• Domingo, 15 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Se sua moto fosse um carro, qual carro seria?

17/06/2011 - 17:30 - André Jordão / Agência INFOMOTO
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Futebol, carnaval, mulher, carro, caipirinha, praia, moto. Essa sequência de palavras exprime, de forma simplista, os desejos de um bom brasileiro. Todas elas combinam com o perfil tropical do nosso País, mas há duas que possuem elos apaixonantes: motor e velocidade. Há quem diga que esse amor por carros e motos venha de uma grande admiração. Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Alexandre Barros, enfim, o desejo de trilhar o caminho do seu ídolo. Também não podemos esquecer o fato de que no Brasil um carro, ou uma moto, são sinais de status e por isso viram uma paixão cobiçada.

Mas afinal, que intuito tem esse texto? Pensando nessas paixões nacionais que são carros e motos, resolvemos relacioná-los. Exatamente. Com a criatividade como regra, fazemos um devaneio inexistente: se sua moto fosse um carro, qual seria? Esqueça a ficha técnica, deixe de lado os preconceitos e embarque nessa viagem.
 
Ferrari 458 Itália — Ducati 1198 SP

 

A Ferrari 458 Itália encabeça a nossa lista. É claro que a marca italiana, uma das mais famosas do mundo, estaria presente em uma lista como essa, mas com que moto ela se parece? Tentamos fugir do óbvio, mas a decisão foi unânime: Ducati 1198 SP. Ambas italianas, Ducati e Ferrari levam a sério a construção de um veículo. Detalhes artesanais, somados a uma esportividade digna de competição, fazem dessas montadoras um ícone no desenvolvimento de seus produtos. Assim são Ferrari e Ducati.

Mitsubishi Pajero Full — KTM 990 Adventure

 

A austríaca KTM estampa em seu slogan a frase “pronta para competir”. Com certeza uma das maiores marcas mundiais do fora de estrada, a KTM traz ess eknow-how para motos de rua. É o caso da KTM 990 Adventure que, embora tenha nascido nos ralis africanos, encara muitos quilômetros por qualquer caminho. E foi esse modelo, claro com algumas alterações, que já ganhou um Rally Paris Dakar, então é bom ter respeito. Dentro dessa proposta pensamos em um carro que seja visto pela cidade, mas adore um desafio maior. Nada melhor do que a Pajero Full. Uma legítima representante dos ralis, essa Mitsubishi é referência no 4 x 4 e sem dúvida é a ‘cara’ desta KTM, não acha?

Volkswagen Gol — Honda Titan

 

Um dos carros mais vendidos na história do Brasil, o Gol já está na sua quinta geração. Não há dúvida de que é um carro valente. Econômico, de baixa manutenção e com um valor de revenda de causar inveja aos concorrentes. Sendo sincero, essa relação (carro/moto) foi a mais fácil de ser feita. “O Gol é a Honda Titan”. Moto que domina as vendas do segmento há anos e que faz da Honda a líder de mercado. Simples, barata e “pau pra toda obra”.

Smart — Dafra Citycom 300i

 

Esse sccoter da Dafra tem conquistado o mercado de duas rodas. Lançado em 2010, o Citycom é fruto de uma parceria com a taiwanesa SYM. Veículo robusto, embora pequeno e prático. Um belo espaço sob o banco e câmbio do tipo CVT transmitem muito conforto ao piloto, que com certeza tem sua vida facilitada nos grandes centros urbanos. E o carro que melhor se parece com o Citycom é o Smart, da Mercedes-Benz. Prático, ideal pra cidade e ainda com torque suficiente para algumas ultrapassagens, apesar de suas suspensões, assim como as do Citycom, sofrerem em nossas mal cuidadas vias.

Porsche 911 Speedster — Yamaha R1

Rebaixado, esportivo, raro. Muito raro. Em setembro de 2010, a Porsche anunciou e apresentou no Salão de Paris o novo 911 Speedster, com produção limitada a 356 unidades. A quantidade é uma menção ao modelo que originou esta série especial: o 356 Speedster produzidos na década de 1950. O caráter esportivo é realçado ainda mais pela cor “Pure Blue”, desenvolvida exclusivamente para o Speedster. Esse tom de azul proporciona contraste interessante com detalhes decorativos em preto, como os anéis dos faróis dianteiros e contorno do pára-brisa. Lendo as informações do novo Porsche 911 Speedster vem a cabeça uma única moto, a Yamaha YZF R1. Confesso que o esquema de cores em azul influenciou na escolha, mas não foi só isso. A esportividade única, os detalhes exclusivos, e também muita tradição, com certeza a R1 é a cara do Porsche 911 Speedster.

