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Suzuki GS 120 é receita popular

04/07/2013 - 09:57 - Cicero Lima / Agência INFOMOTO - FOTOS: Mario Villaescusa / Agência INFOMOTO
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A receita da pequena Suzuki GS 120 traz ingredientes necessários para fazer sucesso: baixo preço e eficiência. A palavra eficiência está diretamente ligada às necessidades do público entrante, gente que compra sua primeira moto.

A nova Suzuki de baixa cilindrada é uma moto básica e de projeto simples. A começar pelo motor de um cilindro com apenas 113 cm³ de capacidade cúbica e refrigeração a ar/óleo. Sua potência máxima é de apenas 8,43 cv a 8.000 giros e o torque de 0,88 kgf.m a 5.500 rpm. Números que não empolgam, mas na prática a moto é honesta em relação ao desempenho. Consegue encarar ladeiras, até com garupa, e não exige redução de marcha a todo momento.

Falando em marcha, o sistema de câmbio rotativo é bem fácil de operar. Suas quatro marchas são engatadas forçando o pedal para baixo – semelhante às motocicletas CUB, como a Honda Biz e a Yamaha Crypton. Para reduzir as marchas - passar de quarta para terceira, por exemplo - basta usar o calcanhar. Associado a uma embreagem macia e precisa, o conjunto faz da troca de marchas uma operação simples.

Como sua proposta é ser uma moto popular de baixo custo a GS 120 não oferece partida elétrica. Caso o motor esteja frio, geralmente na primeira partida do dia, será preciso acionar a alavanca do afogador. Uma operação já um pouco ultrapassada, mas necessária em modelos carburados. Nas saídas, o motor mostra disposição condizente com sua capacidade, deixando o piloto iniciante bem à vontade, sem medo que a moto morra na hora de começar a rodar.

Ciclística espartana

O banco tem um desenho simples, porém é macio e sua camada de espuma oferece conforto à garupa. A suspensão é outro ponto de destaque na pequena GS 120. Bichoque na traseira, oferece regulagens (pré-carga das molas) para transporte de garupa ou cargas – a moto conta com um pequeno bagageiro. Já as rodas pequenas (17 polegadas) exigem cuidado, mas o conjunto trabalha de forma harmoniosa.

Embora o forte da GS 120 não seja a velocidade, a motinho superou os 80 km/h, permitindo que ela circule em vias rápidas nas cidades, porém não é aconselhável utilizá-la em estradas rápidas.

Leve – 107 kg em ordem de marcha –, a pequena GS 120 manobra com agilidade entre os carros e traz alguns equipamentos que facilitam a vida do piloto. O cavalete central é um deles, muito útil na hora de estacionar a moto e fazer a manutenção (como verificar a folga da corrente ou regular o freio traseiro).

Equipada com freio a tambor, o sistema exige que o piloto esteja alerta e antecipe as frenagens, pois é menos eficiente que os freios a disco. Apesar disso, se mostrou adequada a sua proposta.

O painel é básico e traz marcador de marchas e hodômetro total/parcial e luzes espias. Sentimos falta do marcador de combustível. Nos comandos o piloto conta com lampejador de farol alto e até contra peso nas extremidades do guidão, verdadeiros “luxos” nessa categoria.

Como a moto foi avaliada em um condomínio fechado, pois não estava emplacada, não foi possível avaliar seu consumo. Mas tudo leva a crer que sua autonomia (tanque de 9,2 litros) e economia de gasolina também sejam características positivas do modelo.

Por ser uma moto de baixo preço – pode ser adquirida em 60 parcelas de R$ 85,29 por intermédio do Consórcio Nacional Suzuki – e sua proposta é ser a primeira moto de muita gente, a GS 120 se mostrou uma excelente receita popular.

Ficha Técnica Suzuki GS 120

Motor
4 tempos, monocilíndrico, OHC, refrigerado a ar
Potência máxima: 8,4 cv a 8.000 rpm
Torque máximo: 0,88 kgf.m a 5.500 rpm
Capacidade cúbica: 113 cm³
Transmissão: 4 velocidades
Alimentação: Carburador
Partida: Pedal
Dimensões
Comprimento Total: 1.900 mm
Largura Total: 750 mm
Altura Total: 1.050 mm
Altura do Assento: 766 mm
Peso: 107 Kg (em ordem de marcha)
Suspensão
Dianteira: Telescópica de amortecimento hidráulico, mola helicoidal
Traseira: Balança com dois amortecedores com ajustes de pré-carga das molas
Freio
Dianteiro: Tambor
Traseiro: Tambor
Tanque: 9,2 litros
Cores: Vermelha, Preta, Branca, Cinza e Azul
Preço Sugerido (sem frete): R$ 3.990

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