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Renault apresenta conceito R-Space em Genebra

03/03/2011 - 11:19 - Redação
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A palavra de ordem dada aos designers foi imaginar um veículo familiar simples, sensual e aconchegante, que representasse o novo design da Renault no segmento de monovolumes. Para isso, os designers harmonizaram a arquitetura de um monovolume com a sensualidade.

Resultado: um monovolume compacto, com um comprimento de 4,25 metros, com uma silhueta fluida, robusta e esportiva. “O R-Space reúne elementos durante muito tempo considerados opostos: a família e a esportividade, a funcionalidade e a sensualidade”, explica Axel Breun, Diretor de Design de Carros-Conceito e Show Cars da Renault. “Ele reflete as expectativas de grande parte de nossa sociedade atual”, conclui.

A forma esguia dos vidros ressalta o dinamismo de seu perfil, enquanto que seu grande parabrisa e o seu teto panorâmico em degradê, fazem do interior um verdadeiro casulo sombreado.

A frente do R-Space anuncia a nova identidade visual – um desenho em torno do logo Renault aumentado e verticalizado – nas proporções do monovolume. A carroceria foi concebida como uma escultura voluptuosa. Assim, o olhar é atraído mais por jogos de reflexos e de luz do que por suas linhas.

O design externo foi realizado através de formas generosas, de inspiração antropomórfica. Para o R-Space, “minha inspiração foi a força dos músculos”, revela Fabrice Pouille, Designer de Exteriores da Renault. “A idéia era que as pessoas tivessem vontade de acariciar a carroceria, fazer dela um objeto de sensualidade, mesmo se tratando de um monovolume familiar”, explica Fabrice.

A estratégia de desenvolvimento dos carros-conceito também prevê uma evolução cromática: a partir do vermelho paixão do DeZir, os futuros carros-conceito seguirão a lógica do círculo cromático. Assim, após o laranja do Captur, o R-Space é revestido de um amarelo mel.

Como a família é o tema do modelo, as cores e materiais foram inspirados em um café-da-manhã em família, em uma manhã de domingo. “A doçura e o aconchego deste momento de partilha são representados por tons quentes e ‘açucarados’: branco como o leite, amarelo como o mel, marrom como o chocolate”, explica Laurence Widmer, Responsável pelas Cores e Materiais do carro-conceito R-Space. Esta ideia de doçura é representada através da utilização de materiais atraentes ao olhar e ao toque, como o couro acamurçado.

Pioneira no conceito de veículos monovolume, a Renault se propôs ir ainda mais longe neste segmento com o R-Space. Para isso, os designers partiram do atributo e da qualidade que haviam coroado de sucesso o modelo no passado: a inteligência do conceito.

Conforme explica Alexandre Gommier, Designer de Interiores da Renault, a reinterpretação moderna desta ideia foi a de “proporcionar um contraste visual e funcional potente entre o posto de condução, cujo tratamento induz ao prazer de dirigir, e uma área traseira totalmente inédita e surpreendente, sob a forma de uma área de jogos para as crianças”. Representado pela abertura antagonista das portas e uma entrada sem o entrave da coluna central, este interior tem o objetivo de transmitir emoção desde o primeiro olhar.

No seu design interno, a filiação com o carro-conceito DeZir é visível na parte da frente, no tratamento do painel e dos bancos. O posto de condução é concebido como um cockpit, com um painel flutuante, sendo uma parte especialmente dedicada ao motorista. O movimento de abraço sugerido pelo formato dos encostos dos bancos dianteiros remete à ideia de um casal apaixonado.

Na traseira, o universo é dedicado às crianças: um espaço lúdico, totalmente modular, composto de uma forma simples e universal, o cubo. 27 pequenos motores movimentam vários hexaedros de alturas variáveis, permitindo programar 4 posições: superfície plana, encosto, console e área de jogos aleatória (apenas com o veículo parado).

Normalmente utilizado no design de mobiliário, o cubo constitui uma novidade inesperada no universo automobilístico: ele está extremamente presente no habitáculo e recobre até mesmo o assoalho e os painéis das portas.

Tecnológico, familiar e ecológico

O R-Space é equipado com o motor Energy TCe Conceito. Verdadeira profusão de tecnologias, este motor a gasolina com injeção direta antecipa a gama de motores modulares TCe, que será lançada pela Renault a partir de 2012.

Com uma cilindrada de 900 cm³, este motor-conceito de três cilindros é proveniente da Aliança Renault-Nissan.

Associado ao câmbio automático EDC com dupla embreagem, apresenta performance equivalente à de um motor 1.6 litro, com uma potência de 110 cv (80 kW) e um torque de 160 Nm.

