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Para falar sobre o tema, o evento term a participação de Carlo Gibran, gerente de Vendas e Marketing da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina. "O objetivo é ofer ecer informações de prestação de serviço aos novos usuários do sistema", explica Gibran. Reconhecer um veículo com ABS e fazer a correta leitura do sinal luminoso no painel são questões que parecem simples, mas, que ainda geram dúvida em muitos motoristas.
O especialista da Bosch explica que em um veículo com ABS, ao girar a chave de ignição, uma luz indicadora do sistema ascende no painel. Esse sinal luminoso deve apagar logo após a partida; sua permanência indica um diagnóstico e, nesse caso, o proprietário deve procurar a concessionária autorizada ou sua oficina mecânica de confiança. "É importante esclarecer que mesmo que a luz do painel permaneça acesa não significa que o veículo ficará sem freio. O sistema de frenagem convencional permanece operante", afirma Gibran.
O uso do ABS no Brasil
A Resolução 312 do Contran, publicada em abril de 2009, determina que de forma gradativa, até 1º de janeiro de 2014, todos os veículos licenciados no Brasil, com exceção dos bélicos ou fora de estrada, deverão sair de fábrica equipados com ABS. "Os resultados da última pesquisa do CESVI Brasil - Centro de Estudos Automotivos - mostram que a disponibilidade de ABS para o consumidor brasileiro continua aumentando, desde a primeira pesquisa em 2007. O número de veículos que tem o ABS, pelo menos como equipamento opcional, aumenta a cada ano", comenta Gibran.
Serviço:
Seminário: Os Novos Desafios da Engenharia de Segurança Veicular
Data: 10 de agosto, das 8h às 16h30m
Palestra: "A correta utilização do ABS - Segurança ativa e suas utilizações"
Horário: 9h20m
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