• Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Versão superequipada do Peugeot 3008 chega ao mercado nacional

30/01/2018 - 12:35 - Mário Salgado - Fotos: Divulgação Peugeot
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

A Peugeot apresenta hoje uma nova versão do SUV 3008: Griffe Pack, a versão superequipada do modelo eleito. Essa versão reforça o posicionamento da marca no segmento de utilitários esportivos, com uma proposta mais de luxo do quê apelo offroad.

Preços
3008 Griffe AM 2019
R$ 145.990

3008 Griffe Pack AM 2019
R$ 154.990

Esse novo modelo traz um nível de equipamentos superior aos veículos de sua categoria disponíveis no mercado, principalmente em se tratando de segurança e ajuda à condução de última geração, com a inclusão de múltiplos ADAS – Advanced Driver Assistance System. Esses itens, inclusive, atendem aos exigentes padrões da EURO NCAP. São eles:

Active Safety Brake (Frenagem Automática de Emergência e Alerta de Colisão);
Correção e Alerta de Permanência em Faixa (Alerta – ativo - de Ultrapassagem Involuntária de Linha);
Detector de Fadiga (Alerta de Atenção do Condutor);
Assistência de Farol Alto (Comutação Automática de Faróis Altos/Baixos);
Leitor de Sinalização de Velocidade (Reconhecimento das Placas de Velocidade e Recomendações);
Piloto automático inteligente (com Sistema de Parada) (Regulador De Velocidade Adaptativo com Função Stop);
Sistema de Ponto Cego Ativo (SAM Ativo) (Sistema Ativo de Vigilância de Ponto Cego);
Visiopark (Novas Características do Sistema de Ajuda a Manobras). 

Obrigatória nos veículos comercializados nos EUA somente a partir de 2022, a frenagem automática de emergência já estará disponível na nova versão. O Active Safety Brake é equipado por uma câmera na parte superior do para-brisas e um radar no para-choque dianteiro, fazendo com que o utilitário esportivo seja capaz de frear ou parar totalmente caso detecte uma falta de reação do motorista diante de uma colisão iminente em um carro dianteiro ou um pedestre.

Dependendo do risco de colisão prevista pelo sistema e da configuração feita pelo condutor, vários tipos de alerta podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos: o nível 1 são alertas apenas visuais, indicando que o veículo a frente está muito próximo; enquanto o nível 2 são alertas visuais e sonoros, indicando uma colisão iminente. Ambos podem ser configurados de acordo com três níveis definidos: Perto, Normal e Distante e o status é memorizado quando a ignição é desligada.

O Active Safety Brake é acionado quando a velocidade do veículo estiver entre 5 km/h e 140 km/h no momento em que um veículo em movimento é detectado; quando a velocidade do veículo for de no máximo 80 km/h quando um veículo parado for detectado; e quando a velocidade do veículo for de no máximo 60 km/h quando um pedestre for detectado.

O 3008 Griffe Pack também faz análises dos faróis pelo sistema de Comutação Automática de Faróis Altos e Baixos. Ele alterna automaticamente entre luz alta e baixa, dependendo das condições do trânsito e de iluminação, e otimiza o tempo de circulação em luz alta.

Para regular a velocidade, o modelo conta com o reconhecimento de placas de velocidade, que as detecta, as lê e exibe no painel de instrumentos. E é atualizado quando o veículo passa por uma nova placa de limite de velocidade destinada a automóveis. O Limite de Velocidade Recomendado completa a função: o condutor pode optar por adaptar a regulagem da velocidade do veículo em função do limite de velocidade lido pela câmera.

Para ajustar automaticamente a velocidade do veículo – no valor programado pelo condutor – e a distância em relação ao veículo da frente, o modelo conta com o Regulador de Velocidade Adaptativo com Função Stop. Com ele, o sistema detecta veículos circulando à sua frente na mesma direção e adapta automaticamente a velocidade do veículo à velocidade do veículo que o precede.

Com a ajuda do freio motor e do sistema de frenagem (as luzes de freio se acendem nesse caso) é possível manter uma distância constante em três momentos: se o veículo à frente reduzir a velocidade, o sistema também reduz a velocidade do veículo ou até faz com que ele pare completamente; se o veículo à sua frente acelerar ou mudar de pista, o regulador de velocidade acelera gradativamente para retornar à velocidade programada; e se o condutor acionar a seta de direção para ultrapassar um veículo mais lento, o sistema permitirá que ele se aproxime temporariamente do veículo que o precede para facilitar a ultrapassagem, porém sem exceder a velocidade programada. Essa função está disponível entre 30 km/h e 180 km/h.