Ele se beneficia de emissões de CO2 reduzidas, com apenas 95 g CO2 / km, o que corresponde a um consumo de 3,7 l / 100 km.

Tecnologias
■ O Energy TCe Conceito representa a estratégia de downsizing da Renault e todas as tecnologias inovadoras que serão introduzidas nos motores da próxima geração, a fim de reduzir seu consumo e suas emissões de CO2. Na parte técnica, uma injeção direta a gasolina, velas de ignição por radiofrequência, tecnologia EGR1 Boost, um dispositivo Stop & Start, ou ainda uma bomba de óleo com comando automático de cilindrada variável. Associadas a uma otimização dos atritos do motor, esta técnicas permitem reduzir de forma extremamente significativa o consumo e as emissões de CO2, sem sacrificar a performance.

A propósito, a combustão foi objeto de atenção especial, graças ao controle do eixo de comando e à ação de um turbo coletor compacto aperfeiçoado, proporcionando um excelente tempo de resposta à aceleração, principalmente em baixa rotação.

■ Injeção direta a gasolina: a injeção é feita diretamente na câmara de combustão e sob alta pressão. Combinada com velas de ignição por radiofrequência, que aumentam o volume da fagulha (até 1.000 vezes em comparação com um sistema convencional), ela permite levar a combustão ao seu nível mais eficaz. Esta tecnologia de ignição por ruptura foi desenvolvida em parceria com a BorgWarner Beru System.

■ Em contraponto ao que é feito em alguns motores diesel, dentre eles o novo motor Energy dCi 130, a tecnologia EGR Boost consiste em recuperar os gases de escape após a passagem no motor e no sistema de pós-tratamento. Refrigerados em um radiador para poder ser reintroduzidos, misturados com o ar que chega do turbo, eles seguem depois o circuito de refrigeração do ar até a câmara de combustão, para diluir a mistura ar - combustível. Aplicada às motorizações a gasolina, esta tecnologia permite diminuir a temperatura de combustão e, portanto, aumentar a taxa de compressão para melhorar o consumo e reduzir as emissões de CO2.

■ Dispositivo Stop & Start: graças principalmente à injeção direta, esta tecnologia permite o desligar / ligar ultrarrápido do motor.

■ A bomba de óleo com cilindrada variável ajusta a vazão de óleo à necessidade exata do motor e, portanto, limita a energia consumida pela bomba. A otimização dos atritos foi especialmente cuidada, principalmente no nível dos 12 controles do eixo de comando, da correia de distribuição e das saias dos pistões.

■ Por fim, um sistema de termogestão permite um aumento acelerado da temperatura do motor durante as fases de partida a frio. O óleo atinge a viscosidade de funcionamento ideal mais rapidamente e os atritos são reduzidos no interior do motor.

A fim de otimizar o consumo e reduzir a emissão de poluentes, o R-Space é equipado com um sistema batizado de “DRIVINGECO²”. Ao apertar o botão ”Eco”, o sistema adapta automaticamente a resposta do motor em função de diferentes fatores de consumo de energia (desnivelamento, temperatura externa, carga, necessidade de aquecimento ou refrigeração, etc.).

A função “Orientação DRIVINGECO²” informa o motorista sobre a melhor maneira de dirigir de forma ecologicamente responsável, com toda a segurança.

O R-Space é equipado com o Visio System, que inclui uma câmera frontal associada a atributos de auxílio à condução. Graças ao sistema, o “DRIVINGECO²” obtém informações referentes ao ambiente (semáforos, faixas de segurança, etc.) e permite que a “Orientação DRIVINGECO²” indique ao motorista a melhor forma de dirigir de maneira ecologicamente responsável.


Por exemplo, quando a câmera detecta a passagem do semáforo verde para o vermelho, o “DRIVINGECO²” orienta o motorista a não acelerar mais. Ao contrário, se a câmera detecta o caminho livre e se a distância o permitir, a orientação será de atingir a velocidade de cruzeiro desejada, de forma progressiva.

Ao final do trajeto, o “Escore DRIVINGECO²” mostra a performance da condução ecologicamente responsável e detalha diferentes aspectos para o motorista, tais como a utilização do acelerador ou do freio motor, o que permite avaliar a condução ecologicamente responsável e receber orientações adaptadas.

O lado lúdico do acompanhamento da performance em condução ecologicamente responsável também pode ser compartilhado em tempo real com os passageiros. Assim, as crianças que jogam videogame na parte de trás do veículo, através dos monitores instalados nos encostos de cabeça, ganham automaticamente um bônus sempre que o motorista tiver uma excelente performance ecológica em um determinado trajeto.

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