Ford Ecosport — Kawasaki Versys

A Ford lançou o Ecosport como uma alternativa para levar a família para o sítio nos finais de semana. Entretanto sabemos que não é bem assim. O Ecosport é muito mais on do que off-road e a trilha escolhida não pode ser muito complicada, senão ele não passará. Todavia, na cidade o Ecosport lhe oferece alguns mimos, como suspensão dianteira independente, um bom porta malas (296 litros), rack para auxiliar no transporte, além do clássico estepe no exterior da tampa traseira, característica de veículos off-road. Uma moto que corresponde bem a essas características é a Kawasaki Versys. A Versys é uma trail urbana, mas que pode dar uma fugida ao campo de vez em quando. O conjunto de suspensões e a opção de freios dotados do sistema ABS lhe credenciam a ir além, mas sem se empolgar.

Chevrolet Camaro — Harley-Davidson V-Rod Muscle

A Harley-Davidson V-Rod Muscle não é o modelo mais potente da marca norte-americana e também não contorna curvas tão bem quanto a sua irmã mais nova, XR 1200. Além disso, não é a mais confortável da linha se compararmos com a Electra Glide Ultra Classic. Porém, a Muscle é uma moto de personalidade forte, radical de corpo e alma. Já que conta com design arrojado traduzido pelo porte avantajado e o belo motor “V2” desenvolvido em parceria com a Porsche. O motociclista viaja literalmente pelas linhas angulosas desta versão mais apimentada da V-Rod, cujo desenho foi inspirado nos muscle cars americanos. Foi por isso que relacionamos o Chevrolet Camaro a V-Rod. O Camaro tem porte musculoso e moderno nas versões atuais. Muito torque e um “quê” de esportividade, sem abrir mão da tradição que enobrece ambos os veículos.

Audi A8 — Honda VFR 1200F

O Audi A8 é sem dúvida um dos mais luxuosos carros fabricados atualmente. Muita tecnologia embarcada, transmissão automática e câmbio tiptronic, além de um motor V8 com mais de 350 cavalos. Ou seja, tecnologia de ponta proporcionando conforto e segurança ao motorista. E se há uma moto que seria o Audi A8, não há moto melhor que a Honda VFR 1200F. A nova sport-touring da Honda chegou com o inédito câmbio DCT (Dual Clutch Transmission), além de um motor V4 que gera 173 cv de potência máxima. Há duas opções de pilotagem na VFR 1200F, automático e manual. No modo AT, basta acelerar e rodar. Já no modo MT, o piloto sobe ou desce marcha na mão esquerda, um legítimo tiptronic. Não há dúvidas de que A8 e VFR 1200F se parecem!

Fiat Bravo T-Jet — Kawasaki Z750

A Fiat está lançando no mercado o Bravo. Um carro compacto e com uma versão esportiva, o Bravo T-Jet. Com um propulsor italiano 1.4 turbo, que já está disponível no Punto e no Linea, o Bravo gera 132 cavalos de potência. Ele ainda pode ser equipado com itens tecnológicos inéditos da marca no país, como sensor de pressão de pneus, sensor de estacionamento dianteiro, sistema de entretenimento que reúne as funções do MP3 player e GPS, novo teto solar elétrico, rodas de 18 polegadas e airbag para joelho do motorista. Enfim, o novo Bravo não é um carrinho qualquer. E a nossa representante de duas rodas escolhida para ser associada com o Bravo é a Kawasaki Z750. Uma moto que também é mais semelhante aos modelos topo de linha do que o contrário. Urbana, mas com agressividade visual e mecânica para rodar com estilo e esportividade.

Bentley Continental GT — BMW K 1600 GTL

Os automóveis ingleses que ostentam o sobrenome de Walter Owen Bentley são sinônimos de luxo e exclusividade, porém sem deixar de lado a esportividade e o prazer ao dirigir. Assim é o Bentley Continental GT. Esse luxuoso sedã é um bom exemplo de como a marca inglesa conserva seu legado “esportivo”, com muito conforto e um ar aristocrático inconfundível. Tanta exclusividade e conforto são vistos na BMW K 1600 GTL, lançada em 2010. Não seria um exagero dizer que a nova BMW K 1600 GTL oferece o conforto digno de um carro de luxo. Além do espaçoso banco, malas laterais e top case de série com capacidade para 115 litros, o modelo GTL tem completo sistema de navegação Garmim, banco e manoplas aquecidas e traz ainda o sistema de faróis direcionais, inéditos em motocicletas. O Bentley Continental GT e a BMW 1600 GTL oferecem acessórios que merecem uma matéria só deles, mas já deu pra perceber que semelhanças não faltam entre estes dois veículos.

E essa é a lista seu carro, sua moto, feita por nós da INFOMOTO. Concordou? Gostaria de acrescentar outro modelo? A polêmica já é grande quando o assunto envolve somente carros ou apenas motos, imagine uma junção dos dois mundos. A brincadeira foi lançada e pra você, qual carro corresponde a qual moto?

WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados