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Salão de Milão antecipa tendências e mostra novos modelos

16/11/2012 - 12:38 - TEXTO E FOTOS: Aldo Tizzani e Carlos Bazela* / Agência INFOMOTO
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Pela 70ª vez, a cidade italiana de Milão recebe o EICMA (Esposizione Internazionale del Motociclo) ou, simplesmente, o Salão de Motos de Milão, que abre para o público entre os dias 15 e 18 de novembro. Em 2012 o evento concentra marcas vindas de 30 países em sete pavilhões que correspondem a mais de 41 mil metros quadrados de área construída. Tudo para tentar afastar a crise que assombrou o segmento de duas rodas nos últimos anos.

Considerado o maior salão de motos do planeta, a feira é conhecida por antecipar tendências e mostrar os modelos que estarão nas ruas do mundo todo a partir do ano seguinte. Entretanto, o evento também é um ótimo termômetro para testar a receptividade do público para novos conceitos, uma vez que a variedade de visitantes que passam pelos corredores do Rho Fieramilano – pavilhão onde a feira é realizada – é tão grande quanto a extensão do evento.

O EICMA também concentra áreas temáticas, como o Green Planet, que reúne projetos com foco na sustentabilidade, como motos elétricas e sistemas que otimizam a eficiência energética das motocicletas e o EICMA Custom, espaço onde as melhores oficinas de customização do mundo mostram seu trabalho e criatividade.

Mas como o que realmente importa são os lançamentos e, principalmente, o que tem potencial para chegar ao Brasil, confira o que o EICMA traz de mais importante para o segmento das duas rodas:

HONDA: O maior fabricante do mundo apresentou no Salão de Milão sua nova linha de motocicletas feitas com base em um motor de dois cilindros e 500 cc de capacidade cúbica. Os três modelos Honda – a CBR500R, carenada (com inspiração na CBR1000RR), a CB500F (naked) e a CB500X, crossover que segue as mesmas linhas da NC 700 X, já à venda no Brasil – foram apresentados oficialmente no EICMA.

Recém-concebido, o motor bicilíndrico de 500cc é bastante compacto e leve (52,7 kg), com comando duplo no cabeçote (DOHC) e quatro válvulas por cilindro. O novo propulsor da Honda gera 48 cv a 8.500 rpm de potência máxima e torque máximo de 4,39 kgf.m a 7.000 rpm. Segundo a Honda, o motor terá um consumo de combustível de 27 km/litro, ponto forte do propulsor.

Na parte ciclística, os três modelos usam praticamente o mesmo conjunto dianteiro e traseiro – garfo telescópico tradicional com 41 mm de diâmetro (com curso de 120 mm nas versões “R” e “F”; e 140 mm na “X”) e monoamortecedor fixado por links. Os modelos contam com rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus de perfil esportivo (120/70, na dianteira e 160/60, na traseira). O sistema de freios, assistidos por ABS de série, conta com disco tipo margarida de 320 mm, na dianteira, mordido por uma pinça de duplo pistão.

Já na parte traseira, disco simples de 240 mm simples com pinça de pistão único. Os três modelos seguem, portanto, a mesma estratégia utilizada pela Honda com a família NC 700 X e S e com o scooter Integra.

Outro lançamento da fábrica japonesa que chamou muito a atenção foi a Honda Gold Wing F6B, “B”, de bagger (bolsa lateral). O modelo de gran turismo da Honda conserva as mesmas linhas da luxuosa touring, mas sem o topcase e o parabrisa alto. O motor, entretanto, continua o mesmo seis cilindros opostos de 1800cc, que gera 118 cv de potência máxima a 5500 rpm e torque máximo de 17,02 kgf.m a 4000 rpm. A moto conta ainda com freios Dual C-ABS.

E, por último, a Honda reformulou a superesportiva CBR 600 RR, que ganhou novos faróis e um conjunto de suspensão dianteiro e traseiro aprimorado.

DUCATI: Recentemente adquirida pelo Grupo Audi/VW, a Ducati foi a primeira marca a apresentar suas novidades no Salão de Motos de Milão. A grande estrela da marca é a Hyperstrada. O novo modelo será destinado ao motociclista que quer explorar novos horizontes ou realizar viagens curtas.

