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Suzuki anuncia 5 lançamentos para o Brasil este ano

12/04/2013 - 09:40 - Carlos Bazela e Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação / Agência INFOMOTO
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Após revelar a street de baixa capacidade cúbica GS 120, no início do mês, a Suzuki volta agora ao segmento na qual é mais conhecida: o de média/ alta cilindrada. Sendo assim, a J Toledo, representante da marca no Brasil, apresenta agora não uma, mas cinco motos que chegam ao mercado nacional nos próximos meses. Outra novidade da Suzuki é trazer pela primeira vez ao País modelos equipados com sistema de freios ABS, caso da trail DL 650 V-Strom, da naked GSR 750 e da sport touring GSX 1250FA. O mix de lançamentos também inclui a nova geração da superesportiva GSX-R 750 e a naked Gladius, que foi apresentada ao mercado internacional em 2008 e que traz motor de dois cilindros em “V”. Com as novas motos, que chegam entre os meses de maio e junho, a Suzuki injeta ânimo no seu line-up de média e alta cilindrada e torna ainda mais competitivo alguns segmentos, principalmente o das nakeds de 600 e 800cc.

V-Strom

Apresentada na Europa na virada do ano passado, a nova V-Strom chega ao Brasil na versão equipada com freios ABS de série pelo preço sugerido de R$ 34.900. Além do novo sistema de freios, a trail recebeu alterações na carenagem e na ergonomia. Os retoques estéticos a deixaram mais esguia do que sua versão anterior e alteraram a forma de encaixe das pernas, criando uma posição de pilotagem mais confortável.

A V-Strom também teve sua proteção aerodinâmica melhorada com estudos realizados em túneis de vento. Desta forma, o parabrisa ganhou novo desenho e agora têm três posições de ajuste. As mudanças também incluíram uma redução no tamanho do tanque de combustível de 22 para 20 litros, que resultaram em uma diminuição de peso. A nova V-Strom passou de 217 para 214 kg em ordem de marcha.

O motor da V-Strom manteve a arquitetura de dois cilindros em “V” a 90°, a refrigeração líquida e o duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC). Mas, apesar do curso e diâmetro dos pistões serem os mesmos e, consequentemente, a capacidade cúbica também (645 cm³), a Suzuki implantou alterações no propulsor para melhorar seu rendimento em baixas e médias rotações. O acionamento das oito válvulas (quatro por cilindro) agora é feito por uma mola simples em vez da antiga mola dupla. Segundo a marca, isso reduz as perdas mecânicas e permite uma alimentação mais precisa do motor. A nova V-Strom 650 chega em maio nas cores azul e branca.

Gladius

Com nome que remete às espadas dos antigos gladiadores romanos, a Gladius chega por R$ 26.990 e é marcada pelo farol excêntrico com um pequeno painel sobreposto. As linhas fluem para um tanque de formato circular e um banco muito bem desenhado em dois níveis, com baixa distância do solo, o que facilita a pilotagem. A rabeta minimalista, com a lanterna traseira embutida completa o desenho.

A Gladius conta com um propulsor de dois cilindros em “V” a 90º de 646 cm³, arrefecimento líquido e duplo comando de válvulas (DOHC). Para melhorar a combustão, a Gladius dotou cada cilindro com duas velas de ignição e conta com molas simples nas quatro válvulas por cilindro, que diminuem a perda mecânica e garantem um funcionamento mais suave.

A naked é montada sobre um quadro de aço em treliça e a suspensão dianteira traz garfo telescópico convencional com ajuste na pré-carga da mola. Atrás, a balança de formato tradicional e feita em aço tem um único conjunto mola-amortecedor com sete regulagens da pré-carga da mola. Os freios tem disco duplo flutuante de 290 mm de diâmetro na dianteira e de 240 mm de diâmetro na traseira. Ambos com pinças deslizantes de pistão único atrás e duplo na frente. A Gladius poderá ser adquirida nas cores azul, preta e cinza a partir de junho.

GSR 750

Totalmente nova para o mercado brasileiro, a GSR 750 chega para apimentar ainda mais o segmento das nakeds tetracilíndricas. Traz na manga freios ABS de série e preço sugerido de R$ 36.900. De cara, a moto chama a atenção por seu design radical com desenho futurista. Outros detalhes ficam por conta do assento do piloto, cuidadosamente projetado para se encaixar com as tampas laterais do chassi e do assento de garupa removível, que guarda um compartimento para armazenar objetos pequenos.

A GSR 750 está equipada com motor de quatro cilindros em linha e 749 cm³, capaz de gerar 106 cv a 10.000 rpm e 8,16 kgf.m a 9.000 de torque. A nova naked da Suzuki gosta de trabalhar em altos giros, mas também sabe rodar em baixos e médios regimes de rotação, graças à válvula instalada nos tubos de escape, que também melhoram a resposta do acelerador.

Para dar o tom de esportividade, a GSR 750 conta com suspensão dianteira tipo garfo telescópico invertido com précarga da mola, retorno e compressão ajustáveis e balança traseira monoamortecida com link e sete modos de ajuste na précarga da mola. Para segurar a naked da Suzuki, freios com disco duplo flutuante de 310 mm na dianteira com pinça flutuante de pistão duplo e disco único de 240 mm na roda traseira também com pinça flutuante, mas de pistão único. O conjunto conta com o auxílio do ABS de série. A GSR 750 chega nas cores branca, azul e preta e estará nas lojas em maio.

GSX-R 750

Visualmente alinhada com o modelo vendido na Europa, a superesportiva GSX-R 750 passou por um sutil facelift, mas suficiente para se perceber que não estamos vendo a mesma moto do ano passado. A carenagem lateral foi redesenhada e apresenta menos cortes do que sua versão anterior e o escapamento foi remodelado com saída e protetor de calor diferentes.

A maior mudança, entretanto, está na dianteira. O novo conjunto óptico abandona o formato de “tridente” anterior para adotar um desenho mais compacto e poligonal. As entradas de ar frontais também mudaram e estão menos protuberantes do que a moto de 2012.

Já o propulsor da GSX-R 750 permanece o mesmo tetracilíndrico em linha de 750 cm³ com duplo comando no cabeçote (DOHC) e arrefecimento líquido. Os números de desempenho também são os mesmos: 150 cv de potência máxima a 13.200 rpm e até 8,80 kgf.m de torque a 11.200 rpm.

Embora conserve os 810 mm de altura do assento, a moto está menor e mais leve. Comprimento total, entre-eixos e largura total caíram para 2.030, 1.390 e 710 mm, respectivamente. O peso também diminuiu para 190 kg em ordem de marcha, mas, em contrapartida, a GSX-R 750 está mais alta e distante do solo, com 1.135 e 130 mm de altura total e distância do solo, nessa ordem. A nova superesportiva média da Suzuki chega às concessionárias da marca em junho, nas cores azul e preta, pelo preço sugerido de R$ 49.900.

GSX 1250FA

Assim como já acontece com a versão de 650cc da Bandit, a naked com motor de 1250cc também passará a ter no Brasil sua versão carenada. Com foco nos praticantes do mototurismo, a Suzuki traz ao país a partir de junho a GSX 1250FA nas cores preta, branca e azul pelo preço sugerido de R$ 39.900.
Esteticamente, o modelo apresenta diversas semelhanças com a GSX 650F. O desenho da carenagem e a posição das entradas de ar são tão parecidos que a única diferença fica por conta dos dois cortes maiores na lateral da moto de 1250cc.

Por baixo da carenagem está o mesmo conjunto mecânico que compõe as versões naked e “S” da Bandit. O propulsor com quatro cilindros em linha de 1.255 cm³, de arrefecimento líquido e com duplo comando no cabeçote (DOHC) é capaz de gerar até 98 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque máximo de 11 kgf.m a 3.700 rpm, segundo as especificações técnicas fornecidas pela montadora. Se o motor é o mesmo das motos que vemos rodando por aqui há algum tempo, a Suzuki inova no Brasil ao trazer a sport touring com sistema ABS de série, que chega para auxiliar o conjunto formado por discos duplos de 310 mm de diâmetro na dianteira e 240 mm na traseira.

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