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"Nosso plano de crescer em 2011 em proporção semelhante ao resultado atingido no ano passado é bastante ousado. Além de termos duplicado as vendas e alcançado o recorde histórico no País, ganhamos ao final de 2009 um protagonismo maior na operação mundial da Volvo Cars", explica Anders Norinder, Presidente da Volvo Cars América Latina e Caribe.
De fato, ao passar de 1.098 unidades em 2008 para 2.150 unidades em 2009, o Brasil ficou na primeira colocação do ranking dos mercados em que a marca apresentou maior evolução, seguido pela China (77,3%), Taiwan (23%) e Polônia (16,7%). No levantamento do crescimento por volume, o Brasil, com 1.042 unidades a mais em relação a 2008, ficou atrás apenas da China (9.765), mas à frente do Reino Unido (1.030).
O principal responsável pelo recorde absoluto da marca no Brasil no ano passado foi o crossover XC60, que liderou as vendas do segmento com 1.498 unidades vendidas, o que correponde a cerca de 80% do volume total da marca. A partir de outubro deste ano, o XC60 chega ao Brasil com um motor ainda mais potente. O propulsor de 285 cv ganha em potência e passa a oferecer 304 cv nas três versões disponíveis no País – Comfort, Dynamic e Top –, todas equipadas com tração integral e com o City Safety, dispositivo que aciona automaticamente os freios na iminência de colisão até 35 kmh. Outra novidade é que o XC60 passará a vir em 2011 também na versão esportiva R-Design, assim como o hatchback C30.
A principal aposta da Volvo Cars no Brasil para o próximo ano, porém, fica por conta do Novo S60. Equipado com o mesmo motor T6 3.0 turbo de 304 cv do XC60, o novo sedã de luxo será a principal atração da Volvo Cars no Salão do Automóvel, que acontece entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro, em São Paulo. Apontado como "o carro mais dinâmico já produzido até hoje pela Volvo", o Novo S60, ainda sem preço definido para o mercado brasileiro, alia os três valores que contribuiram ao longo dos anos para consolidar mundialmente a marca Volvo: design escandinavo inovador, tecnologia e segurança.
No segundo semestre de 2011, chega ao Brasil o V60, apresentado oficialmente no Salão de Paris. Ambos contam com um dispositivo de segurança inédito na indústria automobilística: o "Pedestrian Detection", que identifica por meio de radar a presença de pessoas no raio de ação do veículo e emite alerta sonoro e visual. Caso não haja reação do motorista, o freio é automaticamente acionado para evitar ou atenuar consideravelmente o impacto e, assim, proteger a vida dos pedestres.
A chegada dos dois novos modelos ao mercado brasileiro impulsionou a Volvo Cars Brasil a ampliar sua rede de concessionárias no território nacional. O próximo alvo da empresa é o estado de Santa Catarina, com a abertura de uma nova revenda em Florianópolis ainda neste ano.
Brasil em destaque
A Volvo Cars planeja encerrar 2010 com 2.400 unidades vendidas no Brasil, resultado 11,5% superior ao volume atingido em 2009 (2.150). Embora a marca tenha registrado crescimento de 26,5% nos primeiros seis meses do ano na comparação com o mesmo período do ano passado, dois fatores impactaram nas vendas da Volvo Cars Brasil nos três primeiros meses do segundo semestre: a evolução das vendas globais da marca e o atraso na holomogação do XC60 2011 no mercado brasileiro.
A retomada das vendas globais da Volvo Cars após a crise econômica mundial, por exemplo, fez com que boa parte das unidades produzidas na Suécia e na Bélgica fosse direcionada prioritariamente aos países da Europa e da América do Norte, o que refletiu diretamente na distribuição de veículos no Brasil e em outros países da América Latina. O gap de produção para atender a demanda global crescente foi ocasionado principalmente pelo fechamento de vários fornecedores de componentes em diversas partes do mundo. Entre os mercados que mais cresceram no primeiro semestre, destaque para China (88%), Reino Unido (58%) e Suécia (26%).
"A Volvo Cars pretende fechar o ano com vendas globais de 410 mil unidades, o que representará um crescimento de 25% em relação a 2009", explica Douglas Pontele, Diretor Comercial da Volvo Cars Brasil. De janeiro a agosto, a Volvo Cars vendeu 240.382 unidades no mundo, volume 15,5% maior em relação ao mesmo período de 2009.
O aumento da demanda global por carros da marca já resultou, por exemplo, no anúncio da efetivação em setembro de 140 profissionais na fábrica de Torslanda, na Suécia, onde são produzidos os modelos V60 e XC90, além da previsão de outras 100 novas contratações na mesma planta até abril de 2011.
Além da produção, o atraso na homologação local do XC60 foi o fator que mais comprometeu as vendas da marca em julho e agosto. O processo de homologação do líder de vendas da marca no Brasil, exigido em razão do novo motor T6 3.0 turbo, teve início em maio deste ano e apenas na primeira quinzena de setembro foi aprovada a homologação para a comercialização das 100 primeiras unidades.
"Estamos seguindo desde o início todos os procedimentos exigidos para a homologação e esperamos que o processo seja concluído o mais rápido possível para retomarmos nosso patamar normal de vendas", conclui Pontele.
Mudanças
Com a concretização da aquisição da Volvo Cars Corporation pela chinesa Zhejiang Geely Holding Group, a sede da Volvo Cars América Latina e Caribe deixa de ser dentro da fábrica da Ford Motor Company do Brasil, em São Bernardo do Campo, onde o escritório do extinto PAG (Premier Automotive Group) da Ford estava instalado desde 2000.
Em novembro, a Volvo Cars América Latina e Caribe muda sua sede para o bairro do Brooklin, em São Paulo, passando a ocupar o décimo andar do Edificio Igarassu, localizado na Rua Surubim, 577, no quadrilátero entre a Marginal Pinheiros, a Av. dos Bandeirantes e a Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini.
Além da mudança de endereço, a Volvo Cars anuncia também novos nomes na sua diretoria: Cristiana Pontual é a nova Diretora de Marketing da Volvo Cars América Latina e Caribe e Douglas Pontele o novo Diretor Comercial da Volvo Cars Brasil. Liderado por Anders Norinder, o time que terá o desafio de duplicar novamente as vendas da Volvo no Brasil é formado ainda por Vitor Franchini, Diretor Técnico de Serviço ao Cliente, e Luis Rezende, CFO da Volvo Cars América Latina e Caribe.
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