A nova “radical tourer” conta com inédito motor: 110 cv a 9.250 de potência, 9,1 kgfm a 7.500 de torque e 821 cm³ de capacidade cúbica. Pesando apenas 181 kg, a Hyperstrada traz suspensão invertida de 130 mm de curso na dianteira e monoamortecida na traseira, de 133 mm. A moto conta ainda com cavalete central, parabrisa, guidão mais alto e malas laterais (25 litros). A Hyperstrada terá vários acessórios como, por exemplo, paralama em fibra de carbono e escapamento no melhor estilo racing.

Já a linha Hypermotard 2013 foi totalmente reformulada, mas manteve sua identidade com quadro em treliça. Ganhou pinça monobloco e freios ABS, além de tanque com capacidade para 16 litros. A moto pesa apenas 175 quilos. A motorização é a mesma da Hyperstrada, ou seja, um bicilíndrico em “L” de 110 cv de potência máxima. Nesta repaginada, o motociclista ganhou uma melhor ergonomia. A versão SP, mais “apimentada” e alta, traz garfo invertido, rodas em alumínio, e peso seco de 171 quilos em função do uso de várias peças em fibra de carbono.

A montadora exibiu outras duas motos: a superesportiva 1199 Panigale ”R” e um versão tourer da Diavel, também com sobrenome Strada. A muscle custom da marca italiana oferece novo assento, parabrisa, sissybar e pequenas malas laterais em couro. A Diavel Strada traz novo conjunto traseiro (subquadro, lanterna e piscas) e será vendida em 2013 na cor cinza (Race Titanium).

Ainda mais radical, a 1199 Panigale “R” oferece agora resposta do motor instantânea, com a abertura mais rápida do corpo da borboleta. A moto conta com bielas em titânio, que diminuiu o peso do motor em 674 gramas, e gera 195 cv a 10.750 rpm de potência máxima e 13,4 Kgf.m a 9.000 de torque máximo. Conta ainda com freios ABS de série e novos escapamentos Akrapovic, além de vários componentes em fibra de carbono.

BMW: O principal lançamento da marca bávara em Milão foi a F 800 GT. Evolução da F 800 ST, o modelo é equipado com carenagem integral e tem design inspirado nas grandes tourers da marca, como a K 1600 GT, e também faz uso da suspensão traseira com monobraço. Entre os itens de eletrônica embarcada, a moto conta com freios ABS de série, mas o controle de tração, ajuste eletrônico de suspensão (ESA) e o conjunto com malas laterais e top case são oferecidos como opcionais.

KTM: A KTM está totalmente focada nos seus modelos mais velozes no Salão de Milão. Assim, a marca austríaca mostrou os novos membros da família naked: as novas Duke 390, Duke 690 R e o protótipo 1290 Super Duke R, juntando-se as já existentes Dukes de 125, 200 e 690cc e da 990 Super Duke R.

Equipada com motor monocilíndrico de 375 cm³ e comando duplo no cabeçote (DOHC), a Duke 390 conserva as linhas da família - puxando mais para o modelo de 200cc, com escapamento localizado embaixo do quadro. O propulsor é capaz de gerar até 44 cv de potência e, de acordo com a KTM, o motor e o baixo peso da nova Duke 390 – 150 kg com o tanque cheio – são os grandes pontos fortes do novo modelo.

A Duke 690 R, por sua vez, recebeu upgrades na suspensão e um novo modo de mapeamento chamado supermoto, que permite a Duke 690 R travar ou não a roda durante uma frenagem, ignorando o ABS. Completam o visual o escapamento Akrapovic, novas pedaleiras e um inédito guidão.

MV AGUSTA: Uma das motos mais bonitas desta 70ª edição do EICMA, a nova MV Agusta Rivale traz também uma bela configuração mecânica: motor com três cilindros, 800 cm³ de capacidade cúbica e 125 cv de potência máxima. Estreante no segmento motard, a Rivale 800 está focada no público mais jovem que não abre mão de adrenalina, desempenho e requinte.

O quadro em treliça e as três saídas de escape do lado direito, somadas aos piscas em LED fixados na haste do espelho retrovisor que, por sua vez, também servem como protetor de mão, formam uma obra de arte sobre duas rodas. O conjunto óptico traseiro é outro ponto incomum no modelo. É formado por duas colunas estrategicamente colocadas nas laterais da rabeta – e que integram lanterna, luz de freio e setas indicativas. Em alguns ângulos lembra a Ducati Hypermotard.

Na Rivale 800, segundo a montadora, a potência é entregue de forma suave em função da adoção da tecnologia MVICS (Motor & Vehicle Integrated Control System) e também a função do acelerador eletrônico (ride-by-wire).

