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Scooter mais vendido do Brasil, PCX 150 muda para 2016

01/10/2015 - 17:57 - Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação
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Com exatas 18.042 unidades emplacadas nos primeiros nove meses de 2015, a PCX 150 é o scooter mais vendido do País. Para se manter no topo, a Honda decidiu promover um completo face-lift no produto, deixando-o completamente alinhado ao mercado global. A primeira aparição do novo PCX acontece no Salão Duas Rodas, que será realizado de 7 a 12 de outubro, no Anhembi (SP). 

Para 2016, a marca revisou alguns pontos que geravam certo desconforto aos proprietários desse veículo urbano. Principalmente a cara de produto asiático e a suspensão traseira, que chegava ao fim de curso com certa facilidade. Com as mudanças, os preços da linha 2016 também subiram na casa dos 10%: a versão Standard passou de R$ 9.267 para R$ 10.299; e a versão DLX que tem rodas douradas e uma nova cor branca fosca foi de R$ 9.687 para R$ 10.699.

Novo design

Neste quesito, roupa totalmente nova. Do farol à lanterna traseira, passado pelas carenagens que adotaram linhas angulosas. O novo conjunto óptico tem área maior e agora conta com lâmpadas de LED para o farol, lanterna e indicadores de direção. Com certeza esta repaginação deixou o veículo urbano mais requintado, deixando de lado um ar de produto asiático. Só faltou mudar o guidão! 

Redesenhado, o painel de instrumentos parece com o utilizado no Honda Civic, com mostrador principal preto com friso azul e com ponteiro do velocímetro flutuante. Em um mostrador digital mais informações: hodômetro total, medidor de combustível, além de luzes-espia da injeção eletrônica e sistema de parada automática, além do relógio.

Amortecedores mais eficientes

A Honda incorporou à PCX novos amortecedores traseiros. Redimensionados, oferecem, segundo a marca, maior resistência a impactos com mais conforto e suavidade ao piloto e garupa. O sistema de duplo amortecimento tem curso de 85 mm. Já na dianteira, o garfo telescópio foi reforçado e tem 100 mm de curso. Para ajudar na absorção de impactos, a PCX usa rodas de 14 polegadas calçadas com pneus de medidas 90/90 (frente) e 100/90 (traseira). 

Para completar a parte ciclística, a PCX tem disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão na dianteira. Na traseira, apresenta freio a tambor de 130 mm. Para auxiliar os pilotos menos experientes, o modelo está equipado com o sistema de freios CBS (Combined Brake System), tecnologia que distribui parte da força aplicada ao freio traseiro para o dianteiro.

Motor “reduzido”

A Honda fez uma adequação do motor do novo PCX 150, em função de uma adequação para determinados mercados. A capacidade volumétrica foi reduzida de 152,9 cm³ para 149,3 cm³. Porém, a arquitetura foi mantida: o monocilíndrico OHC (Over Head Camshaft) tem duas válvulas, injeção eletrônica e arrefecimento líquido. A potência máxima agora é de 13,1 cv a 8.500 rpm e o torque máximo de 1,36 kgf.m a 5.000 rpm – números levemente inferiores à versão anterior, que tinha 13,6 cv e 1,41 kgf.m. 

Segundo a fábrica, o modelo apontou melhora na economia de combustível. Em função de nossa gasolina com 25% de etanol, houve ainda um ajuste no módulo de injeção eletrônica (ECU) e foi adotado um novo catalisador. As mudanças vieram também para atender à nova legislação de emissão de poluentes, que entra em vigor em janeiro de 2016.

A relação de transmissão automática continuamente variável CVT continua oferecendo conforto e praticidade, já que não exige trocas de marchas. Outra mudança foi o aumento da capacidade do tanque de combustível, que passou de 5,9 litros para 8 litros, que confere ao modelo uma maior autonomia.

Inovação e conforto

Seguindo as últimas tendências de praticidade e conectividade, a PCX oferece porta-objetos do lado esquerdo do painel frontal com tomada de 12 volts, muito útil para carregar smartphones ou plugar um GPS. Outro diferencial, ligado à segurança, é a inclusão do pisca-alerta para indicar uma parada emergencial.

A PCX 2016 manteve o sistema “Idling Stop”, que permite o desligamento automático do motor em paradas de semáforo. Tecnologia empregada até então em carros de luxo, permite uma redução no consumo de combustível e, consequentemente, menor emissão de poluentes. 

Com novo formato e textura, o assento abandonou o pequeno apoio lombar. Mais confortável e em dois níveis oferece, segundo a Honda, mais liberdade de movimento. Com altura de 761 mm em relação ao solo, facilita o apoio dos pés no chão, além de uma condução mais agradável e de maior conforto ao piloto.

Preço e garantia

Produzida em Manaus (AM), a PCX estará disponível até o final de outubro na rede Honda. Com aumento em torno de 10% em relação ao modelo anterior, o scooter de 150cc será oferecido em duas versões: Standard, nas cores Preto e Cinza Metálico, e DLX, na cor Branco Fosco com rodas douradas. Os preços públicos sugeridos são R$ 10.299 (Standard) e R$ 10.699 (DLX), com base no Estado de São Paulo, e sem as despesas de frete e seguro. Detalhe: a PCX 2016 ganhou novo período de garantia: três anos, sem limite de quilometragem e com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.

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