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Todo esse engajamento se justifica pelo momento que vive a economia brasileira e, claro, a má fase em que se encontra a Europa, berço da britânica Triumph. Em 2008, segundo dados da Abraciclo, o segmento de motocicletas acima de 450 cc representava menos de 1% do mercado de motos. Hoje, esse segmento, em setembro, corresponde a 2,5%, um crescimento significante e fundamental para a chegada de Ducati, Harley-Davidson e Kawasaki, nos últimos anos – todas consideradas marcas premium.
Atenta a esse crescimento e mirando acirrar a concorrência pela preferência do consumidor de alto poder aquisitivo, a Triumph desembarca com seis modelos na bagagem, sendo três montados no Brasil e três importados da Inglaterra: Boneville T 100 (R$ 29.900), Tiger 800XC (R$ 39.900) e Speed Triple (R$ 42.900) serão montadas pelo sistema CKD na planta fabril de Manaus. Já a Thunderbird Storm (R$ 49.900), Tiger Explorer (R$ 62.900) e Rocket III Roadster (R$ 69.900) serão importadas. Vale salientar que o line-up da marca inglesa conta com 23 modelos em todo o mundo, mas, por enquanto, essas são as opções para o motociclista brasileiro.
Poucas opções? Ao ser questionado sobre a meta ambiciosa de vender 2.000 unidades em 2013, o gerente geral da subsidiária brasileira, Marcelo Silva, contou que mais dois reforços ajudarão nesta empreitada a partir do ano que vem. “Neste ano, entre novembro e dezembro, estimamos vender cerca de 200 motocicletas. Ano que vem este volume será ampliado para 2.000 unidades com a ajuda da Street Triple, que acaba de ser remodelada na Inglaterra, e a esportiva Daytona.” Ambas serão montadas na fábrica brasileira da Triumph.
Rede de concessionários e pós-venda
Para atingir as metas e atender aos antigos e futuros proprietários das motocicletas da Triumph, a rede de concessionários e o pós-venda são essenciais. No próximo dia 10 de novembro será inaugurada a primeira concessionária (Triple Triumph) no País, na capital paulista, e serão iniciadas as vendas dos seis modelos citados. Além da primogênita, a marca garante que as próximas concessionárias, em Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Ribeirão Preto (SP), serão inauguradas já no primeiro trimestre de 2013. Segundo a Triumph Brasil, a meta é abrir oito revendas até o final de 2013 e chegar a 12 revendas até dezembro de 2014.
As concessionárias também serão as grandes responsáveis pelo serviço de pós-venda que, segundo o diretor global de vendas e marketing, Paul Stroud, atinge um nível de aprovação – entre muito bom e excelente – próximo a 100% em todo o mundo. Inclusive, o gerente de pós-venda da marca no Brasil, Claudio Peruche, garantiu que nenhum cliente ficará órfão de assistência. “Estamos com uma estrutura para atender todos os clientes da Triumph e sabemos, por meio de cadastro, quem comprou Triumph no Brasil antes da chegada oficial. Nosso centro de armazenamento de peças dará apoio aos concessionários e ninguém ficará com a motocicleta parada”, afirma Peruche.
Estrutura no Brasil
A estrutura da Triumph no Brasil contará com uma fábrica em Manaus (AM), uma sede na capital paulista e um centro de armazenamento de peças, instalado em Louveira (SP). A unidade fabril de Manaus já está localizada em um condomínio industrial, ocupando uma área de 2.000 m² e empregando diretamente 38 pessoas. Sua capacidade atual de produção é de 5.000 motocicletas por ano, entre os diversos modelos. O investimento específico nesta unidade foi de R$ 8 milhões. Em 2013, com o aumento da produção, a quantidade total de trabalhadores na fábrica poderá chegar a 50 profissionais.
Outra estrutura fundamental nos planos da marca é o centro de armazenamento de peças. “A Triumph está investindo cerca de R$ 8 milhões neste estoque, com o objetivo de atender aos clientes no menor prazo possível”, explica Marcelo Silva, gerente geral da subsidiária brasileira. O estoque inicial conta com 4.000 itens diferentes, quantidade que deve chegar aos 10 mil itens até o final de 2013 com o lançamento dos novos modelos.
Com tradição e organização, a Triumph chega ao Brasil com uma estrutura digna de uma marca que tem mais de 100 anos de história. E, por fim, Silva anunciou que “o comprador de uma Triumph receberá dois anos de garantia para seu produto, assistência 24 horas através da Euro Assistance e uma oferta de desconto para fazer o seguro com a Mapfre Seguros”.
As opções para o motociclista brasileiro
Conheça os seis modelos Triumph que serão comercializados no Brasil:
Boneville T 100
A Triumph Bonneville T 100, versão da clássica Bonneville, representa bem a história da marca inglesa. Com suas tradicionais rodas raiadas e pintura clássica com faixa lateral em dois tons, a Bonneville T100 parece antiga, mas só parece. Alimentado por injeção eletrônica, seu motor de 865 cm³, com dois cilindros paralelos, produz 67 cv de potência. O estilo dos 1960 fica caracterizado por alguns detalhes especiais, como coifas de borracha do garfo, velocímetro, contador de giros, relógio e indicador de informações de percurso de estilo clássico instalados no guidão. Preço sugerido: (R$ 29.900).
Tiger 800XC
Lançada em 2010, principalmente para combater a BMW F 800 GS, a Tiger 800XC é uma motocicleta de proposta aventureira. Com chassi de aço e um eficiente motor de três cilindros com 799 cm³, a 800XC se destaca pela facilidade de condução em qualquer terreno. Garfo telescópico invertido com 45 mm de diâmetro na dianteira e suspensão traseira com longo curso combinados com a roda raiada dianteira de 21 polegadas permitem a essa Tiger se sair muito bem na cidade e encarar sem problema trechos não pavimentados. Preço sugerido: R$ 39.900.
Speed Triple
Remodelada recentemente, a Speed Triple está com um visual mais atual. Caracterizada pelo duplo farol, o modelo está no line-up da marca desde 1994, sendo uma das motos mais emblemáticas da fábrica inglesa. A Triumph Speed Triple destaca-se, principalmente, pelo seu visual agressivo e pelo potente motor de 1.050 cc e 133 cv. Preço sugerido: R$ 42.900.
Thunderbird Storm
A Thunderbird Storm é uma representante do segmento custom, mas sua potência destoa dessa classificação. Seu motor, o propulsor T-16 da marca, com 1.699 cm³ e dois cilindros paralelos, a Thunderbird consegue gerar 97 cv de potência e impressionantes 15.9 kgf.m de torque já a partir das 2.950 rpm. Também dotada de faróis duplos, características da Triumph, essa moto tem baixa altura do assento, com 700 mm, o que permite aos mais baixos pilotá-la sem problemas. Completa o conjunto uma linha com quase 100 acessórios para que o motociclista possa personalizar sua moto de acordo com a sua preferência. Preço sugerido: R$ 49.900.
Tiger Explorer
A Tiger Explorer foi lançada no Salão de Milão em 2011 e causou boa impressão na imprensa internacional. Importada, a bigtrail da marca inglesa terá que enfrentar no Brasil a BMW R 1200 GS e a Yamaha XTZ 1200Z Super Ténéré, motocicletas “dedicadas” a aventura muito mais do que ao turismo. E, já que a proposta é encarar qualquer terreno e fazer frente aos “best sellers” alemão e japonês, a Explorer precisa mostrar seus atributos. Motor de 1215 cm³, quadro em treliça, freios ABS, controle de tração, piloto automático e acelerador eletrônico (ride-by-wire) são itens de série que, em conjunto com mais alguns mimos, fazem da moto inglesa uma concorrente de peso no segmento big-trail. Preço sugerido: R$ 62.900.
Rocket III Roadster
A Rocket III Roadster se gaba de ter o maior motor do mundo para uma motocicleta produzida em série: são três cilindros e 2.294 cm³ capazes de desenvolver incríveis 146 cv de potência e 22.5 kgf.m de torque, já a 2.750 rpm. Com pedaleiras montadas no meio da motocicleta e uma posição de pilotagem relativamente ereta, a Roadster oferece uma postura “streetfighter” e garante uma pilotagem agressiva. A Rocket III Roadster conta com um painel de instrumentos completo, incluindo medidor de combustível, indicador de marcha engatada e relógio, garfo telescópico invertido de 43 mm de diâmetro, suspensão traseira ajustável, eixo-cardã de baixa manutenção e freios antitravamento (ABS). Preço sugerido: R$ 69.900.
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