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Tudo que você precisa saber antes de andar na pista

31/10/2014 - 16:31 - Roberto Brandão Filho / Agência INFOMOTO - Fotos: Divulgação
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Com o aumento do número de superesportivas disponíveis no País – em 2010 eram 11 modelos e hoje são 18 máquinas de marcas como MV Agusta, Ducati, Kawasaki, Suzuki, Honda, Yamaha, BMW – a procura e a quantidade dos “track-days” vem aumentando gradativamente. Os motociclistas estão saindo do perigo das curvas das estradas e rodovias e procurando cada vez mais a segurança e a adrenalina dos circuitos fechados. 

“Quando comprei minha primeira superesportiva, uma Honda CBR 600RR 2010, foi uma felicidade só. Todo final de semana ia com os amigos para a estrada, com destino à Morungaba e Serra Negra, no interior de São Paulo. Mas, depois de alguns sofrerem acidentes correndo nas rodovias, meu pai me mandou acelerar na pista”, diz William Antunes de Almeida, de 24 anos. 
O rapaz vê nos eventos também uma oportunidade para aprender. “Agora, além de aperfeiçoar minha pilotagem, garanto minha segurança”, comenta. Mas os “dias na pista” são mesmo indicados para melhorar o seu desempenho ao guidão ou servem somente para se divertir e mostrar o que você já aprendeu em um curso de pilotagem?

O que é um track-day?
O track-day não é um treino para marcar tempo de pista, não é um curso de pilotagem e muito menos uma competição entre amigos. É apenas uma oportunidade de pilotar sua motocicleta de alto desempenho em um local fechado, seguro e próprio para isso: um autódromo. 

Como o próprio nome já diz, o track-day é um dia de pista. Não há nenhum tipo de ensinamento, seja teórico ou prático. O piloto se inscreve, paga a taxa de locação da pista e da ambulância, e pronto. Pode se aventurar no circuito. Sem dúvida, levar sua moto ao limite dentro de um ambiente controlado é mais seguro do que se arriscar nas estradas Brasil afora. Todavia, também há perigos envolvidos num track-day, mesmo quando geridos por empresas especializadas em pilotagem, como a Alex Barros Riding School e a Motoschool. 

Pedro Habesch, que já participou de diversos track-days, criou o www.trackriders.com.br, um site especializado no assunto com calendários atualizados dos eventos, e que também traz dicas e cronogramas de cursos de pilotagem. “Um dos principais problemas nesse tipo de evento é que alguns pilotos deixam prevalecer o espírito de competição e rivalidade. Acham que estão lá para mostrar a todos que pilotam muito bem e são os ‘Valentino Rossi’, e acabam se arriscando e colocando os outros participantes também em perigo”, diz. 

Para minimizar esses casos, algumas escolas oferecem grupos separados. As atividades na pista dividem os pilotos em categorias, com o pré-requisito de já terem feito algum curso de pilotagem – de preferência, o da própria empresa – para participarem. Assim, os pilotos mais rápidos e experientes não precisam se preocupar com os novatos, e vice-e-versa. De qualquer forma, mesmo separados por nível e tempo de volta, ainda podem acontecer acidentes. Afinal, nem todas as escolas, ou organizadores de track-days, contam com fiscalização de comportamento. 

Segundo Francis Vieira, gerente de relacionamento da Motors Company, são por esses motivos que sua companhia não realiza track-days. “Achamos um tanto perigoso, essa atividade. Nos últimos anos, vimos casos de pilotos que sofreram graves acidentes em track-days por conta de abusos e falta de conhecimento de regras básicas de comportamento”, comenta Vieira.
Ele reitera que o foco dos eventos não é ensinar a pilotar. “Você não aprenderá a pilotar no track-day. Irá apenas rodar dentro de um circuito, com muitos outros motociclistas e, dependendo da organização, quase sem supervisão”, afirma. 

Como alternativa, a Motors Company oferece uma clínica de pilotagem, que é que um track-day com acompanhamento e instruções. São separadas turmas de acordo com o tempo de volta dos pilotos e nível de habilidade, sempre com a assistência de instrutores. Tanto para a fiscalização de pista (comportamento e sinalização), quanto para ajudar a corrigir o traçado e o posicionamento sobre a motocicleta. Francis Vieira afirma, também, que esse tipo de evento é voltado para quem já participou de algum curso de pilotagem e está atrás de aprimoramento e reciclagem. 

Curso de pilotagem

Os cursos de pilotagem são oferecidos em diversos módulos. Os focados nos iniciantes consistem em aulas teóricas e práticas, nas quais são abordadas técnicas em competição adaptadas para o uso urbano e rodoviário. Dicas de manutenção das motos e o uso correto dos equipamentos de segurança também fazem parte das aulas. 

Já os módulos avançados são voltados exclusivamente para o aprendizado de técnicas esportivas, práticas e teóricas, com acompanhamento direto do instrutor. Regras de comportamento de pista para competição também fazem parte do cronograma. Os pontos variam de acordo com a didática de cada escola.

Os cursos de pilotagem não são feitos exclusivamente para quem quer se tornar um piloto profissional. Na verdade, eles têm como foco ensinar ao aluno técnicas defensivas e esportivas. “Não há necessidade de ter uma motocicleta superesportiva para participar de um curso ou clínica de pilotagem. Ensinamos para todo motociclista, esteja ele a bordo de uma moto custom ou uma big trail, como tirar o máximo proveito de sua motocicleta, com prazer, diversão e segurança”, afirma Francis.

10 Dicas para quem quer acelerar na pista

1 – Não procure um track-day antes de fazer um curso de pilotagem
2 – Revise sempre sua moto (pastilhas de freio, fluídos, filtros) antes de ir para a pista
3 – Pilote sempre bem equipado. Na pista, isso significa usar macacão de couro, botas, luvas, protetor de coluna e capacete integral
4 – Fique atento aos pneus. O asfalto dos circuitos é mais abrasivo e o desgaste da borracha é maior
5 – Ande sempre dentro de seu limite e nunca tente acompanhar um piloto mais rápido
6 – Track-day e cursos de pilotagem não são competições, portanto, deixe sua competitividade de lado
7 – Hidrate-se bem. Um dia na pista é equivalente a uma atividade física de alto impacto 
8 – Respeite seu colega de pista, seja em um track-day ou em um curso
9 – Quer competir? Procure um campeonato
10 – Divirta-se, afinal esse é o principal objetivo!

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