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Voltado principalmente para o pesado trânsito urbano, que exige trocas constantes de marcha, o Sandero Stepway com câmbio automático é equipado com o motor 1.6 16V Hi-Flex, que desenvolve 112 cv com etanol e 107 cv com gasolina. O modelo terá preço sugerido de R$ 47.490,00, já o Stepway com câmbio manual, com o mesmo nível de equipamento, sai por R$ 44.990,00.
A transmissão automática do Sandero Stepway é auto-adaptável, ou seja, modela-se ao estilo de condução do motorista. São nove programas diferentes, que permitem desde uma condução mais suave até uma performance mais esportiva.
Esta caixa possui uma central eletrônica “inteligente”, que avalia, a todo instante, qual a melhor marcha para determinada situação ou o melhor momento para a troca de marchas, em função do estilo de condução do motorista.
O equipamento conta com a função “Kick down”. Acionada quando o motorista pisa até o fim e de forma rápida o pedal do acelerador, a central eletrônica avalia e realiza a redução de uma ou duas marchas, conforme dos dados avaliados por ela. Essa operação melhora a aceleração disponível, como, por exemplo, na realização de ultrapassagens.
Para otimizar o funcionamento e a performance do câmbio automático em função das características específicas do Stepway, o conversor de torque adotado neste modelo possui turbinas internas com novas dimensões.
O conversor de torque é um tipo de acoplamento hidráulico entre o motor e o câmbio, sendo responsável por transferir a força gerada pelo propulsor para a caixa, cumprindo assim, papel semelhante ao da embreagem nos carros com câmbio manual.
O câmbio automático possui a opção de troca sequencial de marchas. Para isso, basta mudar lateralmente a posição da alavanca. Desta maneira, as marchas podem ser passadas com leves toques: para cima (aumenta a marcha) e para baixo (redução de marchas).
O conjunto conta ainda com recurso de condução em pisos de baixa aderência, acionado por um botão localizado à frente da alavanca do câmbio. Com a marcha selecionada em Drive (D), este dispositivo permite que o veículo saia da imobilidade em 2ª marcha em vez de 1ª marcha, permitindo melhor adequação do torque disponível na roda, evitando, desse modo, que o veículo patine ao trafegar por um terreno escorregadio, como lama ou grama molhada.
A partida do carro ocorre apenas com a alavanca de câmbio nas posições P (Park) ou N (Neutro), ainda assim com o pedal do freio pressionado, providência importante no que diz respeito à segurança. Já a seleção das marchas D (Drive) ou R (Ré) deve ser feita exclusivamente com o veículo parado e o pedal de freio acionado.
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