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A moto tem estilo próprio, bem “retrô”, com farol quadrado, pára-barro de borracha na parte inferior do pára-lama dianteiro e um pequeno bagageiro sobre a rabeta. Com aparência de moto dos anos 70, a Traxx Fly testada estava pintada com um azul “Yamaha”.
Motor e aderência
O motor da Fly gera 12,5 cv de potência máxima a 8.500 rpm e 0,8 kgf.m a 8.000 rpm de torque máximo. Na prática, essa on/off-road apresenta uma reação mais lenta que a maioria das 125/150 cc. Mas mantendo o giro alto, a moto da Traxx roda bem no trânsito. Porém, com o “cabo enrolado” a vibração do propulsor chega a irritar o piloto.
Os pneus da Fly parecem não gostar de ondulações, muito menos de emendas de asfalto. De origem chinesa e de nome impronunciável, os pneus não oferecem uma boa estabilidade ao passar por irregularidades no piso, gerando chacoalhões indesejáveis na moto. Além disso, os pneus de uma motocicleta são parte integrante do conjunto de suspensões. Calçada com bons pneus, a moto seria mais estável, absorveria melhor os impactos com o solo e transmitiria menos vibração ao piloto. Segundo a assessoria de imprensa da Traxx, a versão 2009 da motocicleta será montada com pneus nacionais (Rinaldi).
Ciclística
Olhando mais atentamente, a moto oferece outro diferencial em relação às motos trail de 125cc: o freio a disco também na roda traseira. O modelo da Traxx tem o flexível do freio traseiro montado na parte superior da balança, evitando pedradas e, consequentemente, avarias no sistema de freio.
A Fly é alta, fina e roda com desenvoltura pelo trânsito carregado dos grandes centros. Isso se deve também ao guidão alto, que não esbarra na maioria dos espelhos retrovisores dos carros. Sua posição de pilotagem lembra a da Honda XR 250 Tornado, bem ereta e braços abertos. O banco é estreito e cansa o piloto após algumas horas montado nessa Traxx.
O conjunto de suspensão – telescópica de 160 mm de curso na dianteira e monoamortecida de 213 mm de curso na traseira – absorve as imperfeições do asfalto. Por conta do comportamento “mole” no momento da compressão e retorno das suspensões, a Fly não é indicada para uso extremo no off-road ou rodar com garupa. A traseira chega ao fim de curso com facilidade e o garupa tem pouco espaço para se acomodar.
Um detalhe curioso nessa moto é que para ligar o motor – por partida elétrica ou pedal, a embreagem precisa ser acionada, mas o descanso lateral deve estar recolhido. Esse fato deve incomodar um pouco o motociclista que tem o costume de ligar a moto pela manhã e deixá-la esquentando antes de sair.
Para os mais desatentos, a Fly tem aviso sonoro das setas ligadas. Barulhento, o sistema é muito útil para os “marinheiros de primeira viagem” .
Com preço sugerido de R$ 6.158,00, a Traxx Fly é mais barata que suas principais concorrentes - Honda NXR 150 Bros KS (R$ 7.180,00) e Yamaha XTZ 125 K (RS 7.013,00). Além disso, a moto com tecnologia chinesa pode ser uma boa opção por não ser um modelo visado pelos “amigos do alheio”.
FICHA TÉCNICA Traxx Fly 125
Motor OHC, Monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar,
Cilindrada 124 cm³
Diâmetro x curso 56,5 x 49,5 mm
Alimentação Carburador
Potência máxima 12,5 cv a 8.500 rpm
Torque máximo 0,8 kgf.m a 8.000 rpm
Câmbio Cinco velocidades
Transmissão final Corrente
Partida Elétrica / pedal
Quadro berço duplo
Suspensão dianteira Telescópica, com 160 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecida, com 213 mm de curso
Freio dianteiro Disco simples com acionamento hidráulico, com pistão duplo
Freio traseiro Disco simples com acionamento hidráulico, com pistão duplo
Pneu dianteiro 2.75-21-PR
Pneu traseiro 4.10-18-PR
Comprimento 2.100 mm
Altura 1.170 mm
Largura 855 mm
Distância entre eixos 1.370 mm
Altura mínima do solo 270 mm
Peso a seco 110 kg
Tanque de combustível 8,3 litros (1,3 litros de reserva inclusos)
Cores azul, preta e vermelha
PREÇO R$ 6.158,00
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