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Universitários do CO testam carros para a Baja SAE BRASIL- PETROBRAS

19/02/2014 - 15:47 - Redação - Fotos: Divulgação
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Estudantes de engenharia do Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já testam os três carros off-road para a 20ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que será realizada entre os dias 13 e 16 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior de São Paulo. 

Ao todo, a competição reunirá 72 equipes, equivalentes a mais de mil estudantes de engenharia de 18 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Todas as equipes projetaram e construíram os carros Baja SAE exclusivamente para a competição nacional.

As três universidades que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na Baja SAE Rochester, em Nova York, EUA. O Brasil já venceu quatro vezes a competição realizada pela SAE International. 

A equipe Piratas do Cerrado é formada por 13 alunos da Universidade de Brasília (UnB) e participa desde 1998. Ano passado, a equipe ficou em 22º lugar. “Por se tratar de um projeto que estamos trabalhando desde 2010 estamos bastante confiantes de que teremos boa colocação”, afirma o estudante e capitão da equipe Felipe Antônio de Lima Carrijo. 

Para a construção do carro, a equipe priorizou a melhoria da suspensão, redução do peso, inserção de novos discos de freios e um sistema de redução trativa. O carro, que alcança a velocidade de 65 km/h, tem a capacidade de tracionar 250 kg.

Mato Grosso do Sul – Composta por oito estudantes a equipe Pantanal Baja MS, do Centro Universitário Anhanguera, de Campo Grande, aposta na utilização de sistema de transmissão por corrente, projetado e fabricado pela própria equipe, fato que proporcionou economia significativa ao projeto. “Outro ponto que vale destacar foi a instalação de roscas e espaçadores na suspensão do protótipo, o que facilitou os ajustes da suspensão”, explica Euclydes Strazzeri Júnior, estudante de Engenharia Mecânica. Strazzeri conta que a estrutura do carro foi composta por chapas mais finas e recortadas a laser, o que garantiu mais leveza e resistência ao veículo. 

A região Centro Oeste será representada, também, pela equipe UFMT Baja SAE, da Universidade Federal do Mato Grosso. 

Carros - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam. 

O programa - O Baja é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL, e está entre os de maior sucesso. No programa os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.

Além da construção do protótipo em que praticam o conhecimento adquirido em sala de aula, as equipes são responsáveis por atividades como atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para viabilização do projeto e custeio de despesas, entre outras tarefas com as quais se defrontarão no mercado de trabalho.

“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

20ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS
De 13 a 16 de março de 2014
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo - Rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP

PROGRAMAÇÃO
Dia 13 (quinta-feira) – Das 14h às 17h50 - avaliações de segurança e inspeção técnica.
Dia 14 (sexta) – Das 9h às 17h50 - avaliações de segurança, inspeção técnica e apresentações de conforto e projeto.
Dia 15 (sábado) – Das 9h às 10h30, repescagem de segurança. Das 11h às 16h, provas dinâmicas (dirigibilidade, conforto, tração, velocidade e subida de rampa). Das 17h às 19h, finais de apresentação de projeto.
Dia 16 (domingo) - Às 9h15 formação do grid de largada. Das 10h às 14h, enduro de resistência. Às 15h, cerimônia de encerramento.

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