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Renault F1 R28

24/06/2008 - 17:44 -
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A Renault iniciou oficialmente sua temporada 2008 ao revelar o seu novo bolido ao lado de seus pilotos em seu quartel general em Boulogne-Billancourt.

A equipe anunciou sua determinação em retornar ao topo da F1 em 2008, graças à combinação do design agressivo do carro com os talentos do único bi-campeão mundial na ativa, Fernando Alonso, e de seu companheiro Nelson Ângelo Piquet.

Batizado de R28, o novo carro da Renault F1 Team se beneficia do máximo tempo possível de desenvolvimento no túnel de vento. A principal diferença em relação ao modelo anterior, o R27, é a adoção de uma montagem de suspensão do tipo “quilha-zero”. A equipe Renault concluiu, por meio de testes em seu túnel de vento, que essa configuração de suspensão abriu novos caminhos para o desenvolvimento aerodinâmico.

Uma olhada na dianteira do R28 revela que esta parte do carro mereceu muita atenção. A distribuição de peso e o equilíbrio aerodinâmico exigidos pelos pneus Bridgestone tornaram esta área especialmente crítica, e a equipe encontrou algumas soluções radicais. A asa dianteira de três mesas usada pela primeira vez na Renault também apresenta uma asa intermediária através do nariz, que agora está mais baixo.

O monocoque passou por diversas modificações de detalhes e os sidepods apresentam aberturas menores do que no R27. Com as exigências de arrefecimento do motor RS27 já bem conhecidas, a equipe sentiu-se confiante para ousar mais no desenho do carro. Os espelhos agora estão muito próximos da carenagem. Com o arranjo anterior, a visibilidade poderia ser comprometida pela nova proteção da cabeça do piloto, que é maior e está situada nas laterais do cockpit.

Os técnicos também melhoraram a rigidez de todo o chassi e mantiveram o arranjo característico do suporte entre o chassi e a caixa de câmbio. Projetado para durar quatro corridas, o câmbio novamente utiliza uma caixa de titânio e a adoção da nova unidade chamada de SECU (Standard Electronic Control Unit - Unidade Padronizada de Controle Eletrônico) não afetou a velocidade de seu mecanismo de trocas rápidas.

Flavio Briatore explicou que a equipe Renault planeja brigar por títulos, e para isso fez grandes investimentos: “Nós temos a força necessária para superar dificuldades”, disse ele. “A Renault fez investimentos para o futuro em Enstone (Inglaterra, uma das sedes técnicas da equipe), especialmente no novo Centro de Dinâmica Computacional de Fluidos, que nos dá a estabilidade que precisamos para seguir adiante. O novo carro significa uma mudança de direção para a equipe, e nós fomos agressivos em seu conceito. E quando você coloca no pacote a capacidade de Fernando Alonso de liderar uma equipe na pista, temos uma combinação poderosa”.

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