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Veículos atuais são produzidos com até 30 mil peças, 70% a 80% das quais são fornecidas por uma centenas de fabricantes. Um único parafuso em falta pode suspender linhas de montagem e criar uma reação em cadeia no famoso processo de manufatura "just in time" adotado pelas empresas.
Com cerca de 500 empresas de autopeças afetadas pelo desastre no nordeste do país, o que cortou a oferta de componentes eletrônicos, produtos de resina e outras peças, a indústria de veículos do Japão está especialmente vulnerável a uma ruptura da cadeia de suprimentos.
Antes do desastre, a indústria de veículos do Japão, que movimenta 700 bilhões de dólares, estava começando a se recuperar da brutal crise financeira que afetou a indústria mundial de veículos. Fabricantes estavam cortando custos e também ampliando produção no exterior para enfrentarem a valorização do iene.
O terremoto de 11 de março danificou uma fábrica da Renesas Electronics, uma grande fornecedora de unidades automotivas de micro controles. Cerca de um quinto da produção global de automóveis depende dos produtos da fábrica da Renesas em Naka, estima o Deutsche Bank.
Quando o terremoto de 2007 danificou uma fábrica da Riken Corp, maior fornecedora de anéis de pistão do Japão, todas as 12 montadoras de automóveis e caminhões do Japão tiveram de parar por três dias.
No pior cenário, a produção mundial de veículos pode despencar 30 por cento dentro de seis semanas por causa da falta de autopeças provocada pelo terremoto japonês, alerta a empresa de pesquisa IHS Automotive.
As montadoras do Japão ainda estão fabricando veículos no exterior com os estoques de peças que possuem, mas eles podem acabar em breve. A Toyota já alertou esta semana trabalhadores e concessionárias na América do Norte de que a produção pode desacelerar.
No Japão, o setor está praticamente paralisado desde o tremor, e montadoras incluindo Toyota, Nissan Motor e Honda estão tendo que divulgar quase que diariamente alertas sobre seus planos de produção.
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