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Segundo informa a Toyota, o airbag fornecido pela Takata tem risco de mau funcionamento, podendo causar lesões pela explosão inadequada e, em casos extremos, pode causar incêndio a bordo. É o mesmo motivo da convocação feita no Brasil em abril de 2013. Portanto, ao que parece, a montadora não conseguiu sanar o problema da primeira vez e agora convoca novamente os proprietários do Corolla envolvido. Desta vez, contudo, a Toyota informa que os proprietários dos veículos que tiveram a substituição da bolsa do airbag dianteiro do passageiro, na campanha do ano passado, não precisam comparecer novamente.
Nos Estados Unidos, a montadora alegou que não havia recebido todas as informações necessárias da Takata, e por isso precisou fazer nova campanha. A Takata fornece o mesmo equipamento para outras fabricantes japonesas Honda (Civic e CR-V) e Nissan (Frontier e Pathfinder), que também fizeram recall do airbag no ano passado, inclusive no Brasil, mas até o momento nenhuma delas voltou a se pronunciar sobre a possibilidade de nova convocação.
Cinco meses sem airbag
A Toyota publicou nos jornais da terça-feira,17, um comunicado sobre a abertura da campanha de recall do Corolla versões XEi e SEG, produzidos de 31 de maio de 2002 a 6 de agosto de 2003, envolvendo os números de chassis no intervalo entre 8500004 e 8530349 (exatamente os mesmos convocados em abril de 2013).
Assim como fez no ano passado, pelo risco de lesão física, a Toyota pede que o banco do passageiro dos carros envolvidos não seja usado até que o proprietário faça uma visita a uma concessionária. E também igualmente a 2013, a campanha de recall foi dividida em duas fases: na primeira, que começa imediatamente, deve-se levar o veículo à oficina autorizada para desligamento do airbag frontal direito, onde será colado um adesivo de alerta sobre a desativação da bolsa; e depois, só a partir de 3 de novembro, será agendada nova visita para troca do dispositivo e reativação do sistema de segurança, sem nenhum custo ao consumidor.
Na prática, o proprietário de um carro envolvido no recall deverá aguardar, no mínimo, quase cinco meses para voltar a ter o sistema completo de airbag funcionando em seu Corolla. Caso aconteça algum acidente durante esse intervalo, o passageiro ficará exposto, sem a proteção da bolsa de ar.
Para agendar o atendimento, os proprietários deverão entrar em contato com a rede de concessionárias Toyota. Os endereços e telefones estão disponíveis no site www.toyota.com.br).
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