• Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Rodamos pelas ruas de Campo Grande com a Nova Nissan Frontier 2017

17/03/2017 - 07:45 - Texto e Fotos: Mário Salgado
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Fomos convidados pela concessionária Nissan de Campo Grande-MS para conhecer a Nova Frontier 2017. Ela chega equipada com um motor 2.3 bi-turbodiesel, de 190 cavalos e câmbio de 7 marchas. Confira no vídeo abaixo todos os detalhes dela em um vídeo com as nossas primeiras impressões rodando pelas ruas da Capital Morena.

Clique aqui e confira a ficha técnica da picape.

Design exterior marcante e interior funcional

A Nissan Frontier 2017 traz design exterior totalmente novo, com aparência "musculosa" ressaltada nas laterais mais altas do capô. O estilo combina força e elegância, proporcionando uma silhueta suave e equilibrada com a cabine. A assinatura do design da marca aparece em itens como a grade "V Motion" e os farois em formato de bumerangue, que deixam evidente que este veículo robusto – tem 5,25 m de comprimento, 1,75 m de altura e 1,85 m de largura total – faz parte da mais atual família de modelos da Nissan.

O interior de estilo moderno e marcante foi concebido com dimensões, segurança e conforto adequados para condutor e passageiros, ampliando o espaço do painel, console central e assentos para oferecer funcionalidade avançada e muito mais tranquilidade na condução. Em relação à geração anterior, a altura do interior da cabine aumentou (874 milímetros), especialmente na segunda fila de bancos, e o espaço entre a cabeça e o teto cresceu, assim como a largura para os ombros. Já o bom espaço para as pernas na parte de trás permite que os passageiros possam desfrutar confortavelmente de cada viagem. Tudo isso garante ainda mais conforto em qualquer situação.

Os bancos dianteiros trazem a tecnologia "Gravidade Zero", proporcionando condução agradável em viagens de longas distâncias e evitando fadiga graças à posição do encosto, que distribui o peso de forma otimizada e equilibrada. Os assentos traseiros são dobráveis, oferecendo fácil acesso à parte inferior para acomodar ferramentas e o macaco para trocar as rodas. Outro conforto inédito para o modelo está no aquecimento em dois níveis de intensidade dos bancos do motorista e do passageiro. Dessa forma, os ocupantes desses assentos podem ter uma temperatura mais agradável em dias frios. Todos bancos são de couro.

O painel de instrumentos com a tecnologia TFT (Thin Film Transitor) é moderno, de fácil visualização e traz diversas funções, assim com o existente no Nissan Kicks. Além de poder visualizar as informações do tacômetro, por meio dos comandos localizados no volante, o motorista pode navegar entre nove telas disponíveis, que mostram as informações de funções como computador de bordo, configurações do sistema de áudio e detalhes sobre economia de combustível. Eles também permitem a configuração do controle do chassi e dos sistemas avançados de assistência ao motorista.

A comodidade no interior ainda é ressaltada por detalhes funcionais como as três tomadas de 12V; entradas auxiliares USB, conexão para iPod; Bluetooth, cinco suportes para copos e onze compartimentos para acomodar objetos. Além disso, a Nova Nissan Frontier conta com confortos extras como cinco ajustes elétricos do banco do motorista (para frente, para trás, inclinação, ângulo e altura do assento e lombar) e ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras.

Mobilidade inteligente, robustez e segurança

Em linha com o conceito de inovação da marca japonesa em seus produtos, a Nova Nissan Frontier traz avançadas tecnologias de segurança. Entre elas, o Controle Inteligente de Descida (HDC) e o Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA). Ambos atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar o carro sem sustos em descidas íngremes e saídas da imobilidade em aclives. Além disso, o utilitário vem de série com sensor de estacionamento, luzes diurnas (DRL) nos faróis de LED e luz de freio de LED (CHMSL).

O HSA impede o carro de andar para trás quando está em um aclive, impedindo-o de bater em outro veículo, pessoa ou objeto atrás, proporcionando uma saída tranquila. O sistema detecta a situação, mantem a pressão de freio por até três segundos depois que o pé do motorista solta o pedal do freio. Ele funciona com a alavanca de mudanças nas posições "drive" ou ré.

As descidas em pavimentos acidentados são controladas automaticamente pelo HDC, que atua até a velocidade máxima de 25 km/h, sem que o condutor tenha de tocar no pedal do freio. Quando ligado o sistema – por meio de um botão no painel –, o veículo desce usando os sistemas ABS e EBD para controlar a velocidade de cada roda. Se o veículo acelerar sem interferência do condutor, o HDC aplicará automaticamente os freios para diminuir a velocidade.

Outra tecnologia de última geração, que ajuda a aplicar maior força e poder à roda com mais aderência ao pavimento, é o limitador de diferencial (LSD). O sistema aumenta o controle do veículo, a estabilidade e evita que as rodas patinem. Se perceber que uma das rodas está deslizando, o LSD a freia automaticamente e manda a potência extra às rodas com mais tração.

Por falar em tração, o consagrado sistema Shift On The Fly evoluiu e continua presente na Nissan Frontier. Com opções de tração integral e reduzida, é acionado com o simples girar de uma manopla no painel com o carro em movimento até 100 km/h (antes era até 80 km/h), em qualquer tipo de terreno.

Nos freios, o sistema de ABS com assistência de frenagem (BA) da Nova Nissan Frontier garante a variação da força de frenagem para evitar a falta de aderência dos pneus ao chão, enquanto o controle eletrônico de frenagem (EBD) determina quanta força deve ser aplicada a cada roda para parar o veículo a uma distância segura e sem perder o controle. Além disso, o BA é capaz de detectar quando o motorista está enfrentando uma situação de emergência e, se necessário, alcançar a máxima intensidade para garantir a segurança.

A Nova Nissan Frontier conta ainda com o Vehicle Dinamic Control (VDC), que reúne os controles eletrônicos de estabilidade e de tração para dar ainda mais tranquilidade e segurança à condução. Ainda no quesito segurança, a picape da Nissan conta com áreas de deformação programada em caso de impacto, airbags frontais, cintos de segurança de três pontos, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e alarme com imobilizador.

Novos motor e transmissão

Para deixar ainda mais valente a nova geração da Nissan Frontier, a marca japonesa equipou o modelo com o moderno motor diesel 2.3 biturbo, que desenvolve 190 cavalos de potência e entrega 45,9 kgfm de torque. Nele, a injeção direta conta com 2.000 bar de pressão. E o novo motor é ainda 10 quilos mais leve e mais silencioso que a sua geração anterior. É a garantia para uma performance que equilibra força, conforto e consumo eficiente.

Os turbos trabalham em regimes de rotação do motor diferentes para permitir progressividade a aceleração. Assim, o de maior pressão atua junto com o de menor no arranque e trabalha até a rotação estabilizar desligando-se e deixando o de menor pressão sustentando o motor em velocidade de cruzeiro.

A pressão do óleo do novo motor é otimizada por conta do controle elétrico, reduzindo possíveis perdas causadas por fricção e tornando muito eficiente o consumo. No fora de estrada, o torque e potência máximas chegam em baixas rotações para entregar a força quando necessário. Como característica conhecida da Nissan, o novo motor traz corrente ao invés de correia.

Este motor trabalha em conjunto com a nova transmissão automática de sete velocidades, que oferece total controle nas trocas de marchas. O equipamento também possui o modo sequencial para trocas manuais. O novo câmbio trabalha de forma muito suave, ajudando a garantir um consumo eficiente. Com uma relação mais curta nas primeiras velocidades, garante acelerações inicial e média mais ágeis.

A Nova Nissan Frontier também traz como novidade um botão no lado esquerdo do painel, perto da porta do motorista, que permite a regeneração do filtro particulado de diesel (DPF), componente do sistema de escape que vem sempre depois do catalisador e que serve para segurar as partículas características de motores a diesel. Para garantir a maior eficiência, a limpeza do filtro é necessária como parte da manutenção periódica.

Duplo "C": a base do sucesso

Um dos pontos fortes da 12ª geração da Nissan Frontier é seu novo chassi. Mais leve e ainda mais reforçado, o "esqueleto" do utilitário é item fundamental para garantir a excelente performance em consumo, a robustez e o conforto para a condução no dia a dia em diferentes tipos de pavimento. De alta resistência, foi projetado para suportar um uso intenso.

Feito com uma peça de aço reforçado para aumentar a durabilidade, é quatro vezes mais resistente que o da geração anterior graças às mudanças estruturais. Com oito barras transversais, o chassi conta com um outro sobreposto por dentro com soldas contínuas, solução chamada de "Duplo C". Dessa forma melhora-se a rigidez da carroceria e evita-se danos causados ??por fontes externas, ficando ainda mais resistente às tensões de torção tão normais para veículos deste segmento.

Outra melhoria importante na Nova Nissan Frontier está nos pesos da carroceria e do chassi, que foram significativamente reduzidos. Suas propriedades mecânicas e físicas ajudam a estabilizar o veículo, a fim de tornar as viagens mais confortáveis, sem "flutuações". A carroceria é fabricada com aço de alta resistência, mais leve, tecnologia empregada pela Nissan para deixar os seus veículos mais rígidos ao mesmo tempo em que consegue ter melhores níveis de consumo.

A Nova Nissan Frontier também inova na suspensão traseira. O utilitário vem equipado com sistema multilink com molas helicoidais (única entre os concorrentes diretos) que trabalha em conjunto com um eixo rígido. Ao optar por essa solução, a Nissan quis oferecer um excelente balanço entre o conforto no passeio e alta estabilidade, sem abrir mão das capacidades no fora de estrada e no transporte de cargas. São melhorias que se traduzem em uma melhor experiência de condução e maior durabilidade e conforto.

Além disso, essa suspensão é mais simples na manutenção e oferece maior durabilidade com as mesmas características de capacidade de carga da opção anterior. Outra vantagem é a redução da sensação de flutuação do veículo em velocidade de cruzeiro e no impacto do terreno para o interior. É uma estrutura leve, mas com muita rigidez lateral. Já a suspensão dianteira preserva a eficiente arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora.

Apesar de ser um produto global, a Nova Nissan Frontier foi exaustivamente testada no Brasil para adaptar o utilitário da melhor forma possível às condições do pavimento brasileiro. Uma delas foi a elevação da altura da suspensão. 

Pronta para todos os terrenos

A Nissan considerou os gostos e necessidades dos clientes da América Latina no desenvolvimento da nova geração da sua picape, investindo tempo e recursos para assegurar um modelo ainda mais robusto e forte.

O trabalho da engenharia da Nissan nos testes no Brasil, e em vários países latino-americanos, foi intenso. O objetivo era desenvolver um veículo global adaptado para enfrentar os diferentes desafios da região. Das selvas a desertos, com diferenças extremas de altitudes e clima, a Nissan considerou a diversidade e a intensidade de uso do utilitário que os seus clientes enfrentam no dia a dia.

Foram mais de um milhão de quilômetros rodados para testar e validar a confiabilidade da Nova Nissan Frontier, além das avaliações em laboratórios e em pistas da Nissan no Japão, Estados Unidos, Europa, Tailândia e México. Os testes passaram ainda por cinco expedições nos Andes, incluindo alturas extremas na fronteira entre Argentina e Chile, Bolívia, Equador e Peru. Assim, a Nova Nissan Frontier foi concebida, desenvolvida e testada para superar várias expectativas: passear com a família, superar caminhos com pisos irregulares ou enfrentar trabalhos pesados.

Por conta disso, a capacidade de fora de estrada vai além do padrão do segmento. A Nova Nissan Frontier conta com os melhores ângulos de saída e entrada (27,2º e 31,6º, respectivamente) e ótimo vão livre (292 mm), o que permite ao veículo superar todos os tipos de pavimento sem problemas. Para evitar danos na parte de baixo, há uma placa de ferro que protege o veículo por toda a parte inferior, evitando avarias em peças como cárter, radiador, motor, tanque de combustível, etc.

Outros diferenciais da Nova Nissan Frontier estão na caçamba. Além da tomada de 12V localizada no lado interno esquerdo, a área de carga conta com o inteligente "Nissan C-Channel". São quatro alças de apoio móveis – correm em trilhos para encontrar a melhor posição – que facilitam a fixação de cargas que necessitem de amarração. Com a mobilidade das peças, é possível encontrar o melhor local para fixar cordas, por exemplo. O compartimento de carga apresenta um amplo espaço para a acomodação de objetos grandes. O comprimento máximo da caçamba é de 1.519 mm, enquanto a largura atinge 1.560 mm e, a altura, é de 473 mm.

Conectividade 

A Nissan Frontier também muda o patamar da conectividade do segmento com a introdução do sistema multimídia Nissan Multi-App, que traz o conceito dos tablets para dentro do carro, em uma tela de 6,2 polegadas. Operando de forma independente, não necessita do "espelhamento" de um smartphone para levar os itens do aparelho para o carro, como acontece em muitos equipamentos disponíveis no mercado.

O sistema oferece a possibilidade de baixar um grande número de aplicativos e transferir arquivos digitais de música e fotografia por conta dos 2 Gb (8 Gb built-in) de espaço disponíveis. Dessa forma, o usuário tem liberdade para personalizá-lo ao seu gosto.

O Nissan Multi-App configura-se como um completo sistema multimídia, pois também conta com diversas outras funcionalidades. Com ele é possível acessar a internet (por meio da contratação do serviço à parte ou utilizando o smartphone como roteador); conectar o celular para atender ligações por viva-voz (via Bluetooth); ouvir música por meio da conexão com iPod, streaming, rádio ou arquivos digitais de mp3; tocar CDs e DVDs; além de visualizar fotos e vídeos.

Para visualizar fotos, basta o usuário entrar no respectivo ícone e escolher as imagens, que poderão estar em CDs, pendrives, cartão de memória (SD Card) ou já armazenadas no próprio Nissan Multi-App. A visualização pode ser feita de diversas formas, já que há recursos como zoom, rotação e acesso individual ou por lista, que disponibiliza várias fotos simultaneamente na tela. É possível, ainda, optar pela exibição automática, que permite que todas as imagens sejam exibidas com intervalos. O usuário também poderá configurar a aparência das telas, escolhendo entre várias opções, para deixar o equipamento com a sua cara.

Diferentemente de outros equipamentos encontrados no mercado, o sistema da Nissan conta com navegador por GPS, que poderá ser atualizado frequentemente via internet, e também mostra as imagens da câmera de ré do veículo. E, claro, dispõe de rádio AM/FM. O melhor de tudo é que todas as funcionalidades podem ser controladas diretamente na tela sensível ao toque.

Sempre completa

A Nissan Frontier sempre se destacou no mercado por ser um veículo completo, entregando aos consumidores o máximo de equipamentos de segurança e conforto. Com a Nova Nissan Frontier esse ponto fica ainda melhor, já que equipamentos inéditos e avançados foram integrados nesta geração. Claro, sem esquecer que é fundamental garantir conforto, tranquilidade e diversão aos ocupantes.

Nissan Frontier LE 2017

Motor e Câmbio

2.3 16V, bi-turbo diesel eletrônico c/ intercooler e injeção direta, 190 cv
Câmbio automático de 7 marchas com modo manual sequencial
         
Conforto e Conveniência

Abertura da tampa de combustível por acionamento interno
Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)
Acabamento em couro dos bancos, volante, manopla do câmbio e alavanca do freio de estacionamento
Alças de Segurança
Apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura
Aquecimento dos dois bancos dianteiros
Ar-condicionado automático digital Dual Zone e Filtro de Pólen
Banco do motorista com regulagem elétrica (5 ajustes)
Banco traseiro rebatível
Chave inteligente presencial (I-Key)
Console central com apoio de braço e acabamento em couro
Console de teto com porta óculos
Controle de velocidade de cruzeiro com comandos no volante
Desembaçador de vidro traseiro com temporizador
Escurecimento manual de retrovisor
Farois dianteiros com temporizador (Delay Time)
Ganchos internos na caçamba para fixação de carga - "Nissan C- Channel"
Limpador de para-brisa com controle intermitente ajustável
Luz de cortesia com temporizador
Luz de Leitura
Painel de instrumentos multifuncional colorido TFT de 5 polegadas
Para-brisa com proteção "UV"
Para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro
Porta-revistas nos bancos dianteiros
Retrovisores externos com ajustes e rebatimento elétrico e com indicador de direção em LED
Saídas de A/C para o banco traseiro
Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start) e abertura das portas sem o uso da chave
Tomada de 12V no console central (2) e no painel acima do rádio (1) / entrada USB no console (2)
Tomada de 12V na caçamba
Travamento e destravamento automático das portas via chave (I-Key)
Vidro dianteiros e traseiros com acionamento elétrico
Volante multifuncional com iluminação dos botões e regulagem de altura
Aparência

Estribo Lateral
Faróis de neblina com acabamento cromado
Faróis dianteiros de rodagem diurna em BI-LED (DTRL)
Gancho para reboque dianteiro
Grade frontal cromada
Maçanetas e retrovisores externos cromados
Moldura da porta cromada
Para-choque dianteiro na cor do veículo
Para-choque traseiro cromado
Para-barro rígido nas rodas dianteiras e traseiras
Protetor de cárter
Protetor de tanque de combustível
Protetor de motor
Rack de teto com acabamento na cor Prata
Segurança

Airbags frontais para motorista e passageiro
Alarme com sistema imobilizador
Bloqueio mecânico do diferencial traseiro com limitador (LSD)
Câmera de ré
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com limitador de carga e ajuste de altura
Cintos traseiros de três pontos nas laterais e central de dois pontos
Controles de tração e estabilidade (VDC)
Controle Inteligente de Descida (HDC)
Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
Luz de Freio de LED
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema Inteligente de partida em rampa (HSA)
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras
Sistema de áudio

Antena de Teto
Nissan Multi-App com rádio AM/FM, CD player, MP3 com display colorido de 6,2 polegadas, função RDS, entrada auxiliar para MP3 player, conector USB, conexão à internet por meio de Wi-Fi pela plataforma Android e download de aplicativos
Sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados