Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoA Renault do Brasil reuniu a imprensa especializa em Florianópolis (SC) para a apresentação oficial do Sandero 2012, que a montadora teima quem chamar de "Novo Sandero". Infelizmente, o ShopcarNews não foi convidado para o evento, mas você acompanha aqui como ficou o carro.
O carro é o maior sucesso da marca no Brasil, mesmo não sendo o mais barato da gama, já que o Clio ainda é o carro de entrada. Há quatro anos, a Renault trazia da romena Dacia o Sandero, que acaba de passar pela sua primeira plástica. As modificações foram por dentro e por fora.
Com preço inicial de R$ 28.700, o modelo na versão Authentique, com motor 1.0, completamente "pelado", ficou mais barato do que custava em seu lançamento, no ano de 2007. Já sua versão top, a esportivada Stepway com motor de 1,6 litro, começa em R$ 42.600.
Para baratear o carro de entrada, o termo "pelado" que usamos acima é seguido à risca pela Renault. O Sandero Authentique, por exemplo, não tem nem ar quente, limpador e desembaçador do vidro traseiro e antena, chamado de Pack Plus na tabela. Com esses "acessórios" é preciso gastar mais R$ 550. Abaixo, você confere os valores de todos os opcionais.
Por dentro
Na parte interna, além das básicas mudanças estéticas e nos materiais do acabamento, que deixaram o Sandero com um ar mais moderno, a Renault corrigiu alguns defeitos antigos. Os comandos dos vidros elétricos, enfim, foram para o lugar correto: nas portas. O acesso ao tanque de combustível agora é liberado por uma alavanca no interior da cabine. A Renault afirma ter investido num isolamento acústico mais eficiente -- o excesso de ruído na cabine era uma queixa comum no modelo antigo -- e apresenta também novas estampas nos tecidos.
O Sandero não terá impedimentos estruturais para se adaptar à obrigatoriedade do ABS e dos airbags, que vigorará a partir de 2014, mas por ora esses itens só estão disponíveis como opcionais, ao preço de R$ 2.500 (o pacote inclui ainda o terceiro apoio de cabeça traseiro e, como mimo, revestimento de couro no volante).
Desde seu lançamento, segundo dados da própria Renault, foram emplacadas no Brasil cerca de 180 mil unidades do Sandero. O modelo responde por nada menos que 43% das vendas da marca francesa por aqui. Esse sucesso explica a cautela com que foi tratada essa primeira reestilização, mais perto dos quatro anos de vida do Sandero do que dos três. Em time que está ganhando só se mexe aos 45 do segundo tempo.
Por fora
No quesito design, o carro não mudou muito. Mas ficou mais cara de francês do que romeno. A grade dianteira fechada na altura do conjunto óptico, com o logotipo em forma de losango ao centro, remete tanto ao atual Twingo francês quanto ao Clio dos anos 1990. Houve um distanciamento em relação à Dacia.
Na parte mecânica nada foi alterado. O carro continua contando com os motores 1.0 8v, 1.6 8v e 1.6 16v (todos flex). A Renault manteve a garantia total de três anos e afirma que agora o carro está pronto para enfrentar seus rivais diretos: Volkswagen Gol, Fiat Punto, JAC J3 e Chevrolet Agile.
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados