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Mesmo com essas especificações modestas, a Ninja 250R comporta-se como uma superesportiva em miniatura. Outra boa notícia é que a moto está sendo vendida por um preço sugerido de R$ 15.550.
A potência máxima de 33 cavalos, além de superior a outras motos com a mesma capacidade cúbica, chega somente com o motor girando a 11.000 rotações, como em uma autêntica esportiva. O lado negativo disso é que abaixo dos 6.000 rpm a Ninja 250R não tem força, já que o torque máximo – 2,24 kgf.m – só aparece a 8.200 rpm.
Nos testes de pista, a 250R fez de 0 a 100 km/h em 9,59 segundos. Para brincar de esportiva com a Ninja baby o motociclista precisa girar o acelerador com vontade e passar as marchas em altas rotações para atingir a velocidade máxima de 158 km/h. Caso contrário, vai se sentir pilotando uma 250cm³ comum.
Porta de entrada para o mundo das esportivas da marca japonesa, a Kawa 250R foi projetada para os motociclistas iniciantes. O caráter de mini-esportiva cumpre a função de acostumar os menos experientes ao comportamento das motos maiores. E não só pelo desempenho do motor.
Os freios, a disco em ambas as rodas, parecem ter sido superdimensionados para os 170 kg (peso a seco) da moto. Têm um funcionamento eficiente e até arisco. É preciso dosar a mão para não levar sustos.
Posição confortável
Apesar de herdar o visual de suas irmãs maiores, a Kawa 250R deixa de lado a posição de pilotagem esportiva. Na Ninjinha os semi guidões são mais altos, montados sobre a caixa de direção, e não diretamente no garfo dianteiro. As pedaleiras posicionadas mais a frente não deixam as pernas tão flexionadas. O resultado é uma postura mais ereta e natural do que em outras motos do segmento.
O painel espartano faz o motociclista perceber que a Kawa 250R não é uma superesportiva de última geração. Com desenho retrógrado, os três mostradores circulares e de leitura analógica informam rotação do motor, temperatura do motor e velocímetro, com escala até otimistas 200 km/h.
Suas suspensões simples também denunciam que a Ninja 250R é mais imagem que conteúdo. Na dianteira, garfo telescópico convencional sem nenhum ajuste e, na traseira, balança monoamortecida com a básica regulagem da mola. Nada de sofisticação, mas mostraram funcionamento de acordo com a proposta da moto.
Mais acessível
A Kawasaki Ninja 250R tem mesmo o apelo visual como grande atributo para atrair motociclistas que buscam exclusividade no segmento de baixa cilindrada a um preço acessível. Atualmente fabricada na Tailândia e importada oficialmente pela Kawasaki do Brasil, a mini Ninja será fabricada no País ainda este ano. Por este motivo a marca decidiu baratear o modelo. A Ninja 250R está sendo vendida por R$ 15.550, mais frete. Quem não gostou muito da notícia foram os motociclistas que pagaram R$ 18.800 pela Ninjinha antes de 20 agosto.
Ficha técnica Kawasaki Ninja 250R
Motor DOHC, quatro tempos, dois cilindros paralelos, refrigeração líquida
Cilindrada 249 cm³
Diâmetro x curso 62,0 x 41,2 mm
Taxa de compressão 11,6:1
Potência máxima 33 cv a 11.000 rpm
Torque máximo 2,24 kgf•m a 8.200 rpm
Sistema de Combustível Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Câmbio Seis velocidades
Transmissão Corrente
Embreagem Multidisco banhado a óleo
Quadro Tubular em aço do tipo diamante
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico de 37 mm e 120 mm de curso
Traseira Uni-Trak com amortecedor a gás, com cinco ajustes na pré-carga da mola e 130 mm de curso
Rodas e Pneus
Dianteiro 110/70-17M/C (54S)
Traseiro 130/70-17M/C (62S)
Freios
Dianteiro Disco de 290 mm, com pinça de duplo pistão
Traseiro Disco de 220 mm, com pinça de duplo pistão
Dimensões CxLxA 2.085 mm x 715 mm x 1.115 mm
Entre-eixos 1.400 mm
Distância do solo 130 mm
Altura do assento 775 mm
Capacidade do tanque 17 litros
Peso seco 152 kg
Preço R$ 15.550
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