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Francês fluente
A grande atração do stand da marca francesa no Salão de SP 2010 é o sedã médio Fluence. Fruto de um projeto global de engenharia e sucesso em dezenas de mercados do mundo, o modelo estará presente em 80 países do globo.
O Fluence a ser vendido no Brasil será fabricado na planta da Renault na Argentina. Foram 28 meses de desenvolvimento, da aprovação inicial do design ao sinal verde para produção e comercialização. Por aqui, o modelo vem para ocupar espaço de destaque em um segmento que cresce a cada dia e que conta com concorrentes de qualidade e concorrer com modelos como o Fiat Línea, Chevrolet Vectra, Honda Civic, Toyota Corolla e Ford Focus Sadan.
De acordo com a montadora, o próprio nome Fluence já sugere o estilo deste novo três volumes que está sendo lançado pela Renault. Um sedã dono de linhas fluidas e elegantes, que transmitem idéia de dinamismo e movimento. O Fluence é também um automóvel robusto - sensação reforçada pela elevada linha de cintura e equilibrado. Com traços limpos e harmoniosos, sem excessos ou exageros, o design do automóvel acompanha seu elevado nível de sofisticação.
Carroceria
De uma ponta a outra dos pára-choques, o Fluence tem 4,62 metros de comprimento, sendo maior, por exemplo, que o Honda Civic e Chevrolet Vectra, Toyota Corolla, alguns de seus concorrentes diretos no mercado brasileiro. Ainda de acordo com dados do fabricante, o sedã da Renault leva vantagem também no entre-eixos (distância entre as rodas da frente e as de trás, determinante no espaço interno do veiculo): 2,70 metros, 10 centímetros a mais que o Toyota Corolla.
A dianteira do carro, com faróis alongados, de formas predominantemente curvilíneas, avançando sobre pára-choques e o capô o deixam com uma cara mais moderna do que o seu antecessor Mégane. Esta peça, aliás, ligeiramente mais curta, cede espaço ao logotipo da Renault, logo acima da grade frontal, cujos frisos são cromados. O envolvente pára-choque dianteiro ganha terreno sobre os pára-lamas e abrigam os dois faróis de neblina, de contornos arredondados, e uma generosa entrada de ar. O conjunto reza a cartilha do atual padrão mundial de design adotado pela Renault.
Na lateral, destaque para os retrovisores na cor da carroceria projetados para ganhar em aerodinâmica sem sacrificar o estilo - com luzes indicativas de direção. Chamam a atenção também os largos frisos instalados na parte inferior das portas e as bonitas rodas de liga leve de 17 polegadas.
A parte traseira do Renault Fluence, por sua vez, é realçada pelo imponente porta-malas, cuja capacidade de carga é de 530 litros, superior a de seus concorrentes diretos. O Honda Civic, por exemplo, leva 340 litros.
As lanternas do Fluence são bicolores e apresentam linhas mais angulares, sendo divididas pela tampa do porta-malas, que abriga a placa de identificação do veículo. A ponteira do escapamento cromada e duas luzes de posição nas extremidades do pára-choque completam o conjunto.
Internamente
Com 10 centímetros a mais de distância entre-eixos que o Toyota Corolla, o novo Renault Fluence acomoda muito bem os dois passageiros da frente e mais três pessoas atrás. Quem fica no meio ainda se beneficia de um detalhe: nessa parte, o banco é ligeiramente recortado para acomodar melhor as pernas do ocupante.
Além de espaçoso, o interior é marcado pelo conforto, garantido por detalhes que vão do acabamento caprichado ao conjunto completo de equipamentos de série. O painel com desenho moderno e atraente é feito com material de alta qualidade, agradável ao toque. Ao volante, o motorista encontra facilmente a posição de dirigir ideal com os ajustes de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção.
Em termos de ergonomia, conforme pudemos ver nos modelos apresentados no Salão, tudo no Fluence foi pensado para facilitar a vida do motorista. O volante de três raios oferece ótima empunhadura. Nele, estão instaladas as teclas do piloto automático, e o controle do rádio estão fixos na coluna de direção. Tudo para proporcionar ao condutor o máximo de conforto e segurança.
Os instrumentos analógicos com aros cromados e iluminados num tom levemente azulado demonstram a sofisticação do novo Renault Fluence e tornam a condução ainda mais agradável. O estilo dos instrumentos facilita a compreensão instantânea das informações pelo motorista.
