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Substituto do Clio Sedan, Symbol é mais requintado

28/12/2009 - 10:42 - Mário Salgado - Redação ShopcarNews
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Durante uma semana testamos o Renault Symbol. A missão do carro é substituir o Clio Sedan. E parece que essa meta está sendo alcançada. A versão que testamos é a topo-de-linha, Privilege, equipada com motor Hi-Flex 1.6 16V e com todos os opcionais disponíveis.

Lançado em março de 2009, o carro é bem equipado e tem requinte para brigar com os concorrentes Fiat Siena, Peugeot 207 Passion e Vw Voyage. Mas talvez o maior concorrente do Symbol esteja dentro de casa, o Logan (já que, com alguns opcionais a menos e na versão Expression do irmão maior, os dois ficam quase no mesmo preço).

Durante a avaliação pode-se notar que o sedã da Renault chegou ao mercado nacional como uma boa opção. O que existia de melhor no seu antecessor, Renault Clio Sedan, o Symbol manteve e muito do que havia de pior foi jogado fora. O que sobrou foi para baixo do tapete.

Com design mais moderno, o Symbol é uma boa opção para uma família pequena com 2 filhos e muita bagagem para carregar nas viagens já que seu porta-malas comporta 505 litros. Uma pena que o sistema ainda seja de hastes expostas que podem amassar as malas.

Mecânica

Uma coisa a favor do Symbol é o seu motor Hi-Flex. Com uma potência de 110 cavalos quando abastecido na gasolina e 115 quando com álcool, o carro responde bem tanto na cidade quanto na estrada. Com um torque máximo de 16 kgfm, no álcool, e disponível já em 3.500 rpm, as retomadas são precisas. Em uma viagem curta foi possível ver que o sedan tem muito fôlego e não bebe muito. No consumo urbano, abastecido com álcool, a média no computador de bordo foi de 7,5 km/l. Já na estrada ele chegou a marcar 12 km/l.

O Symbol tem em sua lista de equipamentos de série direção hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e vidros elétricos, duplo airbag e volante e banco com regulagem de altura. O que a Renault emprestou testamos estava completo, com ABS, Air Bag, rádio com comando satélite na coluna de direção e ar-condicionado digital. Seu valor, aqui em Campo Grande é de R$ 47.870. Já a versão de entrada Expression, começa em R$ 41.740.

Dirigindo

A posição de dirigir do Symbol é muito boa: o banco abraça e o volante se encaixa nos punhos. O escalonamento das marchas é preciso, assim como os engates. A Renault só pisou na bola na visibilidade do vidro traseiro. Aliás, é no espaço para os ocupantes do banco traseiro que a francesa peca. Enquanto no Logan há espaço de sobra, no Symbol fica complicado alguém andar no banco traseiro sem esbarrar a cabeça no teto. Nada também que, com algum jeito, impeça o passageiro de viajar.

Calçado em pneus de perfil esportivo com medidas 185/55/R15 o carro agarra bem nas curvas, mas quando trecho é esburacado fica perigoso amassar uma rodas ou até mesmo rasgar um pneu. Outro fator que é influenciado é a suspensão que sofre um pouco com as anomalias de nossas ruas.

A convivência dentro do carro é muito boa. Com vários porta-trecos, o Symbol serve bem para o uso no dia-a-dia. Uma pena que os vidro não subam quando o alarme é acionado. Em alguns momentos esqueci o vidro aberto e tive que voltar ao carro para fechar.

O Renault avaliado é uma boa compra. Coloque na balança a quantidade de equipamentos de série oferecidos e veja se ele atende as suas necessidades. Repare que o Logan, seu maior concorrente, até tem um valor próximo, mas não aceita ABS nem como opcional. Os pontos mais críticos do Symbol ficam por conta da altura do teto traseiro e pelo desenho do porta-malas.

Ficha Técnica Renault Symbol 1.6 16V Hi-Flex Privilege
 
Motor 4 cilindros em linha, 16 válvulas, dianteiro, transversal, flex
Cilindrada 1 598 cm³
Potência 115 cv a 5 750 rpm (a)/110 cv a 5 750 rpm (g)
Potência específica 71,9 cv/l (a)
Torque 16 kgf.m a 3 750 rpm (a) / 15,2 kgf.m a 3 750 rpm (g)
Taxa de compressão 10,0:1
Transmissão Manual, 5 marchas
Tração Dianteira
Direção Hidráulica
Suspensão dianteira Independente, McPherson
Suspensão traseira Semi-independente, com barra estabilizadora
Freios dianteiros Discos ventilados
Freios traseiros Tambores
Rodas Liga leve, 15 polegadas
Pneus 185/55 R15
Comprimento 4,26 m
Altura 1,43 m
Largura 1,67 m
Entreeixos 2,47 m
Porta-malas 505 litros
Tanque 50 litros
Peso 1 045 kg
Peso/potência 9,0 kg/cv (a) / 9,5 Kg/cv (g)

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