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De acordo com anúncio do órgão americano na terça-feira, 18, a fabricante de veículos japonesa admite que enganou os consumidores americanos ao omitir informações e ao fazer falsas declarações sobre dois problemas de segurança, sendo que cada um deles causava aceleração involuntária dos carros. O acordo entre a Toyota e o Departamento de Justiça encerra uma investigação de quatro anos das autoridades norte-americanas.
Eric Holder, procurador-geral dos Estados Unidos, declarou em entrevista coletiva à imprensa americana que “a conduta da Toyota foi vergonhosa” e por conta disso o alto valor da multa serve para que “outras montadoras não repitam o erro da montadora”. “Um recall pode prejudicar a reputação de um marca, mas enganar o consumidor traz prejuízos ainda mais duradouros”, apontou.
Os mesmos promotores que cuidaram do caso da Toyota, que ficam em escritório em Manhattan, vão tratar do atraso da GM, de mais de uma década, em convocar campanha de recall nos Estados Unidos.
Segundo informações da agência de notícias Reuters, em abril de 2010, a Toyota já havia concordado em pagar multa de quase US$ 16,5 milhões ao departamento de transportes e segurança viária americano, o NHTSA, por não ter notificado as autoridades sobre a falha de aceleração. A multa foi também a maior cobrada pelo departamento.
Carly Schaffner, porta-voz da Toyota, declarou à Reuters que a “empresa tem cooperado com a Procuradoria dos Estados Unidos nesta questão por mais de quatro anos, que neste período fez mudanças fundamentais para torna-se uma organização mais sensível e focada em consumidores e que está empenhada em melhoras contínuas.”
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