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O Cime foi organizado por meio da joint venture entre a China Chamber of Commerce for Motorcycle (CCCM), Genertec International Advertising & Exhibition e a italiana Eicma, que realiza anualmente o Salão da Motocicleta em Milão.
A abertura da feira, que aconteceu com grande pompa em frente ao National Agricultural Exhibition Center, contou com a participação do vice ministro do Comércio chinês, Jiang Yaoping, do diretor do Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE) em Pequim, Antonino La Spina, e também do presidente da Confindustria Ancma, Corrado Capelli.
Em modestos 20 mil metros quadrados foram distribuídas mais de 100 expositores, entre eles as montadoras chinesas Haojue, Zongshen, Qingqi, Lifan e Loncin. De olho nos mercados do Oriente, as principais marcas italianas também marcaram presença: Ducati, MV Agusta e Malaguti. Juntaram-se ao Eicma China 2010 as nipônicas Yamaha e Suzuki e a francesa Peugeot.
O Salão contou ainda com a participação de outras empresas do segmento de duas rodas como, por exemplo, Magneti Marelli, Regina, Givi, Ducati Energia, Caberg, Nolan, Luma, Oxygen, Motoinfinito e PPG Unilever. Já na parte externa do pavilhão exibições de free style e trial.
Para os italianos, o Cime foi uma oportunidade de ampliar o relacionamento com o gigante asiático e, consequentemente, multiplicar suas vendas. Hoje, há várias marcas italianas efetivamente instaladas na China. Por exemplo, a Ducati tem uma revendedora em Xangai; a Piaggio produz modelos em parceria com Zongshen e a Benelli foi adquirida pelo grupo Qjiang. Agora duas perguntas ficam no ar. Quanto tempo vai durar o namoro entre italianos e chineses, já que os orientais são conhecidos por copiarem produtos de todos os tipos, de isqueiro até um automóvel? O que ninguém soube responder também é se em 2011 haverá uma segunda edição do Eicma China.
Confira as principais atrações do Cime 2010
Ducati
A Casa di Borgo Panigale, que pretende abrir uma concessionária em Pequim, exibiu todos os modelos da linha 2010. Claro que a grande vedete foi a Multistrada 1200, bigtrail que é a grande rival da BMW R 1200 GS. Na família das superesportivas destaques para a 1198 S e também um exemplar da Edição Especial da 1198 Corse, que celebra o sucesso da marca italiana nos campeonatos de Superbike e Superstock. As outras atrações ficaram por conta da Monster 696, Hypermotard 796 – que alias já chegou ao Brasil – e Streetfigher.
MV Agusta
Marca imortalizada pelo piloto Giacomo Agostini nas pistas de motovelocidade, a MV trouxe para Pequim a nova F4, modelo superesportivo que oferece alto desempenho, muita tecnologia embarcada e o premiado design italiano. De quebra as versões 990 R e 1090 R da família naked Brutale.
Malaguti
Empresa familiar que começou a fabricar bicicletas em 1930, hoje a Malagutti tem sua história ligada aos ciclomotores e aos scooters. Para o Eicma China, a marca apresentou modelos entre 50 e 500 cc.
Loncin
Para quem não sabe, a chinesa Locin é a empresa responsável pela fabricação do motor da BMW G 650 GS que roda no Brasil. No Salão de Motos de Pequim, a montadora exibiu uma pequena esportiva batizada de LX150 Spitzer. Totalmente carenada, a motinho tem como base um motor monocilíndrico de 150cc de capacidade cúbica, refrigerado a ar e equipado com câmbio de cinco velocidades. O propulsor gera 11 cv de potência máxima a 8.500 rpm. Segundo o fabricante, a LX150 Spitzer chega a incríveis 100 km/h. Outra novidade é a Rover 250, uma legítima motard fabricada na China. Pelas especificações técnicas traz um motor muito semelhante ao da “falecida” XT 225 – monociclíndrico refrigerado a ar, com 223 cc de capacidade cúbica e 22 cv de potência máxima. A supermotard chinesa conta com rodas de 17 polegadas e está calçadas com pneus de perfil esportivo - 110/70 (D) e 130/70 (T). Segundo a Loncin, a Rover 250 pode atingir até 115 km/h.
Piaggio-Zongshen
A joint venture entre a Piaggio-Zongshen apresentou um moto que lembra a Dafra TVS Apache, principalmente pelo conjunto óptico. Batizada de BYQ, o modelo traz motor DOHC (Duplo Comando no Cabeçote) de 144 cc de capacidade cúbica, que gera 12,5 cv de potência máxima. A marca chinesa Zongshen também exibiu a ZS500GS. Modelo de características esportivas, a moto chinesa conta com motor de 500 cc de capacidade cúbica com refrigeração líquida. A moto tem como base estrutural um quadro tubular em aço, suspensão dianteira invertida e traseira monobraço em alumínio, além de freios a disco em ambas as rodas. Hoje a Zongshen é a 75ª empresa de capital privado do país oriental, segundo pesquisa da Federação da Indústria e Comércio da China.
Jialing
Uma das principais marcas chinesas de motocicletas, a Jialing produz cerca de 100 modelos, com motorizações que variam entre 50 e 600 cc. Dois destaques na primeira edição do Cime. Uma espartana 125 equipada com motor que gera 10 cv de potência máxima e que pode, segundo o fabricante, rodar 35 km/l. A outro é a JH 600 é uma on-off/road dotada de motor monociclíndrico, de 600 cc de capacidade cúbica, com refrigeração líquida. Produz 32,5 cv de potência máxima. Com 225 de peso a seco, o modelo conta com freio a disco em ambas as rodas. Alias, este modelo foi exibido no estande da Traxx, no último Salão Duas Rodas.
Benelli-Qjiang
Adquirida pela Qjiang no final de 2005, a marca de origem italiana apresentou no Salão de Pequim um protótipo de uma naked de 600 cc de capacidade cúbica. O motor é um quatro cilindros em linha. A parte ciclística conta com garfo invertido, monoamortecedor lateral e grandes discos dianteiros e fixados por pinças radiais. Já o quatro recebeu uma estrutura mista, ou seja, tubos de seções oval e retangular, além de escapes sob a rabeta. Um mix de tudo que conhecemos – Kasinski Comet 250 , Yamaha XT 660R e XJ6.
Janshe
Com a parceria da Yamaha, a Janshe apresentou em Pequim a YBF 139. Uma 125 projetada para ser econômica e com baixa emissão de gases poluentes. O motor, monocilíndrico refrigerado a ar, gera 10 cv de potência máxima e, segundo o fabricante, roda mais de 60 quilômetros com um litro de combustível. A velocidade máxima é próxima de 100 km/h.
Lifan
É um dos mais importantes fabricantes chineses. Entre CUBs e streets de baixa cilindrada, destaque para a X600, protótipo de um autêntica esportiva: quatro cilindros em linha, quadro dupla trave confeccionado em aço. Segundo a empresa, a produção deve começar em 2011.
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