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Literalmente temos uma “sopa” de letrinhas com objetivo único: condução cada vez mais segura. Foi na pista da ADAC - maior clube automobilístico da Alemanha, que colocamos em prática as tecnologias do novo modelo. Algumas já são conhecidas de você que acompanha nossa coluna Mecânica Online®.
Os sistemas presentes no Novo Golf GTI incluem de série Start-Stop, freios com sistema “Multicollision Brake”, direção progressiva e o bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”. Como opcionais temos o Sistema "Pro Active" (Proteção proativa dos passageiros) e o Controle adaptativo de distância e velocidade “ACC”, sistema de monitoramento frontal “Front Assist” com frenagem de emergência na cidade, Fatigue Detection (detector de fadiga) e a última geração do assistente de estacionamento automático Park Assist 2.0 com câmera traseira, assim como a função de iluminação automática e o assistente de luz dinâmico “DLA”. Aos poucos, nas próximas colunas, vamos esclarecer mais esses recursos.
O bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS” é uma função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do carro. O novo sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos. Além disso, o XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa. As conhecidas vantagens do XDS, como as saídas de frente consideravelmente reduzidas e a melhor tração, também foram aperfeiçoadas.
O ESC Sport consiste de um sistema que é acionado por um botão de dois estágios no console central. Se o motorista pressionar o botão brevemente uma vez, ele desativará a função ASR (controle de tração). Quando o botão é pressionado por mais de três segundos, o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) muda para o modo “ESC Sport”. Em percursos muito rápidos, com muitas curvas, como em pistas de corridas, o sistema ESC irá reagir com retardo, o que permite elevar a agilidade na condução. Além da ativação pelo botão no console, o ESC agora também pode ser ligado ou desligado.
Já o Controle adaptativo de distância e velocidade "ACC" é um sistema que utiliza um sensor de radar integrado à dianteira do carro. É o que já nos referimos de piloto automático inteligente. O ACC mantém a velocidade selecionada pelo motorista, assim como uma distância pré-definida do veículo à frente, freando ou acelerando em função do tráfego – e é capaz de frear até a imobilidade quando o carro da frente para.
Após acionado pelo motorista, o ACC do Novo Golf também pode arrancar novamente de forma automática. A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis. O ACC estará disponível para o Novo Golf como item opcional a partir do início de 2014.
Com o assistente de luz dinâmico, denominado “DLA”, o sistema analisa a movimentação à frente do carro e detecta veículos vindos da direção oposta por uma câmera no para-brisa. Baseado nesses dados, o farol alto é ligado automaticamente acima dos 60 km/h e permanece ativado. O Dynamic Light Assist, com a ajuda da câmera, modula o facho alto dos faróis principais bi xenônio com as luzes de curvas dinâmicas, mascarando apenas as áreas que o sistema determina que possam potencialmente perturbar outros usuários da via.
Tecnicamente, essa função é executada por uma abertura de mascaramento pivotada entre o refletor com o filamento de xenônio e a lente. Juntamente com a oscilação lateral de todo o módulo e o controle independente dos faróis esquerdo e direito, esse sistema consegue mascarar a fonte luminosa e evitar assim o ofuscamento dos carros à frente ou vindos na direção oposta. O Dynamic Light Assist estará disponível para o Novo Golf como item opcional a partir do 2º trimestre de 2014.
Resumo rápido
ABS - Acrônimo para a expressão alemã Antiblockier-Bremssystem, embora mais frequentemente traduzido para a inglesa Anti-lock Braking System, é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente) e entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista.
EBD - Distribuição eletrônica da força de frenagem
ESP / ESC - Sistema Eletrônico de Estabilidade
EDS – Bloqueio eletrônico do diferencial
XDS – Atua em curvas rápidas
RKA – Indicador de pressão dos pneus
ASR – Controle de tração
DLA - Assistente de luz dinâmico
Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
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