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“A mudança melhora a qualidade da superfície, o acabamento e a produtividade”, afirma Wagner Conceição, gerente da fábrica instalada em Horizonte, no Ceará. A unidade emprega hoje 460 funcionários e pertence à Ford desde janeiro de 2007, que pela primeira vez reformulou o jipe T4 por inteiro. Desde a aquisição, a média mensal de emplacamentos do T4 só ficou acima de 100 unidades de 2009 a 2011.
“Com o novo processo produtivo e a fábrica totalmente renovada, conseguiremos chegar a volumes bem maiores. Poderemos entregar (ao mercado) o que for preciso”, afirma o gerente de marketing, vendas e pós-venda da Troller, Wilson Vasconcellos.
A Ford ainda não revela pretensão mensal de vendas nem capacidade produtiva, mas vem reestruturando a rede Troller: “São hoje 20 pontos de venda no País. Temos agora novos grupos (de empresários donos de revendas) e as concessionárias têm novo padrão”, diz Vasconcellos.
O novo Troller T4 tem desenho muito parecido com o do protótipo TR-X, mostrado no Salão do Automóvel de 2012. Segundo a montadora, as dimensões básicas são muito parecidas, assim como o peso. O desenho interno também é bem atual e agrada. O quadro de instrumentos vem da picape Ford Ranger.
O motor de cinco cilindros Duratorq produzido na Argentina também, mas a Troller ainda não divulga potência. Na picape, esse 3.2 turbodiesel produz 200 cv de potência. A montadora não descarta uma futura versão com câmbio automático (o manual é de seis marchas) ou motor a diesel de quatro cilindros para expandir a cobertura de mercado, mas sempre sobre o jipe T4: “A Ford não cogita outro produto”, afirma Vasconcellos.
Sem citar números, a montadora informa que aumentou a altura livre do solo e também os ângulos de entrada e saída de obstáculos. O conforto em uso urbano também estaria melhor, mas tanto a suspensão dianteira como a traseira mantiveram o eixo rígido.
Desde o lançamento do primeiro Troller, em 1996, o modelo só havia recebido melhorias técnicas, retoques de estilo e trocas de motor. Até mesmo motor Volkswagen AP ele usou em seus primeiros anos. O desenho básico da carroceria ainda era o mesmo, inspirado em uma antiga geração do Jeep Wrangler.
O Troller 2015 ainda não tem preço, mas deve chegar com valor semelhante à tabela de R$ 96.844 da versão 2014. Hoje ele tem concorrentes com preço inferior, como o Suzuki Jimny, que começa em R$ 58.990, também tem carroceria de duas portas, tração 4x4 e reduzida, mas utiliza motor 1.3 a gasolina de 85 cv. Outro rival em preço é o consagrado Pajero TR4. Com quatro portas, tração integral, reduzida e, de quebra, câmbio automático, ele sai por R$ 78.990. Seu motor é um 2.0 flex com até 140 cv.
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