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Renault deixa Logan mais atraente

14/04/2010 - 17:11 - Mário Salgado
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O Renault Logan é o carro-chefe de vendas da marca francesa, mesmo com muitas pessoas torcendo o nariz para seu design um pouco "quadrado". Mas isso é coisa do passado. A marca resolveu dar uma "maquiada" no sedã compacto e o deixou mais atraente até para enfrentar o seu irmão maior Symbol. De acordo com a equipe de vendas da concessionária Renascença Renault aqui de Campo Grande, o modelo deve chegar para venda somente daqui 10 dias (dia 24). Somente próximo a esse dia será possível saber os valores do carro por aqui.

As linhas originais predominantemente angulares deram lugar a formas mais suaves e arredondadas, numa nítida evolução estética. O modelo ganhou 3,9 centímetros de comprimento, por conta dos novos pára-choques e agora mede 4,29 metros, mas por dentro não houve alteração nas medidas. No interior, um visível salto de qualidade, com melhorias de acabamento e adoção de novos materiais.

Pára-choques, grade frontal, faróis, lanternas traseira, tampa do porta-malas e interior foram totalmente modificados. O Novo Logan, no entanto, manteve as linhas limpas. Não há excessos nem detalhes desnecessários em sua carroceria.

O Designer-Chefe do Renault Design América Latina (RDAL), Vincent Pedretti, lembra que o automóvel já nasceu como sedã, diferentemente de modelos derivados de outras configurações de carroceria. “Sem a necessidade de adaptação do porta-malas (terceiro volume), ficou mais fácil racionalizar o espaço interno”, explica o responsável pelo centro de desenvolvimento e estilo instalado no Brasil.

O especialista lembra que as mudanças promovidas no Novo Logan, sobretudo no interior, contaram com a participação de profissionais brasileiros, com o intuito de adequar o carro ao gosto dos consumidores locais. “As tonalidades e cores usadas no interior, bem como a padronagem dos tecidos, o quadro de instrumentos - onde estão conta-giros e velocímetro - e outros detalhes na carroceria levaram em conta a preferência do mercado nacional”, acrescenta.

Mais harmonioso

A dianteira do Novo Logan foi totalmente reformulada com a adoção de ampla grade frontal formada por filetes horizontais na cor cinza. Sobre a grade, chama a atenção um friso cromado, presente em todas as versões do modelo. Os faróis, de forma trapezoidal, ficaram maiores, englobando no mesmo conjunto óptico as luzes indicativas de direção. Na versão Expression, os faróis de neblina trazem moldura com acabamento preto.

A traseira, por sua vez, ganhou nova tampa do porta-malas, com spoiler integrado. O pára-choque, que aloja a placa, foi redesenhado, assim como as lanternas, de formato predominantemente vertical. A versão Expression ainda apresenta um friso cromado na extremidade da tampa do porta-malas como diferencial.

A chamada “coluna B” (entre as portas dianteiras e traseiras) tem acabamento adesivo em preto fosco. As portas preservam grande ângulo de abertura para facilitar o acesso e a saída dos passageiros.

Sete opções de cores estarão disponíveis para o Novo Logan, das quais duas sólidas (Vermelho Vivo e Branco Glacier) e cinco metálicas (Preto Nacré, Cinza Acier, Bege Angorá, Azul Crepúsculo e Prata Etoile).

Leve evolução interna

A cabine do Novo Logan também traz algumas mudanças. A exemplo da carroceria, o painel ficou mais atual, com destaque para a melhoria do acabamento e dos materiais utilizados em sua produção. Plásticos e tecidos de padrão superior deixam claro a evolução de qualidade obtida pelo modelo.

Atendendo a sugestões dos clientes, os botões de acionamento dos vidros elétricos foram instalados nas portas, tornando a operação do equipamento muito mais fácil e acessível. Por falar em portas, a forração interna passa a ser feita com nova padronagem de tecido, e os puxadores foram reformulados: ficaram maiores e mais fáceis de serem acessados.

Na versão Expression, o interior apresenta requintes, como manopla de câmbio, maçanetas internas e saídas de ar com acabamento na cor alumínio. O volante, que opcionalmente pode ser revestido de couro, traz o logotipo Renault cromado.

O quadro de instrumentos apresenta novo grafismo. A iluminação na cor âmbar foi mantida, assim como os indicadores digitais de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento.

Com 1,740 metro, o Novo Logan é ainda 28 mm mais largo que Ford Focus e Chevrolet Vectra. O modelo também é o mais alto da categoria, com 1,534 metro.

A boa largura é sentida também por quem vai nos bancos da frente, já que o espaço para os ombros é bem melhor que o proporcionado pelos concorrentes. Os ocupantes dos assentos traseiros contam com dois cintos de segurança de três pontos, instalados nas laterais, e um sub-abdominal no centro. Outro detalhe interessante é que o Logan vem com encosto de cabeça para os 3 ocupantes do banco de trás, algo que muito carro mais caro não tem.

Sua capacidade de carga no porta-malas é de 510 litros, contra 439 litros do Prisma, 432 do Ford Fiesta Sedã e 490 litros do Volkswagen Voyage.

A mecânica do carro continua a mesma. Confira abaixo os dados técnicos das opções 1.0 e 1.6.

Ficha Técnica Novo Logan 1.0 16v Hi-Flex

Arquitetura Carroceria monobloco, 3 volumes, 4 portas, 5 passageiros
Motor D4D Hi-Flex – Quatro tempos, bicombustível (álcool e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
Tração Dianteira
Cilindrada 998 cm³
Diâmetro x curso 69 mm x 66,8 mm
Taxa de compressão 10:1
Potência máxima (ISO/ABNT) 77 cv (álcool) @ 5.850 rpm / 76 cv (gasolina) @ 5.850 rpm
Torque máximo 10,1 mkgf (álcool) @ 4.350 rpm / 9,9 mkgf (gasolina) @ 4.350 rpm
Alimentação Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial
Rodas Aço Estampado / Liga leve (opcional)
Pneus 185/70 R14
Suspensão dianteira Tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão traseira Semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora
Freios - Direção mecânica : freios dianteiros com discos sólidos de 238 mm de diâmetro e freios traseiros com tambores de 178 mm de diâmetro.
- Direção hidráulica : freios dianteiros com discos sólidos de 259 mm de diâmetro e freios traseiros com tambores de 203 mm de diâmetro.
Direção Mecânica, diâmetro giro 10,5 m
(direção hidráulica disponível opcionalmente)
Câmbio Manual, 5 velocidades e marcha-a-ré
Relações de marcha 1ª......................4,09:1
2ª......................2,24:1
3ª......................1,39:1
4ª......................1,03:1
5ª......................0,82:1
Ré.....................3,55:1
Diferencial.........4,92:1
Tanque de combustível 50 litros
Porta-malas (dm3)  510
Carga útil 445 kg
Peso (em ordem de marcha) 1.025 kg
Entre eixos 2.630 mm
Comprimento 4.288 mm
Altura 1.534 mm
Largura / Largura com retrovisores 1.740 mm / 1.975 mm
Aceleração 0 a 100 km/h 14,2 s (álcool) / 14,3 s (gasolina)
Velocidade máxima 161 km/h (álcool) / 160 km/h (gasolina)
Combustível Gasolina e/ou Álcool
Cores disponíveis
Branco Glacier; Prata Etoile; Bege Angora; Preto Nacré; Azul Crepúsculo; Cinza Acier e Vermelho Vivo

Ficha Técnica Novo Logan 1.6 8v Hi-Flex

Arquitetura Carroceria monobloco, 3 volumes, 4 portas, 5 passageiros
Motor K7M Hi-Torque – Quatro tempos, bicombustível (álcool e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 8 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
Tração Dianteira
Cilindrada 1.598 cm³
Diâmetro x curso 79,5 mm x 80,5 mm
Taxa de compressão 9,5:1
Potência máxima (ISO/ABNT) 95 cv (álcool) @ 5.250 rpm / 92 cv (gasolina) @ 5.250 rpm
Torque máximo 14,1 mkgf (álcool) @ 2.850 rpm / 13,7 mkgf (gasolina) @ 2.850 rpm
Alimentação Injeção Eletrônica Multiponto Seqüencial
Rodas Aço Estampado
Pneus 185/65 R15
Suspensão dianteira Tipo McPherson, com triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão traseira Semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora
Freios Duplo circuito em “X”, discos ventilados dianteiros, com 259 mm de diâmetro, e tambores traseiros, com 203 mm de diâmetro
Direção Mecânica ou Hidráulica (conforme versão), diâmetro giro 10,5 m
Câmbio Manual, 5 velocidades e marcha ré
Relações de marcha 1ª......................3,72:1
2ª......................2,05:1
3ª......................1,39:1
4ª......................1,03:1
5ª......................0,80:1   
Ré.....................3,55:1
Diferencial.........4,21:1
Tanque de combustível 50 litros
Porta-malas (dm3)  510
Carga útil 430 kg
Peso (em ordem de marcha) 1.080 kg
Entre eixos 2.630 mm
Comprimento 4.288 mm
Altura 1.534 mm
Largura / Largura com retrovisores 1.740 mm / 1.975 mm
Aceleração 0 a 100 km/h 11,8 s (álcool) / 12,2 s (gasolina)
Velocidade máxima 175 km/h (álcool) / 173 km/h (gasolina)
Combustível Gasolina e/ou Álcool
Cores disponíveis
Branco Glacier; Prata Etoile; Bege Angora; Preto Nacré; Azul Crepúsculo; Cinza Acier e Vermelho Vivo

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