Com propulsor de 125 cv e apenas 170 quilos, tudo indica que a Rivale terá uma “tocada” radical, já que traz de série três configurações dos mapas de gerenciamento do motor. O modelo italiano conta com par de discos frontais de 320 mm de diâmetro, com pinças de quatro pistões Brembo e fixação radial e, na traseira, disco simples de 220 mm de diâmetro, com cáliper de dois pistões.

Para completar o conjunto ciclístico, suspensões Marzocchi (dianteira) e Sachs (traseira), com várias opções de regulagens. O novo modelo da MV Agusta estará disponível na Itália no segundo semestre de 2013, com preço definido de 10.990 Euros.

TRIUMPH: A novidade da marca inglesa no evento foi a reestilização da superesportiva Daytona 675, modelo que chegará ao Brasil já no ano que vem. Redesenhada, a moto ganhou uma nova carenagem, com vincos mais acentuados, e conta agora com um escape no meio do chassi com ponteira do lado direito, que centraliza melhor a massa.

O novo propulsor tricilíndrico de 675cc agora é capaz de gerar 128 cv a 12.500 rpm, três a mais do que a versão anterior e garante 7,6 kgf.m de torque máximo. O conjunto óptico formado por novos faróis completa o mix de mudanças incorporadas à esportiva de média cilindrada.

Já a versão “R” da Daytona também foi renovada, mas continua priorizando o desempenho e ainda emprega componentes de grife. A moto conta com suspensões Öhlins totalmente ajustáveis, freios Brembo, sistema de troca rápida de marchas (Quickshifter) e partes em fibra de carbono. Tanto as versões “R” como a standard da esportiva Daytona têm freios ABS desligáveis como opcional.

HUSQVARNA: A apresentação da Husqvarna aconteceu no mesmo estande da BMW, que é dona da marca desde 2007. Após exibir um vídeo com cenas de diversas competições off-road dos anos 1960, apresentou a Baja, uma moto-conceito, mas muito próxima de um modelo final de produção.

Equipada com um motor monocilíndrico de 650cc, a Baja tem design retrô alusivo às motos off-road de competição das décadas de 1960 e 1970, que fica mais evidente nos detalhes, como o farol redondo, o paralama dianteiro alongado, o assento e as carenagens laterais que levam seu nome.

GRUPO PIAGGIO: Em uma coletiva de imprensa muito concorrida, que contou com a presença do piloto Max Biaggi, campeão mundial de Superbike neste ano, o grupo trouxe novidades na maioria de suas marcas - Aprilia, Moto Guzzi, Vespa e da própria Piaggio. Nesta edição do Salão de Motos de Milão (EICMA 2012), a companhia focou esforços para trazer ao consumidor produtos mais modernos.

Líder absoluta em vendas de scooters na Itália, a Piaggio fez a estreia do modelo 946, da Vespa, que chega para ser sinônimo de mobilidade urbana. Com desenho retrô, o modelo está equipado com motor monocilíndrico de 125 cc, quatro tempos, três válvulas, com refrigeração a ar e alimentado por injeção eletrônica de combustível – que gera 10,8 cavalos de potência máxima a 8.250 rpm. Como diferencial, o 946 traz controle de tração e o sistema de freios ABS com duplo canal.

As novidades da Aprilia são a superespostiva RSV4, com sistema de freios ABS, e a bigtrail Caponord 1200, que traz design arrojado e motor bicilíndrico de 998 cm³, que produz 128 cv de potência máxima. Derivado dos propulsores das superesportivas, o motor oferece três mapas de gerenciamento (Sport, Touring e Rain) e controle de tração. A nova aventureira da marca traz ainda sistema de suspensão semiativa e sistema de freios ABS de dois canais.

Outro destaque do Grupo Piaggio é o a Moto Guzzi California 1400, disponíveis nas versões Touring e Custom. Equipada com o V Twin transversal de 1380 cm³ de capacidade cúbica, os modelos entregam 96 cv de potência máxima. A touring apresenta transmissão final por eixo-cardã e, na versão topo de linha, um conjunto óptico com iluminação diurna em LED. Com design sofisticado, a muscle custom da Moto Guzzi é a primeira a oferecer um completo pacote tecnológico, que inclui controle de tração, acelerador eletrônico (ride-by-wire) e motor com três níveis de gerenciamento – touring, racing e rain. Os modelos só devem chegar às concessionárias no primeiro semestre de 2013, mas os preços já foram definidos: 17.300 Euros para a Custom e 19.300 Euros para a versão Touring.

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