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Universitários de Campo Grande testam carros para Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

21/02/2013 - 09:56 - Mário Salgado - Fotos: Divulgação
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Estudantes de engenharia de Mato Grosso do Sul já testam os carros off-road para a 19ª Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que será realizada entre os dias 14 e 17 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior de São Paulo.

Ao todo, a competição reunirá 81 equipes, que somam cerca de 1,6 mil estudantes de engenharia, de 68 instituições de ensino, de 17 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Todas as equipes projetaram e construíram os carros Baja SAE exclusivamente para a competição nacional.

Pantanal Baja

Estreante, a equipe Pantanal Baja MS, do Centro Universitário Anhanguera, de Campo Grande, investiu na facilidade de manutenção do sistema motor/transmissão. Toda a estrutura que sustenta o motor, a transmissão e a suspensão traseira é removível. “Os parafusos foram instalados estrategicamente para facilitar a montagem e desmontagem”, explica Euclydes Strazzeri Júnior, estudante de Engenharia Mecânica, que visou, também a comercialização do novo sistema. “É possível vender os kits prontos motor/transmissão/suspensão traseira para serem instalados na estrutura que o cliente desejar”, afirma o capitão da equipe com 17 integrantes.

Carros

Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

O programa

O Baja é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL, e está entre os de maior sucesso. Nele os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.

Além da construção do protótipo em que praticam o conhecimento adquirido em sala de aula, as equipes são responsáveis por atividades como atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para viabilização do projeto e custeio de despesas, entre outras tarefas com as quais se defrontarão no mercado de trabalho.

“O objetivo maior do conhecimento tecnológico está no processo de inovação e de introdução de novas tecnologias para sua utilização sistêmica, com fins econômicos e sociais. É essa a filosofia que a SAE BRASIL adota em suas competições estudantis, que desafiam os estudantes de engenharia à ousadia e à criatividade aplicadas aos projetos desenvolvidos por eles”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

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