Encontre produtos e serviços para seu veículo.
Adesivagem Ar Condicionado Auto Elétricas Auto Escolas Auto Mecânicas Auto Peças Auto Postos Auto Vidros Chaveiros Corretoras de Seguro Despachantes Escapamentos Ferro Velho Funilaria e Pintura Guincho Insulfilm Lavagem e Polimento Locadoras Martelinho de Ouro Moto Peças Radiadores Recuperadoras Rodas, Pneus e Cia Som e Acessórios Tapeçaria Táxi Velocimetros Vistoria e InspeçãoPara a temporada off-road 2009 no Brasil a equipe oficial de fábrica da Honda chegou acelerando forte. Na tarde de 25 de março em seu centro de treinamento, em Indaiatuba (SP), a marca apresentou seus pilotos e motocicletas que irão competir neste ano. A novidade mais esperada foi a CRF 450R, agora alimentada por injeção eletrônica de combustível. A moto foi inteiramente revista (quadro, motor, alimentação etc) e passou por um regime de dois quilos.
Entre as melhorias na versão 2009, a motocicleta está mais estreita, com o centro de gravidade mais baixo e uma melhor distribuição de potência, devido ao novo sistema de alimentação.
Injeção eletrônica na categoria principal
Utilizada na categoria MX1, a principal do Campeonato Brasileiro de Motocross, a CRF 450R é um dos principais “reforços” para esta temporada. “É um projeto totalmente novo, tem uma ciclística melhor e está mais leve. São apenas três quilos a mais que a CRF 250 R, de menor capacidade”, ressaltou o paranaense Leandro Silva, um dos cinco pilotos da marca na categoria. Olhando-se para a nova CRF, ela nem parece uma moto de 450cc.
Leandro também elogiou o desempenho da nova 450cc. “O motor está mais compacto e posicionado mais à frente, melhorando o centro de gravidade. Ela melhorou muito nas entradas de curva em relação a versão anterior”. Para finalizar o piloto falou sobre a melhoria do propulsor com a adoção da injeção eletrônica de combustível: “A moto em baixa está mais dócil, porém continua uma 450 quando você precisa enrolar o cabo”.
Wilson Yasuda, gerente de competições da Honda no Brasil, completou os elogios à nova moto. “A distribuição de peso foi otimizada, passando da proporção anterior 40% na dianteira e 60% na traseira para 50/50%”, explica. Sobre a alimentação da nova motocicleta ele diz: “A injeção tem um sistema que mede a temperatura do óleo e verifica a composição do combustível, isentando o uso de sonda lambda”, explicando sobre a ausência de tal equipamento, presente nas motos injetadas “de rua”.
Só na terra?
Além dos cinco campeonatos em que o Team Honda participará (Brasileiro de Motocross, Brasileiro de Supercross, Brasileiro de Arena Cross, Brasileiro de Enduro de Regularidade e Rally Internacional dos Sertões), o Team Honda também apresenta novidades como patrocínio principal para a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Motocross, que acontecerá em Canelinha (SC), em 13 de setembro.
Questionado sobre o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, o diretor comercial da Honda, Roberto Akiyama, respondeu: “Nós gostamos de competições. A Honda não patrocina mais o campeonato e a questão de patrocinar os pilotos está em aberto”. Antiga patrocinadora da modalidade de pista, neste ano a Honda decidiu não investir em patrocínio na motovelocidade. A empresa japonesa priorizou as competições off-road em 2009.
A equipe
Após conquistar 14 títulos em 2008 em diversas modalidades off-road, os pilotos da equipe também estiveram presentes no evento. No total são 18 pilotos que competirão em cinco campeonatos.
As motos utilizadas pela equipe são: CRF 150 RB, CRF 230 F, CRF 250 R, CRF 450 R, CRF 250 X e CRF 450 X para motocross, enduro de regularidade e rali.
A estreia do esquadrão da Honda acontecerá neste final de semana, dias 28 e 29 de março, no Centro Educacional de Trânsito Honda, em Indaiatuba (SP), onde acontece a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross.
© 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados