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São 277 cavalos, que o coloca no mesmo patamar de SUVs importados de preço superior e consolida o Chevrolet como o veículo de passageiros nacional de produção mais potente da história.
Além disso, o Trailblazer recebeu nova calibração da transmissão automática, o que proporcionou trocas de marcha ainda mais suaves.
Por dentro, o modelo 2015 sofistica-se ao adotar forração de couro bicolor para os bancos e painel com detalhes em preto brilhante --uma tendência entre carros de luxo.
O maior nível de sofisticação também pode ser percebido por meio do sistema de isolamento acústico reforçado e pelo novo acerto da suspensão, que deixou o veículo, inclusive, mais prazeroso de guiar.
Essas mudanças também são extensivas à versão turbodiesel.
“Com essa dose extra de conforto, refinamento e performance, o Trailblazer sobe de patamar, sem perder sua principal virtude: a robustez para enfrentar as mais severas condições de terreno”, define Samuel Russell, diretor de marketing da General Motors.
Injeção direta
Além de uma opção 2.8L turbodiesel com 200 cavalos de potência e 51 kgfm de torque, o Trailblazer é ofertado com a nova geração do propulsor 3.6L HFV6, que incorpora, entre outras tecnologias, injeção direta de gasolina SIDI (Spark Ignition Direct Injection).
Inédito em modelos nacionais do segmento, esse sistema permite ao motor trabalhar com uma maior eficiência volumétrica, pois o combustível é injetado diretamente na câmara de combustão, gerando uma economia de 4% de consumo de combustível.
O propulsor passa a contar também com quatro comandos de válvulas continuamente variáveis, bloco em alumínio com ferro fundido nodular, pistões em alumínio com pino flutuante e resfriamento por jatos de óleo, além de coletor de exaustão integrado ao cabeçote.
Com isso, o torque foi de 33,5 kgfm para 34,5 kgfm, enquanto a potência saltou de 239 cv para 277 cv, um ganho de aproximadamente 38 cv. Outra vantagem de todas essas inovações está na redução do consumo de combustível e dos índices de emissões de poluentes.
“O motor 3.6L HFV6 traz o que há de mais moderno no mercado global para propulsores aspirados, incluindo coletor de admissão em plástico e coletor de escapamento integrado ao cabeçote”, diz Paulo Riedel, diretor de engenharia de Powertrain da GM.
Destaque para os quatro comandos de válvulas continuamente variável, que otimizam o desempenho do motor conforme a necessidade do veículo, para os pistões em alumínio com pino flutuante (de menor massa e atrito) e para o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, que favorece o rápido aquecimento do catalizador, reduzindo as emissões.
Um gráfico no computador de bordo do carro é um auxilio extra para o motorista guiar de forma mais econômica.
Outra particularidade da segunda geração do motor 3.6L HFV6 da Chevrolet é o bloco em alumínio com camisas em ferro fundido nodular. Essa característica aumenta a vida útil do motor e facilita a manutenção.
Em função da maior potência e do torque do motor, a transmissão automática de seis velocidades recebeu nova calibração, permitindo uma condução ainda mais suave, além de acelerações e retomadas mais vigorosas.
Conforto e sofisticação
Basta entrar na cabine para logo notar as evoluções no acabamento interno do Trailblazer 2015. A começar pelo painel, que ganhou tom mais sóbrio, o que ressalta as novas molduras em preto brilhante e os detalhes cromados, como a anel decorativo do sistema do ar-condicionado digital.
Esta aplicação de pintura especial deixou o painel com uma textura mais suave ao toque; enquanto o revestimento em couro premium bicolor dos bancos traz o tom Brownstone como predominante. A costura é pespontada.
“O acabamento segue uma tendência europeia de acabamento para carros de luxo”, justifica Carlos Barba, diretor de design da GM América do Sul.
Três fileiras de assentos em diferentes níveis de altura proporcionam ótima visibilidade para os sete ocupantes. Mesmo quem vai acomodado na parte traseira conta com sistema de climatização individual e ajustável.
Há também muito espaço para bagagem. O compartimento do utilitário da Chevrolet vai de 205 litros a 1.830 litros, dependendo da configuração dos bancos.
Dinâmica aprimorada
O Trailblazer passou também por evoluções dinâmicas. O SUV teve a suspensão dianteira recalibrada com o intuito de deixar o conjunto mais rígido, e a direção, mais direta. Uma das mudanças promovidas estão nas buchas, que passaram a ter maior rigidez. O resultado é um veículo mais estável em trechos urbanos e ainda confortável em pisos irregulares.
Essa sensação de requinte também é notada pelo silêncio na cabine, que recebeu um novo pacote de isolamento acústico.
Oferecido em versão única de acabamento (LTZ), o Trailblazer vem completo de série. Entre os itens de segurança destacam-se os airbags laterais e de cortina, os controles eletrônicos de tração e de estabilidade (TC e ESP) e o controle de balanço de reboque (TSC), que aciona automaticamente os freios e reduz o torque do motor, caso seja detectado alteração da trajetória do trailer, por exemplo.
A lista inclui Assistente de Partida em Rampas (Hill Start Assist), que não permite que o veículo recue em saídas íngremes, e o Assistente de Descida (Hill Descend Control), que controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior segurança.
Banco do motorista com regulagens elétricas e sistema multimídia Chevrolet MyLink com GPS e câmera de ré completam a relação.
O utilitário esportivo tem ainda à disposição uma extensa lista de acessórios, como tablet de 7” com suporte para encosto de cabeça e sensor de estacionamento dianteiro.
Com 4,88 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 2,85 metros de distância entreeixos, o Trailblazer também é o maior entre os utilitários esportivos nacionais e o único equipado com rodas de 18 polegadas e lanternas de LED.
O SUV da Chevrolet tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem e é oferecido nas cores Branco Summit, Carbon Flash, Prata Switchblade, Cinza Aztec, Cinza Cyclone, Cinza Evenstar e Verde Deepwood.
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