O sistema de ar-condicionado digital dual-zone permite que motorista e passageiro regulem a temperatura que melhor lhes convém e mantém sempre a temperatura desejada no habitáculo, independentemente das condições externas. Faça chuva ou sol, seja inverno ou verão, a temperatura escolhida será sempre mantida. Os três passageiros do banco traseiro também se beneficiam de uma saída exclusiva do ar-condicionado.
O Fluence conta ainda com o opcional de um teto solar elétrico, possibilitando uma maior interação dos ocupantes com o exterior, resultando em um interior que privilegia, de forma natural, a luminosidade.
Tecnologia embarcada
Como já acontecia no Mégane, o Fluence também aposentou as chaves. A partida é feita com cartão eletrônico e por meio do botão Start/Stop no painel. Com dimensões semelhantes às de um cartão de crédito, o dispositivo não faz volume no bolso e é de fácil manuseio. Dotado de sistema de código evolutivo com um bilhão de combinações, ele reduz rigorosamente o risco de roubos e fraudes; o que pode se traduzir em economia nos valores do seguro do carro.
O Fluence virá equipado com o sistema VSC2 Hands Free, dispositivo inédito em seu segmento. Com essa tecnologia, o motorista poderá acionar o motor sem que, para isso, necessite tirar o cartão eletrônico do bolso, bastando apenas que ele esteja no interior do veículo. O mesmo sistema VSC2 Hands Free é o responsável pelo travamento e destravamento automático das portas, comandado por sensores de identificam o afastamento ou aproximação do cartão.
A liberdade para as mãos também foi pensada na hora da comunicação. Por isso, o Fluence conta com a tecnologia Bluetooth, que permite conectar um telefone celular ao sistema de áudio do veículo, o que facilita na hora de receber/efetuar uma chamada.
Ainda sobre o sistema de som do Fluence, a Renault trabalhou de forma intensa para proporcionar uma experiência ímpar em termos de entretenimento. O veículo oferece rádio CD Player com sistema MP3, com qualidade de som Auditorium e entradas para USB/iPod e auxiliar - permitindo aos ocupantes desfrutarem da sua biblioteca pessoal de música -, tudo isso controlado pelo comando satélite na coluna de direção.
O Renault Fluence poderá ser equipado com um sistema de navegação GPS Tom Tom. Integrado ao painel de instrumentos e com uma tela colorida de cinco polegadas, algo inédito em seu segmento de mercado, este dispositivo de localização possui uma excelente cobertura nacional e no Mercosul.
O Fluence conta com sistema de arquitetura multiplexada, tecnologia que gerencia desde o controle dos freios ABS, ao volante com assistência elétrica, ajustando por exemplo o peso da direção conforme a velocidade do veículo, e o acionamento dos vidros. O diagnóstico de eventuais problemas durante a vida útil do veículo também pode ser feito de forma muito mais simples e rápida. Todo o histórico do modelo pode ser acessado instantaneamente por meio de equipamentos de diagnóstico existentes nas concessionárias Renault.
O Fluence conta ainda com o sistema de freios ABS, com assistência de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD) garante maior confiabilidade nas situações onde o freio é exigido com mais intensidade.
Motor
O novo Renault Fluence chega ao mercado com o motor 2.0 16V. Fruto do trabalho conjunto de engenharia da Aliança Renault-Nissan, este propulsor aceita gasolina, álcool ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
O motor de quatro cilindros em linha, com bloco e cabeçote de alumínio, desenvolve a potência de 143 cv (álcool) / 140 cv (gasolina) à 6.000 rpm e torque máximo de 19,9 kgfm (álcool) / 20,3 kgfm (gasolina) à 3.750 rpm. O propulsor 2.0 16V Hi-Flex trabalha em conjunto com um câmbio manual de seis marchas ou automático CVT, que também possibilita a troca manual de marchas uma novidade para esse tipo de caixa. A transmissão continuamente variável, resultado da Aliança Renault-Nissan, proporciona uma troca de marchas suaves, sem trancos, e mantém sempre o motor no giro ideal, levando-se em conta a força disponível e o consumo de combustível.
O novo sedã de luxo da Renault é equipado com suspensão independente na dianteira, do tipo McPherson, enquanto na traseira, o conjunto é semi-independente, com eixo de torção. Todo o sistema, incluindo os amortecedores hidráulicos telescópicos e as molas helicoidais, foi calibrado para garantir o máximo de estabilidade nas curvas sem abrir mão da maciez ao rodar. O resultado é um automóvel seguro, quando exigido em altas velocidades, mas confortável em asfalto de condições precárias. O propósito inicial de permitir ao carro enfrentar qualquer tipo de terreno sem transmitir ao interior as vibrações provenientes de irregularidades no piso foi alcançado.
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