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Por isso, pense que durante o dia, como cada componente do seu carro vai “roubando” uma fatia da capacidade da bateria. Porém, ao mesmo tempo, em que um ar-condicionado ou um vidro abocanha um pedaço, outro, o alternador, gira para recompor tudo.
É uma história de polícia e ladrão, mas que acaba ficando um restinho da brincadeira para o dia seguinte, e sempre, lógico, com o mocinho (a). Portanto, é importante saber o quanto cada item consome de energia, até para você entender quem é o bandido bom da história.
Ailto Sola, engenheiro de Aplicações da Clarios, empresa responsável pela Heliar, diz que “o uso constante desses sistemas pode colocar o sistema elétrico sob pressão. E mais: um consumo de apenas 100 watts já representa um acréscimo de 0,1 litro de combustível a cada 100 km”.
Ou seja, para quem busca economia, deixar os itens de conforto de lado pode ser uma escolha. Já os sistemas de assistência e segurança são feitos para operar, mesmo com baixa carga.
Veja o ranking dos ladrões de energia
8º Luzes de LED: 50 watts.
7º Aquecimento do para-brisa traseiro: 120 watts.
6º Limpadores (dependendo da velocidade): 80 a 150 watts.
5º Vidros elétricos e travas centrais: 150 watts.
4º Aquecedor do carro mesmo usando o calor do motor: 170 watts.
3º Bancos aquecidos: entre 100 e 200 watts.
2º Ar-condicionado: 500 watts.
1º O ventilador do radiador que evita o superaquecimento: 800 watts.
“Lembrando que, com o motor em funcionamento, o alternador é responsável por alimentar toda a demanda elétrica do veículo e também por recarregar a bateria. Com o avanço e a aplicação de novas tecnologias que visam reduzir emissões e economizar combustível (como “stop-start”, alternador inteligente e gerenciamento de energia), em alguns momentos, mesmo com o motor em funcionamento, o alternador é “desligado” e a bateria supre toda a demanda elétrica, visando a redução de consumo e emissões. Por isso, é fundamental uma revisão periódica do sistema elétrico, e a aplicação da tecnologia adequada de bateria de acordo com a necessidade do veículo (EFB ou AGM)”, detalha Ailto Sola.
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