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No acumulado do primeiro bimestre de 2011 foram emplacadas 278.351 unidades contra as 242.354 motos registradas no mesmo período do ano passado. Índice positivo de 14,85%. “Ainda não foi o resultado esperado para o segmento. No entanto, o setor de motocicletas está reagindo para recuperar os volumes de vendas de antes da crise”, explica Sérgio Reze, presidente da Fenabrave.
Atualmente são comercializadas no Brasil, em média, 7.230 motocicletas por dia Entretanto, o maior recorde de vendas já registrado foi em setembro de 2008, com 8.780 unidades diárias. “Mesmo com a atual situação econômica, o consumidor deixou de comprar um produto por seus diferenciais. Agora, o que existe é uma comparação entre preços e o consumidor começa a enxergar as oportunidades”, diz Reze.
Já o consórcio de motos ganha cada vez maior importância pelas taxas e condições oferecidas. Só a Honda, por exemplo, vende 70 mil cotas por mês. Juntos, consórcio e financiamento correspondem por 66,73% das motos adquiridas, seguido dos 25,9% da compra à vista, 2,91% pelo financiamento direto do concessionário, 4,21% pelo benefício tributário e os restantes 0,19% por leasing.
Emplacamentos de fevereiro
A Honda manteve a primeira posição do ranking com 115.174 unidades emplacadas e participação de 79,26% do mercado nos dois primeiros meses de 2011. Já a Yamaha aparece na segunda posição com 16.328 unidades e 11,24%. O destaque ficou com a Dafra que emplacou 3.696 unidades e registrou 2,54% de participação, ocupando a terceira colocação. Em quarto lugar está a Suzuki com 3.640 unidades comercializadas e 2,50% de market share. Aliás, a marca japonesa recentemente apresentou o scooter Burgman i, que é produzido na China pela HaoJue. Com este lançamento, a Suzuki deverá melhorar seus números de desempenho dentro do mercado de duas rodas.
Outras marcas que surpreenderam no mês de fevereiro foram a Kasinski, na quinta posição (1.874 unidades), e a Traxx. A Kasinski, que tem como garoto propaganda o apresentador Rodrigo Faro, prometeu investir R$ 50 milhões em marketing neste ano. Já a Traxx vem na sexta colocação (817 unidades), com destaque para seu modelo de 50 cilindradas (Star 50). Dessa forma, a Kawasaki amarga uma sétima colocação com 684 unidades emplacadas em fevereiro. Claro que produtos com maior valor agregado. Seu modelo de entrada é a Ninja 250, que tem preço sugerido de R$ 15.550.
As preferidas dos consumidores
Entre as motocicletas mais vendidas em fevereiro, segundo os dados da Fenabrave, a Honda CG 125 permaneceu no primeiro lugar com 33.003 unidades emplacadas. Seguida pela irmã mais potente, a Honda CG 150, com 29.971 unidades. A pequena trail NXR Bros 150, também da Honda, matem a terceira posição, vendeu 16.168 unidades. Já a CUB Biz 125, também da marca nipônica, detém a quarta posição com 17.955 unidades emplacadas.
Atrás desse pelotão aparece a Yamaha YBR 125 Factor. A concorrente direta da Honda CG 125 ocupa o quinto lugar, com 8.804 unidades vendidas. Embora de categorias diferentes, a Honda Pop e Honda CB300R travam uma disputa acalorada pela sexta e sétima posições. Vantagem para a espartana Pop (6.449 unidades, contra 6.633 CB 300). Já a Yamaha Fazer 250 está no oitavo lugar. Com 2.506 unidades emplacadas, superou a Honda XRE 300 (2.470 unidades). Na décima posição, a Suzuki Yes 125, que emplacou 2.022 unidades.
As 10 motos mais vendidas em fevereiro/2011 *
Posição Modelo Unidades
1º Honda CG 125 33.033
2º Honda CG150 29.971
3º Honda NXR Bros 150 16.168
4º Honda Biz 125 17.955
5º Yamaha YBR 125 Factor 8.804
6º Honda Pop 6.449
7º Honda CB300 6.633
8º Yamaha Fazer 250 2.506
9º Honda XRE 300 2.470
10º Suzuki Yes 125 2.022
* Fonte: Fenabrave (emplacamento)
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