• Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Renault Duster vai mal em teste do Global NCAP na Índia

13/05/2017 - 11:08 - Automotive Business - Foto: Divulgação
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

O segundo teste de colisão realizado neste ano na Índia pela Global NCAP atesta as más condições de segurança do Renault Duster vendido naquele mercado. Sua versão básica é oferecida sem airbag, o que levou a entidade a conceder-lhe a pior nota, de zero estrela, no quesito segurança para adultos. Para proteção de crianças no assento traseiro, o modelo marcou duas estrelas, na escala que chega ao máximo de cinco.

Um segundo teste foi realizado a pedido na própria Renault à Global NCAP, desta vez com o Duster equipado com um airbag para o motorista, o que aumentou a pontuação de zero para três estrelas para ocupante adulto; a proteção para criança permaneceu em duas estrelas (veja os vídeos abaixo).

Contudo, o Global NCAP decidiu investigar melhor a pontuação, uma vez que o Duster vendido na América do Sul recebeu quatro estrelas em teste feito pelo Latin NCAP em 2015. Verificou-se que o Duster indiano tinha airbag menor que o do modelo latino-americano. 

A diferença no tamanho do airbag traz consequências correspondentes na proteção: no Duster indiano, a cabeça do motorista não entra em contato como centro da bolsa do airbag como deveria, expondo a cabeça a impacto no volante, e portanto, com mais riscos de lesões. Isto pode ser visto quando a cabeça alcança o máximo de inclinação para frente e comprime o airbag. Por sua vez, no Duster vendido na América Latina é de tamanho maior, cobrindo o peito e toda a extensão que pode ser alcançada pela cabeça do condutor, protegendo-a contra o volante em caso de colisão. 

“É preocupante que durante a semana de segurança rodoviária da ONU ainda encontremos um carro zero estrelas em nossos testes de colisão na Índia. A Renault produz o Duster em diferentes mercados e, no entanto, parece estar satisfeita em fornecer uma versão para a Índia que é tão insuficiente em segurança. A versão do Duster com um airbag marcou três estrelas, mas este resultado também ficou aquém porque foi equipado com um airbag menor. Um modelo com airbag de tamanho correto deve ser fornecido como padrão”, defende o secretário geral do Global NCAP, David Ward.

“É de extrema importância que a nossa nova geração de carros seja produzidos com os mais altos padrões de segurança. O Renault Duster foi projetado como um veículo esportivo e os condutores tendem a conduzir estes em alta velocidade. A Renault deve fazer o Duster com um airbag padrão, como faz em outras partes do mundo. Os consumidores indianos não deveriam estar mais sujeitos a uma segurança de segunda categoria pelas fabricantes globais, que alcançam altos níveis de segurança em outros mercados”, declarou o presidente do Instituto de Educação Rodoviária da Índia, Rohit Baluja.

WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados