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Saiba mais sobre o Vectra Stock Car 2009

01/04/2009 - 14:35 - Redação
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A Stock Car 2009 já começou com muitas novidades para essa temporada. Uma das atrações principal é o novo carro, que substitui o modelo usado em 2008 com nove anos de existência. Segurança, evolução tecnológica e design moderno são as principais características deste novo projeto que promete tornar ainda mais forte a categoria.

O novo carro é bem mais seguro, apresenta uma design moderno com muitas melhorias na aerodinâmica que pode diminuir a diferença aerodinâmicas dos modelos dando mais competitividade para corrida. Além disso, foi aumentando a padronização e a maior durabilidade das peças para reduzir custos de manutenção para as equipes.

No que diz respeito à tecnologia, o carro utiliza o que há de mais moderno no mundo em termos de materiais e conceito. Além da utilização de materiais como fibra de carbono, magnésio e alumínio, que tornam o carro mais leve e mais resistente, há ainda a utilização do câmbio XTrac, posicionado na parte traseira e as rodas de competição OZ com cubo rápido bem mais leves.

Entrevista com Gustavo Lehto, engenheiro da JL Racing, um dos responsáveis pelo novo modelo da Stock Car para a temporada 2009.

Quais são as principais mudanças do carro 2009 quando comparado ao projeto atual?

Está principalmente na parte de segurança e performance, que foram as premissas do projeto. A parte da segurança envolveu um reforço estrutural para ser mais resistente a impacto. Tem ainda a facilidade do paramédico fazer o resgate sem interferência da estrutura do carro, ele vai poder retirar o capacete e imobilizar a coluna sem precisar movimentar demais o piloto.

Com relação à performance, tiveram várias evoluções em conceitos estruturais do carro; melhorias de distribuição de peso, de processo de fabricação, no processo de corte do tubo que compõe a estrutura principal do carro e em equalização aerodinâmica, para melhorar a aderência do carro na pista.

Com relação à segurança, o médico terá um acesso mais fácil ao piloto?

Esse “alçapão” na parte superior do carro é uma porta que terá no teto do veículo para facilitar o trabalho do Dr. Dino [Altmann, médico oficial da Stock Car]. Essa área vai permitir que fique mais fácil retirar o capacete do piloto, colocar o imobilizador de coluna e até, em casos extremos, possui área suficiente para remover o piloto pelo teto.

Essa foi uma das ajudas que o Dino nos deu quando o projeto estava ‘tomando forma’. Comparado com outras categorias do mundo, estamos com uma área maior de ‘escape’ até do que aquela exigida pela FIA, justamente para facilitar a remoção do piloto.


O carro utilizado em 2009 é mais rápido que o anterior?

A gente ainda está testando alguns componentes, como o Air Box. Testamos o carro sem essa peça, que tem um valor de potência significativo, e mesmo com essa perda, ele já andou um segundo mais rápido que o recorde do carro atual. Não temos a experiência de tirar o máximo de performance do carro, o piloto e a pista também não eram iguais aos de um final de semana de corrida.

Acredito que o carro será mais rápido, mas não foi essa a principal premissa do projeto. A segurança, o custo para as equipes e ainda manter o carro competitivo eram os nossos principais objetivos para melhorar o show que é a Stock Car.

Alguns pilotos que saíram da fórmula encontraram dificuldades para guiar um stock car. Você acredita que a adaptação a esse carro será mais rápida?

Eu acredito que sim. O nosso piloto de testes, Felipe Giaffone, que já disputou a Fórmula Indy, andou no carro atual e no novo, e o relato dele foi justamente esse. Felipe achou que o carro novo está muito mais próximo de um fórmula do que o carro atual.

Quais características esse carro possui que são semelhantes a outros das categorias de turismo?

Minha principal fonte tecnológica é a DTM alemã, mas o custo é inviável. O aspecto construtivo é muito caro e foge da realidade brasileira. Buscamos como fonte de inspiração a parte de tecnologia da DTM e da Nascar, a parte do chassi. A maior parte veio mesmo da DTM, principalmente a parte da fibra de carbono. Conseguimos uma grande evolução na infra-estrutura, que agora é mais rígida, mais segura e com menos tubos.

A competitividade, principal característica da categoria, será mantida?

Eu acredito que sim, esse carro vai exigir mais técnica dos pilotos do que o atual. Acredito que as equipes mais profissionais se destacarão. Quem tiver experiência em outras categorias, seja turismo ou fórmula, vai conseguir achar melhor o acerto nesse carro.

Qual parte do carro gerou mais polêmica entre os chefes de equipe?

Foi no início do projeto, quando estávamos decidindo se usaríamos célula de sobrevivência ou um banco mais seguro. Isso gerou bastante discussão, porque a célula de sobrevivência encarece demais a categoria. Os próprios chefes de equipe optaram por usar o banco da Nascar, que é bem seguro.

De que forma o novo carro facilitará os trabalhos dos mecânicos?

Comparando com o carro atual tiveram muitas alterações na concepção do projeto de suspensão. O carro novo tem uma concepção parecida com um fórmula, que é desenvolvido para corrida e precisa ter agilidade para fazer os ajustes nos boxes, além de precisar de regulagens precisas e isoladas. No carro atual, um dos principais problemas é que você faz uma regulagem e acaba alterando e influenciando uma parte que não queria mexer. Isso foi alterado e não acontecerá mais no novo modelo.

Outro fator interessante é que procuramos fazer peças que possam ser usadas nos dois lados do carro ou nas quatro pontas, é o caso da manga de eixo. Assim, as equipes só precisam ter uma peça reserva para todos os lados do carro.

Ficha técnica do carro

Modelo: JL G-09
Chassis tubular: tubos de molibdênio sem costura
Carroceria: Fibra
Acabamento interno: Fibra de carbono
Rodas: OZ Racing (Itália)
Câmbio: 6 Marchas X Track (Inglaterra)
Diferencial: XTrack (Inglaterra)
Pinças de freio: Ap Racing (Inglaterra)
Disco de freio: Fremax
Pastilha: Ecopads
Motor: 480 Hp
Torque: 63 kgf/m
Pneus: radial da marca Goodyear com 25.5 x 10.5 – R-18, desenvolvido no Centro Tecnológico da Goodyear nos EUA.

 

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