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Spyker C8 Spyder

05/08/2008 - 09:38 -
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Um Super Carro esporte de uma antiga marca holandesa estréia em Genebra, representando uma evolução de algumas características apresentadas em 2000 com o C8 Spyder. A Spyker é uma marca com um grande patrimônio histórico, tendo sido a primeira marca a produzir um automóvel de tração total. No entanto, esse pioneirismo é tão pouco conhecido como os esportivos que produz na atualidade.

As vendas da Spyker nunca atingiram volumes que garantissem a sobrevivência da marca holandesa. Por isso, em 1925 fechou as portas, mas os holandeses nunca esqueceram a marca. Quando a Spyker reapareceu no Salão de Birmingham, os holandeses ainda reconheciam o nome, apesar de o resto da Europa ter ficado surpreendido por um modelo que fazia a diferença ao nível do design.

O desenho continua com inspiração na aviação, mas a exemplo da evolução dela, foi a troca da referência das hélices pela das turbinas, o que se nota pelas rodas. Isso também pode ser percebido nas tomadas de ar da carroceria. LEDs e lentes de xenon constituem os faróis. As portas cresceram na mesma medida do entre-eixos e se abrem ao estilo tesoura. As quatro rodas são de aro 19. Para ampliar a refrigeração do motor, a grade recebeu maior abertura.

Equipado com o V8 de 4.2 litros e 400 cv, usado em outros modelos da linha Spyker, o C8 vem em versões manual e automática de seis velocidades. Ele chega a 300 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. A suspensão de braços sobrepostos traz amortecedores na vertical dentro dos braços, um sistema usado tanto na dianteira quanto na traseira. Freios de carbono cerâmica são opcionais.

A conquista de um mercado tão importante permitiu a marca centrar as suas vendas no C8 com um motor 4.2 V8, com uma potência de 405 cv e na versão biturbo de 456 cv. Por isso, no Salão de Genebra de 2005 foi apresentado um novo modelo, o C12 La Turbie, equipado com um motor Audi W12 de 6.0 litros, com 405 cv na sua versão mais potente pode chegar a 630 cv com a ajuda dos turbos. Qualquer das versões conta com caixas de velocidades Gertrag com comando manual ou sequencial.

Uma produção muito reduzida permite que cada Spyker seja um modelo diferente e exclusivo. Na origem está um châssis em alumínio de peso reduzido e uma grande rigidez estrutural.

O habitáculo é um tanto rebuscado, o que é bem exemplificado por um painel de instrumentos muito cheio de detalhes cintilantes do alumínio e enfeites desnecessários, algo que a marca afirma ser uma herança da tradição dos aviões fabricados no passado.

Mas tudo pode ser diferente, porque os Spyker são modelos hiper-exclusivos, realizados ao gosto de cada cliente. Desde o início da produção de um modelo, ele é feito sob medida. Cada Spyker tem seu dono desde o inicio fabricação escolhendo detalhes e configurações de mecanica, e por isso é quase impossível encontrar dois que sejam exatamente iguais.

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