• Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Sopa de letrinhas tecnológicas

16/09/2013 - 11:49 - Tarcisio Dias
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

A coluna Mecânica Online® foi até a cidade de Berlim, na Alemanha, atendendo convite da Volkswagen do Brasil, para conhecer de perto os diferenciais tecnológicos do Novo Golf, agora em sua sétima geração que chega ao mercado brasileiro em outubro. O pacote de conteúdo tecnológico oferecido no modelo supera os limites da categoria.

Literalmente temos uma “sopa” de letrinhas com objetivo único: condução cada vez mais segura. Foi na pista da ADAC - maior clube automobilístico da Alemanha, que colocamos em prática as tecnologias do novo modelo. Algumas já são conhecidas de você que acompanha nossa coluna Mecânica Online®.

Os sistemas presentes no Novo Golf GTI incluem de série Start-Stop, freios com sistema “Multicollision Brake”, direção progressiva e o bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”. Como opcionais temos o Sistema "Pro Active" (Proteção proativa dos passageiros) e o Controle adaptativo de distância e velocidade “ACC”, sistema de monitoramento frontal “Front Assist” com frenagem de emergência na cidade, Fatigue Detection (detector de fadiga) e a última geração do assistente de estacionamento automático Park Assist 2.0 com câmera traseira, assim como a função de iluminação automática e o assistente de luz dinâmico “DLA”. Aos poucos, nas próximas colunas, vamos esclarecer mais esses recursos.

O bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS” é uma função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do carro. O novo sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos. Além disso, o XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa. As conhecidas vantagens do XDS, como as saídas de frente consideravelmente reduzidas e a melhor tração, também foram aperfeiçoadas.

O ESC Sport consiste de um sistema que é acionado por um botão de dois estágios no console central. Se o motorista pressionar o botão brevemente uma vez, ele desativará a função ASR (controle de tração). Quando o botão é pressionado por mais de três segundos, o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) muda para o modo “ESC Sport”. Em percursos muito rápidos, com muitas curvas, como em pistas de corridas, o sistema ESC irá reagir com retardo, o que permite elevar a agilidade na condução. Além da ativação pelo botão no console, o ESC agora também pode ser ligado ou desligado.

Já o Controle adaptativo de distância e velocidade "ACC" é um sistema que utiliza um sensor de radar integrado à dianteira do carro. É o que já nos referimos de piloto automático inteligente. O ACC mantém a velocidade selecionada pelo motorista, assim como uma distância pré-definida do veículo à frente, freando ou acelerando em função do tráfego – e é capaz de frear até a imobilidade quando o carro da frente para.

Após acionado pelo motorista, o ACC do Novo Golf também pode arrancar novamente de forma automática. A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis. O ACC estará disponível para o Novo Golf como item opcional a partir do início de 2014.

Com o assistente de luz dinâmico, denominado “DLA”, o sistema analisa a movimentação à frente do carro e detecta veículos vindos da direção oposta por uma câmera no para-brisa. Baseado nesses dados, o farol alto é ligado automaticamente acima dos 60 km/h e permanece ativado. O Dynamic Light Assist, com a ajuda da câmera, modula o facho alto dos faróis principais bi xenônio com as luzes de curvas dinâmicas, mascarando apenas as áreas que o sistema determina que possam potencialmente perturbar outros usuários da via.

Tecnicamente, essa função é executada por uma abertura de mascaramento pivotada entre o refletor com o filamento de xenônio e a lente. Juntamente com a oscilação lateral de todo o módulo e o controle independente dos faróis esquerdo e direito, esse sistema consegue mascarar a fonte luminosa e evitar assim o ofuscamento dos carros à frente ou vindos na direção oposta. O Dynamic Light Assist estará disponível para o Novo Golf como item opcional a partir do 2º trimestre de 2014.

Resumo rápido

ABS - Acrônimo para a expressão alemã Antiblockier-Bremssystem, embora mais frequentemente traduzido para a inglesa Anti-lock Braking System, é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente) e entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista.

EBD - Distribuição eletrônica da força de frenagem

ESP / ESC - Sistema Eletrônico de Estabilidade

EDS – Bloqueio eletrônico do diferencial

XDS – Atua em curvas rápidas

RKA – Indicador de pressão dos pneus

ASR – Controle de tração

DLA - Assistente de luz dinâmico

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados