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Terceira geração do ATV da Honda é muito mais que lazer

23/05/2014 - 14:01 - Roberto Brandão Filho / Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação
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O mercado brasileiro de ATV´s (quadriciclos) ainda é muito pequeno – foram vendidas 7.000 unidades ao longo de 2013, sendo que destas, mais da metade voltadas para o lazer. Só como comparação, nos Estados Unidos, principal mercado de ATV´s do mundo, vende-se em média 500 mil unidades/ano, que são usadas principalmente para o trabalho. 

A fim de mostrar que esse é um mercado com futuro no Brasil, principalmente entre os pequenos produtores rurais, a Honda lançou no País a terceira geração do quadriciclo TRX 420 Fourtrax. 

Remodelado, o modelo mostrou ser uma boa opção para quem quer substituir equipamentos pesados e caros como, por exemplo, tratores. Um veículo menor, mais barato, capaz de ter diferentes utilidades com uma gama de implementos pode até ajudar a aumentar a produtividade. 

Produzido em Manaus (AM) é oferecido pela Honda em duas versões. Os valores partem de R$ 18.890 (TM – 4x2) e R$ 20.990 (FM – 4x2 e 4x4). O modelo topo de linha traz como diferencial um novo painel de instrumentos digital contendo informações importantíssimas para este tipo de veículo, como horímetro, que marca seu tempo de uso e aviso de manutenção.

Capacidade profissional

A terceira geração do quadriciclo da Honda recebeu mudanças que ajudam a destacar o lado profissional do Fourtrax. As novas carenagens dianteiras – agora formadas por subpeças – trarão um menor custo de manutenção e diminuirão o tempo de reparo, segundo a Honda. Em caso de avarias, este é um ponto importante para quem precisa do veículo para seu sustento. Outra mudança nesse sentido são os faróis, agora com lâmpadas de 35 watts, que ficaram mais fortes para permitir a utilização do ATV mesmo quando o dia acaba. 

Para dar conta do trabalho duro que se propõe a fazer, o TRX 420 Fourtrax 2014 ganhou um novo chassi de duplo berço fabricado em aço de alta resistência e 20% mais rígido que a versão anterior – segundo a Honda. O conjunto de suspensões também recebeu alguns ajustes para encarar a dura vida no campo. Nas rodas dianteiras, suspensões independentes de cada lado com amortecedores de dupla ação do tipo “double wishbone”. 

Na traseira, monoamortecedor que, de acordo com a fabricante, melhora a distribuição de peso, principalmente quando há algum implemento acoplado ao reboque. O conjunto oferece curso de 170 mm, 10 mm a mais que a versão anterior, o que garante maior capacidade de absorção de impactos e de transposição de obstáculos. Capaz de carregar bastante peso, o Fourtrax é equipado com bagageiro dianteiro, que pode transportar volumes de até 30 kg, e traseiro, com peso limite de 60 kg. Além disso, o quadriciclo japonês suporta 220 kg de capacidade de carga e pode rebocar até 385 kg.

Coração mais forte

O propulsor da terceira geração do TRX 420 Fourtrax, apesar de ter a mesma arquitetura do seu antecessor – motor OHV monocilíndrico 420cc, 4 tempos, com arrefecimento líquido e sistema de injeção eletrônica PGM-FI – sofreu alterações no corpo da borboleta e também no sistema de escape, que permitiram um aumento da potência e torque máximos. O motor agora produz 26,9 cv a 6.250 rpm, com torque de 3,4 kgf.m a 5.000 rpm, contra antigos 26,5 cv aos 6.500 giros e 3.09 kgf.m de torque a 5.500 rpm. Com o aumento da potência gerada, o novo alternador ampliou a capacidade de geração de energia em até 21%, assegurando a possibilidade de conectar mais acessórios, como, por exemplo, carregar um celular ou plugar o GPS. O tanque de combustível foi ampliado e agora tem capacidade para 14,4 litros.

“No início das vendas do produto no país, lá trás, em 2002, o uso era quase que 100% para o lazer. No entanto, com o passar dos anos, o consumidor começou a compreender o lado profissional do quadriciclo e, com isso, a procura pelo produto e as vendas também aumentaram. Os trabalhadores, principalmente rurais, começaram a perceber que um ATV é capaz de chegar a locais de difícil acesso – onde máquinas pesadas não chegam –, custam menos e são mais versáteis”, disse Alfredo Guedes Jr., engenheiro da Honda.

Diferentes usos

A versão FM (4x2/4x4), que de acordo com a fabricante, representará 99% de todas as unidades fabricadas no Brasil. Conta ainda com um avançado sistema de seleção de tração (Trax Lok System), que alterna de forma fácil e rápida para 4x2 ou 4x4, dependendo do tipo de terreno e uso. Para o trabalho, a 4x4. Para o lazer, a 4x2. Apresenta ainda um diferencial dianteiro autoblocante dotado de sensor de torque e limitador de deslizamento, garantindo estabilidade em qualquer tipo de terreno.

No campo do trabalho, algumas empresas já estão se preparando para suprir a demanda gerada pelo uso de quadriciclos. É o caso da Moldemaq (www.moldemaq.com.br), de Jaraguá do Sul (SC), que já desenvolveu implementos como roçadeira, carreta e lâmina niveladora.

No entanto, a própria Honda já adaptou alguns modelos com outras utilidades como, por exemplo, o ATV dos bombeiros do CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda) e o quadriciclo que será utilizado Granja Comari, base da Seleção Brasileira de Futebol, como ferramenta de trabalho e segurança. Ambos foram totalmente equipados para atender as necessidades de cada utilização (resgate e manutenção). 

Com o lançamento da nova geração de seus quadriciclos, a Honda espera quase duplicar suas vendas. Em 2013 foram comercializados 3.893 unidades do TRX 420 Fourtrax e a fabricante quer fechar 2014 com 6.000 desses veículos comercializados.
Ficha técnica

Honda TRX 420 Fourtrax

Motor    OHV, monocilíndrico 4 tempos, refrigeração líquida
Capacidade cúbica    420 cm³
Potência máxima (declarada)    26,9 cv a 6.250 rpm 
Torque máximo (declarado)    3,4 kgf.m a 5.000 rpm
Câmbio    Cinco marchas + Ré
Transmissão final    Eixo-cardã
Alimentação    Injeção eletrônica
Partida    Elétrica
Quadro    Berço Duplo
Suspensão dianteira    Double Wishbone com 170 mm de curso
Suspensão traseira    Tipo “Trailing” concebido para tração de reboque (monoamortecedor) com 170 mm de curso
Freio dianteiro    Dois discos dianteiros de 156 mm de diâmetro
Freio traseiro A tambor de 160 mm de diâmetro
Pneus    AT 24 X 10-11 (sem câmara - diant.)/ AT 24 X 8-12 (sem câmara – tras.) 
Comprimento    2.103 mm
Largura    1.205 mm 
Distância entre-eixos    1.268 mm
Distância do solo    183 mm 
Altura do assento    856 mm
Peso em ordem de marcha    Não Disponível
Peso a seco    247 kg (4x2) /263 kg (4x4)
Tanque de combustível    14.7 litros
Cor    Vermelha e Verde
Preço    R$ 18.890,00 (versão 4x2 - TM) e R$ 20.990,00 (versão 4x4 - FM)

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