente.

Entre outros equipamentos e acessórios, a Nova Ford Ranger 2010 oferece:
·vidros elétricos com um toque para cima e para baixo em todas as portas, com sistema antiesmagamento;
·sistema de abertura e fechamento das portas e dos vidros com controle remoto e travamento automático das portas a 20 km/h;
·computador de bordo, de fácil leitura, com informações como pressão do turbo, altitude, autonomia, velocidade média, consumo médio e também tensão da bateria – útil principalmente para quem instala equipamentos auxiliares, como guincho, som ou faróis adicionais no veículo, e precisa monitorar o consumo de energia;
·coluna de direção com ajuste de altura e banco do motorista com ajuste lombar e de altura;
·rádio/CD-player My Connection, exclusivo da Ford, com CD-player MP3/WMA, entrada USB, para iPod e áudio auxiliar (P2), além de conexão para celular e áudio Bluetooth;
·sistema antifurto distribuído DPATS com chave original codificada e sensores localizados no painel de instrumentos e no módulo eletrônico;
·alarme antifurto volumétrico e perimetral, uma exclusividade no segmento;
·sensor de ré com indicador sonoro na versão topo de linha;
·protetor de caçamba em polipropileno e capota marítima na versão topo de linha.

Motorização

A Nova Ford Ranger 2010 é disponível com motor 3.0 16V PowerStroke Turbo Diesel Electronic, com torque de 380 Nm e potência de 163 cv e o 2.3 16V Duratec High Flow a gasolina, com cabeçote, bloco e cárter em alumínio, com torque de 217 Nm e potência de 150 cv. Esse são os mesmos motores que já equipavam o modelo anterior.

Concorrência

Antes de lançar a nova geração da Ranger, provavelmente em 2012, a Ford aposta no design e no custo-benefício do modelo 2010 para enfrentar seus principais concorrentes: Totoya Hilux, Mitsubishi L200 e Chevrolet S-10, líder da categoria e única do segmento com opção de motor flex. Para a Ford, no entanto, o propulsor flexível ainda não é prioridade. Atualmente, 75% do mercado alcançado pela Ranger correspondem aos modelos a diesel. “Estamos trabalhando no motor flex”, garantiu Wilson Vasconcelos Filho, gerente de Marketing de picapes da Ford.

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