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Outro diferencial da Rocker é o banco da garupa escamoteável. Ou seja, fica sobre o assento do piloto e, em apenas alguns segundos, está pronto para ser usado pelo carona. O modelo customizado de fábrica traz ainda belas rodas de alumínio polido. Para completar, toda a linha Softail 2011, da qual a Rocker faz parte, adotou também sistema ABS de série. Com este pacote, a moto tem preço sugerido a partir de R$ 51.900. Um pouco salgado se comparado aos modelos mais tradicionais da família, como a Deluxe (R$ 43.900) e a Fat Boy (R$ 44.900), que também contam com o ABS.
Realmente, o desenho é o principal atrativo da Rocker, que já é montada no Brasil. Sua linha despojada e ao mesmo tempo agressiva deve ser um convite aos motociclistas mais jovens, que querem fugir do tradicionalismo, do lugar comum das grandes custom. Sua primeira aparição no Brasil aconteceu no Salão Duas Rodas de 2007. No ano seguinte o modelo era vendido a R$ 59.900.
Motor “torcudo”
A Rocker C está equipada com o tradicional motor Twin Cam 96B, de 1584 cm³ de capacidade, refrigeração a ar, dotado de injeção eletrônica de combustível e fixado diretamente ao chassi por meio de eixos balanceiros, que melhoram a rigidez e minimizam as vibrações.
Na prática, o propulsor desta Harley é bastante “torcudo”, já que oferece 13,4 kgf.m de torque máximo logo nos 3.000 giros. Força suficiente para rápidas “arrancadas” e retomadas de velocidade sem dificuldades. O motor traz ainda câmbio de seis marchas, com a última over-drive (Six-Speed Cruise Drive, como prefere a HD). Ou seja, com a sexta marcha engatada parece que o motorzão V2 se acalma, trabalha com giro mais baixo, oferecendo um rodar mais suave, tranquilo e transmitindo mais conforto ao piloto (traduzindo: menos vibração). Além disso, o propulsor está dotado de transmissão final por correia dentada, marca registrada na linha HD. Rodando na cidade e na estrada, a Rocker fez média de 19 km/l.
Ciclística
A moto foi construída sobre um chassi de berço duplo de aço tubular de seção retangular. Os freios são a disco em ambas as rodas e com 292 mm diâmetro. A diferença é que na dianteira o sistema tem pinça de quatros pistões. E na traseira, pinça de dois pistões. A novidade é a adoção do sistema de freios ABS que, por si só, já transmite maior sensação de segurança.
Na prática, o freio dianteiro poderia ser mais eficiente. Aliás, uma característica das motos custom, que têm grande parte do peso concentrado na traseira. Agora o traseiro é um primor. Preciso, eficiente e para a Rocker com segurança.
Nesta releitura futurista das antigas motos "rabo duro", que não contavam com suspensão traseira, os amortecedores hidráulicos, cujo curso é de 127 mm, ficam escondidos sob o motor. Uma solução estética bastante interessante.
Já a suspensão dianteira usa garfo telescópico com 79 mm de curso. Em função da bengala alongada – 36º de ângulo do cáster e 157 mm de trail –, a frente da moto é bem pesada, principalmente para manobras em baixas velocidades. Já contornando curvas em velocidades mais altas, a HD Rocker oferece bom controle e bom ângulo de inclinação – levando-se em consideração o seu estilo, é claro. Mas não se assuste se a pedaleira raspar no asfalto.
Claro que em deslocamentos urbanos a moto sofre com a irregularidade do piso. Mas em seu habitat natural, uma estrada bem asfaltada, o conjunto de suspensão da Rocker oferece bom conforto, principalmente pelo largo pneu de 240 mm, que também auxilia no amortecimento e garante maior estabilidade da moto. Com uma maior familiaridade com o conjunto e oferecendo boa ergonomia, o motociclista começa a se divertir com a estilosa Rocker.
Mas não vá pensando incorporar o estilo “Easy Rider” e sair por aí para viajar centenas de quilômetros. A Rocker não tem vocação touring. O modelo está mais para viagens curtas – bate-e-volta – ou rodar pelas mais badaladas ruas e avenidas dos grandes centros, já que não há espaço para acomodar bagagem. E, com certeza, a garupa vai sofrer um pouco em função do banco diminuto.
Painel e alarme
Já o painel de instrumentos é simples e conta com o velocímetro fixado sobre o tanque de combustível em forma de gota e com capacidade para 18,5 litros de gasolina. O pequeno painel digital coloca à disposição do motociclista informações sobre regime de rotação do motor, marcha engatada, hodômetros (parcial e total) e relógio. O conjunto ótico traseiro traz uma particularidade. Quando o freio é acionado, as luzes de direção também se acendem. Já o farol dianteiro poderia ser um pouco melhor, mas se encaixa perfeitamente no desenho da moto.
Hoje, toda HD sai da concessionária com um sistema de segurança (alarme de presença). Por isso a sugestão é sempre levar o alarme no bolso. Para maior segurança, a Harley alerta o motociclista para que também trave a direção e remova a chave quando estacionar. Resumindo: a Rocker é uma Harley de muita atitude, divertida e sem frescura. Enfim um passaporte para o motociclista desfrutar a vida com estilo.
Ficha Técnica Harley-Davidson Rocker C
Motor: Dois cilindros em “V”, Twin Cam 96B, refrigerado a ar
Capacidade cúbica: 1584 cm³
Potência: ND
Torque máximo: 13,4 Kgf.m a 3000 rpm
Sistema de alimentação: Injeção Eletrônica de Combustível Seqüencial (ESPFI)
Relação de compressão: 9.2:1
Sistema de partida: Elétrica
Câmbio: Seis velocidades
Transmissão final: Correia dentada
Capacidade do tanque: 18,5 litros
Chassi: Berço duplo de aço tubular de seção retangular
Suspensão
Dianteira: Telescópica, com 79 mm de curso
Traseira: Amortecedores hidráulicos com regulagem de pré-carga, com 127 mm de curso
Freios
Dianteiro: Disco simples de 292 mm, com cáliper de quatro pistões
Traseiro: Disco simples de 292 mm, com cáliper dois pistões
Roda/pneu
Dianteiro: 90/90-19
Traseiro: 240/40-18
Dimensões
Comprimento: 2415 mm
Largura: 890 mm
Altura: 1168 mm
Distância entre-eixos: 1760 mm
Altura do assento: 700 mm
Altura ao solo: 1 30 mm
Peso seco: 307 Kg
Cores: Black Denim Deluxe; Scarlet Red Deluxe; Cool Blue Pearl Deluxe; Vivid Black Deluxe
Preço: R$ 51.900,00
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