• Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Renault apresenta Fluence para a briga de sedãs médios; Mégane sai de linha

29/10/2010 - 19:33 - Texto: Mário Salgado - Direto do Salão de São Paulo - Fotos: Mário Salgado e divulgação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Mude a direção, convoca a Renault através do slogan que acompanha a marca, situada na quinta posição entre os veículos no Brasil  um dos principais mercados da companhia, com crescimento de vendas de 32%, comparado a 2009. JeanMichel Jalinier, presidente da empresa disse que a atual safra de automóveis tanto para o País quanto para a Renault poderia ser comparada à safra de um bom champanhe. Com investimento de R$ 1 bilhão para o quadriênio 2009/2013, a Renault preparou para o Salão do Automóvel de São Paulo lançamentos com o Fluence - o próximo sedã médio da marca (que você verá mais detalhes abaixo e no vídeo ao lado pode ver a apresentação no Salão pelas belas modelos do estande da marca francesa) e o show car Sandero Stepway Concept.
 
Francês fluente

A grande atração do stand da marca francesa no Salão de SP 2010 é o sedã médio Fluence. Fruto de um projeto global de engenharia e sucesso em dezenas de mercados do mundo, o modelo estará presente em 80 países do globo.

O Fluence a ser vendido no Brasil será fabricado na planta da Renault na Argentina. Foram 28 meses de desenvolvimento, da aprovação inicial do design ao sinal verde para produção e comercialização. Por aqui, o modelo vem para ocupar espaço de destaque em um segmento que cresce a cada dia e que conta com concorrentes de qualidade e concorrer com modelos como o Fiat Línea, Chevrolet Vectra, Honda Civic, Toyota Corolla e Ford Focus Sadan.

De acordo com a montadora, o próprio nome Fluence já sugere o estilo deste novo três volumes que está sendo lançado pela Renault. Um sedã dono de linhas fluidas e elegantes, que transmitem idéia de dinamismo e movimento. O Fluence é também um automóvel robusto - sensação reforçada pela elevada linha de cintura  e equilibrado. Com traços limpos e harmoniosos, sem excessos ou exageros, o design do automóvel acompanha seu elevado nível de sofisticação.

Carroceria

De uma ponta a outra dos pára-choques, o Fluence tem 4,62 metros de comprimento, sendo maior, por exemplo, que o Honda Civic e Chevrolet Vectra, Toyota Corolla, alguns de seus concorrentes diretos no mercado brasileiro. Ainda de acordo com dados do fabricante, o sedã da Renault leva vantagem também no entre-eixos (distância entre as rodas da frente e as de trás, determinante no espaço interno do veiculo): 2,70 metros, 10 centímetros a mais que o Toyota Corolla.

A dianteira do carro, com faróis alongados, de formas predominantemente curvilíneas, avançando sobre pára-choques e o capô o deixam com uma cara mais moderna do que o seu antecessor Mégane. Esta peça, aliás, ligeiramente mais curta, cede espaço ao logotipo da Renault, logo acima da grade frontal, cujos frisos são cromados. O envolvente pára-choque dianteiro ganha terreno sobre os pára-lamas e abrigam os dois faróis de neblina, de contornos arredondados, e uma generosa entrada de ar. O conjunto reza a cartilha do atual padrão mundial de design adotado pela Renault.

Na lateral, destaque para os retrovisores na cor da carroceria  projetados para ganhar em aerodinâmica sem sacrificar o estilo - com luzes indicativas de direção. Chamam a atenção também os largos frisos instalados na parte inferior das portas e as bonitas rodas de liga leve de 17 polegadas.

A parte traseira do Renault Fluence, por sua vez, é realçada pelo imponente porta-malas, cuja capacidade de carga é de 530 litros, superior a de seus concorrentes diretos. O Honda Civic, por exemplo, leva 340 litros.

As lanternas do Fluence são bicolores e apresentam linhas mais angulares, sendo divididas pela tampa do porta-malas, que abriga a placa de identificação do veículo. A ponteira do escapamento cromada e duas luzes de posição nas extremidades do pára-choque completam o conjunto.

Internamente

Com 10 centímetros a mais de distância entre-eixos que o Toyota Corolla, o novo Renault Fluence acomoda muito bem os dois passageiros da frente e mais três pessoas atrás. Quem fica no meio ainda se beneficia de um detalhe: nessa parte, o banco é ligeiramente recortado para acomodar melhor as pernas do ocupante.

Além de espaçoso, o interior é marcado pelo conforto, garantido por detalhes que vão do acabamento caprichado ao conjunto completo de equipamentos de série. O painel com desenho moderno e atraente é feito com material de alta qualidade, agradável ao toque. Ao volante, o motorista encontra facilmente a posição de dirigir ideal com os ajustes de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção.

Em termos de ergonomia, conforme pudemos ver nos modelos apresentados no Salão, tudo no Fluence foi pensado para facilitar a vida do motorista. O volante de três raios oferece ótima empunhadura. Nele, estão instaladas as teclas do piloto automático, e o controle do rádio estão fixos na coluna de direção. Tudo para proporcionar ao condutor o máximo de conforto e segurança.

Os instrumentos analógicos com aros cromados e iluminados num tom levemente azulado demonstram a sofisticação do novo Renault Fluence e tornam a condução ainda mais agradável. O estilo dos instrumentos facilita a compreensão instantânea das informações pelo motorista.

O sistema de ar-condicionado digital dual-zone permite que motorista e passageiro regulem a temperatura que melhor lhes convém e mantém sempre a temperatura desejada no habitáculo, independentemente das condições externas. Faça chuva ou sol, seja inverno ou verão, a temperatura escolhida será sempre mantida. Os três passageiros do banco traseiro também se beneficiam de uma saída exclusiva do ar-condicionado.

O Fluence conta ainda com o opcional de um teto solar elétrico, possibilitando uma maior interação dos ocupantes com o exterior, resultando em um interior que privilegia, de forma natural, a luminosidade.

Tecnologia embarcada
 
Como já acontecia no Mégane, o Fluence também aposentou as chaves. A partida é feita com cartão eletrônico e por meio do botão Start/Stop no painel. Com dimensões semelhantes às de um cartão de crédito, o dispositivo não faz volume no bolso e é de fácil manuseio. Dotado de sistema de código evolutivo com um bilhão de combinações, ele reduz rigorosamente o risco de roubos e fraudes; o que pode se traduzir em economia nos valores do seguro do carro.

O Fluence virá equipado com o sistema VSC2 Hands Free, dispositivo inédito em seu segmento. Com essa tecnologia, o motorista poderá acionar o motor sem que, para isso, necessite tirar o cartão eletrônico do bolso, bastando apenas que ele esteja no interior do veículo. O mesmo sistema VSC2 Hands Free é o responsável pelo travamento e destravamento automático das portas, comandado por sensores de identificam o afastamento ou aproximação do cartão.

A liberdade para as mãos também foi pensada na hora da comunicação. Por isso, o Fluence conta com a tecnologia Bluetooth, que permite conectar um telefone celular ao sistema de áudio do veículo, o que facilita na hora de receber/efetuar uma chamada.

Ainda sobre o sistema de som do Fluence, a Renault trabalhou de forma intensa para proporcionar uma experiência ímpar em termos de entretenimento. O veículo oferece rádio CD Player com sistema MP3, com qualidade de som Auditorium e entradas para USB/iPod e auxiliar - permitindo aos ocupantes desfrutarem da sua biblioteca pessoal de música -, tudo isso controlado pelo comando satélite na coluna de direção.

O Renault Fluence poderá ser equipado com um sistema de navegação GPS Tom Tom. Integrado ao painel de instrumentos e com uma tela colorida de cinco polegadas, algo inédito em seu segmento de mercado, este dispositivo de localização possui uma excelente cobertura nacional e no Mercosul.

O Fluence conta com sistema de arquitetura multiplexada, tecnologia que gerencia desde o controle dos freios ABS, ao volante com assistência elétrica, ajustando por exemplo o peso da direção conforme a velocidade do veículo, e o acionamento dos vidros. O diagnóstico de eventuais problemas durante a vida útil do veículo também pode ser feito de forma muito mais simples e rápida. Todo o histórico do modelo pode ser acessado instantaneamente por meio de equipamentos de diagnóstico existentes nas concessionárias Renault.

O Fluence conta ainda com o sistema de freios ABS, com assistência de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD) garante maior confiabilidade nas situações onde o freio é exigido com mais intensidade.

Motor
 
O novo Renault Fluence chega ao mercado com o motor 2.0 16V. Fruto do trabalho conjunto de engenharia da Aliança Renault-Nissan, este propulsor aceita gasolina, álcool ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

O motor de quatro cilindros em linha, com bloco e cabeçote de alumínio, desenvolve a potência de 143 cv (álcool) / 140 cv (gasolina) à 6.000 rpm e torque máximo de 19,9 kgfm (álcool) / 20,3 kgfm (gasolina) à 3.750 rpm. O propulsor 2.0 16V Hi-Flex trabalha em conjunto com um câmbio manual de seis marchas ou automático CVT, que também possibilita a troca manual de marchas  uma novidade para esse tipo de caixa. A transmissão continuamente variável, resultado da Aliança Renault-Nissan, proporciona uma troca de marchas suaves, sem trancos, e mantém sempre o motor no giro ideal, levando-se em conta a força disponível e o consumo de combustível.

O novo sedã de luxo da Renault é equipado com suspensão independente na dianteira, do tipo McPherson, enquanto na traseira, o conjunto é semi-independente, com eixo de torção. Todo o sistema, incluindo os amortecedores hidráulicos telescópicos e as molas helicoidais, foi calibrado para garantir o máximo de estabilidade nas curvas sem abrir mão da maciez ao rodar. O resultado é um automóvel seguro, quando exigido em altas velocidades, mas confortável em asfalto de condições precárias. O propósito inicial de permitir ao carro enfrentar qualquer tipo de terreno sem transmitir ao interior as vibrações provenientes de irregularidades no piso foi alcançado.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados