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Tudo pronto pra viagem, só restava conferir um importante detalhe antes de pegar a estrada: as motos estavam abastecidas? A Suzuki V-Strom nos trazia a resposta logo ao se girar a chave – o marcador de combustível informava que o enorme tanque (de 22 litros) estava cheio. Já no painel da Honda Varadero falta essa informação. Pois foi assim nos detalhes que essas duas grandes aventureiras com motores de dois cilindros em “V” de 1.000 cc mostraram suas qualidades e pontos fracos.
Ciclística
As semelhanças são tantas que podemos resumir as características ciclísticas dessas duas big-trails em poucas palavras: um quadro tipo diamante com o motor fazendo parte da estrutura, suspensões telescópicas de longo curso na dianteira e um único conjunto mola-amortecedor fixado por links à balança traseira. As rodas de liga-leve são calçadas com pneus de uso misto, muito mais on do que off-road.
Porém, o grande ponto positivo de ambas é o conjunto de suspensões que absorvem as imperfeições do asfalto sem incomodar ao piloto. Claro que, apesar da proposta de uso misto, não foram projetadas para o off-road pesado.
O sistema de freios também é parecido nas duas. Discos duplos na dianteira e simples na traseira. A Honda Varadero leva vantagem por trazer o sistema Dual Combined ABS (antitravamento).
Motor e câmbio
Assim como na parte ciclística, os motores de Honda Varadero e Suzuki V-Strom são bastante semelhantes na concepção. Como o próprio nome oficial das motos diz, são dois propulsores de dois cilindros em “V” com quase 1.000 cc: exatos 996 cm³. Têm refrigeração líquida e alimentação por injeção eletrônica.
Mas é no comportamento e nos números de desempenho que eles se diferenciam. A Honda declara potência máxima de 93,8 cv a 7.500 rpm, enquanto a Suzuki oferece 98 cv a 7.600 rpm. O torque é bastante semelhante: a Varadero tem 9,9 kgf.m a 6.000 rpm e a V-Strom 10,3 kgf.m a 6.400 rpm.
Como mostram os números e o uso na estrada, o motor da big-trail Suzuki tem um comportamento mais esportivo e uma resposta mais imediata ao acelerador, justificando sua origem esportiva, afinal esse V2 equipava a esportiva TL 1000, já fora de linha. Já na Varadero, apesar do motor ter a mesma base da esportiva VTR 1000, o V2 tem um comportamento mais macio, fazendo jus à tradição Honda de motores mais “comportados”. Ambas ainda são equipadas com a sexta marcha Over-Drive para economia de combustível e menos vibração na estrada.
Conforto e ergonomia
No quesito ergonomia, ambas receberiam altas notas. Com uma postura ereta e protegido pelo pára-brisa – que oferece regulagem manual na V-Strom – o motociclista sente-se apto a viajar centenas de quilômetros. Mas bastaram 160 km para notar que o banco com uma capa de gel e revestimento antiderrapante da Varadero oferece mais conforto que o banco de couro e uma densa espuma da V-Strom. Não que o modelo Suzuki seja desconfortável, mas é inferior se comparado ao banco da Honda.
Outro item de conforto e também de segurança, presente em ambas é o protetor de mão. Além de proteger as mãos e os manetes em caso de pequenas quedas, desvia o vento em dias frios.
Painel e estilo
Ambas trazem um painel completo com dois grandes mostradores redondos que informam a rotação do motor e a velocidade. Completam as informações, relógios, temperatura do motor e luzes de advertência. Apesar da ausência do marcador de gasolina, a Varadero traz um computador de bordo que informa o consumo imediato e a autonomia da moto quando o nível de combustível chega à reserva.
O estilo de ambas segue fielmente a identidade visual das big-trails – pára-brisa, tanque enorme, bengalas dianteiras longas, etc. Mas enquanto a Honda tem um design de linhas arredondadas, a Suzuki traz linhas angulosas. No restante se parecem: têm dois faróis (muito eficientes vale dizer), duas saídas de escape e bagageiro traseiro. Neste quesito estilo, a escolha fica mesmo por conta do gosto pessoal de cada um.
Preço
Se até agora ficou difícil escolher qual a melhor. O preço também não ajuda em nada, pois a diferença entre elas é pouca. A Honda XL 1000V Varadero está cotada em R$ 49.269,16 (US$ 28.064,00), já a Suzuki DL 1000 V-Strom R$ 48.584,00 na tabela (ambos preços sugeridos, sem frete e seguro).
A escolha acaba mesmo nos detalhes. Uma tem marcador de combustível, a outra não. A Varadero tem freios ABS, a V-Strom não. A big-trail Suzuki tem um motor mais esportivo, enquanto a da Honda é mais comportada. Escolha a sua.
Especificações técnicas | Suzuki V-Strom | Honda Varadero |
Motor | DOHC, 4 tempos, 2 cilindros em “V” a 90º, 8 válvulas e refrigeração líquida | DOHC, 4 tempos, 2 cilindros em “V” a 90º, 8 válvulas e refrigeração líquida |
Capacidade cúbica | 996 cm³ | 996 cm3 |
Potência máxima (declarada) | 98 cv a 7.600 rpm | 93,8 cv a 7.500 rpm |
Torque máximo (declarado) | 10,3 kgf.m a 6.400 rpm | 9,9 kgf.m a 6.000 rpm |
Câmbio | Seis marchas | Seis marchas |
Transmissão final | Por corrente | Por corrente |
Alimentação | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica |
Partida | Elétrica | Elétrica |
Quadro | Diamond | Diamond |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico com | Garfo telescópico, com tubos de |
Suspensão traseira | Balança de amortecimento hidráulico tipo link e ajuste da pré-carga da mola | Monoamortecida Pro-Link, com curso de ajuste da pré-carga da mola |
Freio dianteiro | Duplo disco flutuante de | Duplo disco flutuante de com 3 pistões |
Freio traseiro | Disco de | Disco flutuante de |
Pneus | 110/80 R19M/C 59H (diant.)/ 150/70 R17M/C 69H (tras.) | 110/80 – ZR19 (diant.)/ 150/70 – ZR17(tras.) |
Comprimento | ||
Largura | ||
Altura | ||
Distância entre-eixos | ||
Distância do solo | ||
Altura do assento | ||
Peso seco | 241,5 kg | |
Tanque de combustível | ||
Cores | Cinza, preta e azul | Vermelha e prata |
Preço sugerido | R$ 48.548,00 | R$ 49.269,00 |
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