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V-Strom 650XT expande os horizontes da Suzuki

31/10/2014 - 16:32 - Carlos Bazela/ Agência INFOMOTO - FOTOS: Divulgação
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O estilo crossover está dominando o mundo. Boa opção para viajar por conta das suspensões de longo curso e da posição de pilotagem confortável, muitas das aventureiras estão se reformulando para seguir essa tendência, com rodas de liga leve e pneus de asfalto para deixar a terra cada vez mais de lado. Mas nem todas. Para mostrar que oferecer bom desempenho em estradas de piso irregular ainda é importante, a Suzuki apresentou a V-Strom 650XT na última edição do Salão de Colônia. Versão da big trail média com design diferente e melhor preparada para trechos off-road, a moto já foi confirmada para o Brasil e está prevista para chegar ao País em 2015.

No visual, a V-Strom XT mescla elementos de suas outras versões. Na dianteira, por exemplo, foram adotados os faróis duplos com pontas triangulares que já conhecemos da atual geração do modelo de 650 cc. No entanto, eles foram integrados em um conjunto que chama a atenção pelo “bico” na base, muito semelhante ao que foi feito na V-Strom 1000. A peça, aliás, é recorrente nas big trails da Suzuki desde o final da década de 1980 e já esteve presente em modelos como a famosa DR 800 Big. 

No mais, a 650XT é praticamente idêntica ao modelo médio que já conhecemos. E isso inclui o mesmo desenho do tanque e das carenagens laterais que protegem o radiador. O para-brisa também não mudou e continua regulável em três níveis. A grande mudança, entretanto, fica por conta das rodas com raios entrelaçados feitas em alumínio, que conferem mais rigidez na absorção de impactos em terrenos acidentados. Os raios também permitem o uso de pneus sem câmara, que desinflam mais devagar no caso de algum furo, mais comuns em trechos off-road. 

Mesmo motor e ciclística

A V-Strom 650XT partilha o propulsor de dois cilindros em “V” de 645 cm³ com o modelo standard. Isso significa que os 69 cv de potência máxima a 8.800 rpm são suficientes para não deixar a desejar na estrada, mas também que os 6,12 kgf.m de torque aos 6.400 giros permitem rodar com desenvoltura pelo trânsito das grandes cidades. O câmbio é de seis marchas. 

No quesito ciclística, freios com disco duplo dianteiro de 310 mm de diâmetro e disco único traseiro de 260 mm na roda traseira, que contam com o auxílio do ABS de série. Já as suspensões são compostas pelo garfo telescópico dianteiro com curso de 150 mm. A balança traseira é monoamortecida e tem curso de 160 mm. Ambas são passíveis de ajuste na pré-carga da mola com destaque para o conjunto traseiro, que pode ser regulado apenas com o uso de uma “borboleta”.

O peso de 214 kg em ordem de marcha é apenas 1 kg superior ao declarado pela Suzuki na versão normal da V-Strom 650 e as dimensões, incluindo a altura do assento de 835 mm, são as mesmas. O mesmo acontece com o tanque de combustível, com capacidade para 20 litros.

Mercado aventureiro

De acordo com a Suzuki, a nova V-Strom 650XT chega para preencher uma lacuna no line-up. Em sua apresentação, a marca japonesa mostrou um gráfico que reúne números de venda das big trails médias na Europa, América do Norte e Oceania. Lá, a V-Strom 650 aparece em vantagem, com 9.000 unidades comercializadas em 2012. Mas, é seguida de perto pela Triumph Tiger 800 e de sua versão XC, que ficaram próximas da casa das 8.000 motos vendidas. 

A 650XT tem como alvo justamente o motociclista que optou pela versão mais off-road da big trail inglesa. Segundo a Suzuki, a moto chega com o objetivo de “expandir o terreno de aventuras” da V-Strom, estratégia que pode repetir aqui no Brasil, uma vez que suas principais concorrentes também são comercializadas no País.  

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