Muita segurança

O 3008 Griffe Pack é equipado de série com um sistemas de segurança topo de linha. São eles:

ESP - controle de estabilidade dinâmica;
ABS - sistema antibloqueio das rodas, que evita o travamento durante as frenagens intensas e permite que o condutor mantenha o controle da trajetória do veículo;
AFU - auxílio à frenagem de urgência, que transmite uma potência extra de frenagem quando a velocidade com que o condutor pisa no freio excede um determinado nível, acendendo automaticamente o pisca-alerta;
REF - repartidor eletrônico de frenagem, que distribui a potência de frenagem entre as quatro rodas;
6 airbags:            - Airbags adaptativos para o condutor e passageiro dianteiro
- Airbags laterais e de tórax para o condutor e passageiro

- Airbags dianteiros e traseiros para a cabeça tipo cortina

Cintos de segurança dianteiros retráteis de três pontos, com altura ajustável, pré-tensionadores e limitadores de forçam e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
Cintos de segurança traseiros retráteis de três pontos (x3), com pré-tensionadores e limitadores de força nos lugares laterais e alertas visuais e sonoros de não afivelamento;
Apoios de cabeça dianteiros otimizados, com altura ajustável;
Apoios de cabeça traseiros retráteis (x3), com altura ajustável;
Travamento automático das portas com o carro em movimento;
Estrutura de carroceria projetada para absorver a maior energia possível dos vários tipos de impacto;
Alerta de baixa pressão dos pneus (DSG indireto: detecta pressão insuficiente em um dos quatro pneus, sem especificar o qual);
Fixações no padrão ISOFIX para três cadeirinhas de criança (assento do passageiro dianteiro e assentos laterais traseiros);
GSI (Gear Shift Indicator) ou Indicador de Troca de Marcha;
Regulador/limitador de velocidade (RVV/LVV) com recomendação de limite de velocidade.
 
Bom de convívio

De acordo com a Peugeot, a suspensão é adaptada ao motor 1.6 THP e sua potência, de modo que a experiência na estrada fique ainda mais confortável. A segurança ativa fica por conta dos controles de tração e estabilidade e, claro, dos seis airbags com oito pontos de proteção que equipam o veículo.

Para satisfazer a necessidade de se manter conectado ao volante e de poder navegar com toda tranquilidade, o veículo conta com equipamentos como o espelhamento do celular e a recarga do Smartphone por indução no console (compatível com aparelhos que disponham da tecnologia).

A função de espelhamento do celular permite a reprodução da tela do smartphone na tela sensível ao toque do veículo para uma melhor utilização dos aplicativos. Ela é compatível com Android Auto e

Apple  CarPlayTM (a partir do iPhone 5), permitindo o uso, por exemplo, do Spotify e agora a interface criada para responder mensagens via WhatsApp diretamente da tela tátil de 8”. Com os olhos na estrada e com toda a precaução – com a grande quantidade itens de segurança – abrem-se novas possibilidades para o condutor: fazer ligações, escolher músicas, ler e escrever mensagens de texto, obter um itinerário… a conectividade permanente é possível de forma segura.

Uma concepção inteligente não se limita a oferecer aos ocupantes do veículo os melhores equipamentos de conforto e segurança do mercado. Os passageiros do 3008 também vivem momentos inesquecíveis graças à grande polivalência do veículo. Sua modularidade e funcionalidade foram pensadas para satisfazer todas as expectativas e enfrentar todas as situações.

Para o carregamento há a possibilidade do banco traseiro rebatível fracionável 2/3-1/3 Magic Flat e a criação de um assoalho plano. No caso de uso de carga ou atividade de lazer, o assoalho de dois níveis permite otimizar sem esforços o volume do porta-malas. Para levar um objeto muito longo, o rebatimento do banco do passageiro da frente libera um comprimento de três metros.

Ele também conta com uma arquitetura otimizada. Com dimensões externas que se situam na média do mercado, seus volumes internos estão entre os mais generosos do segmento. O volume do porta-malas também é bem generoso. Com uma capacidade de 521 litros VDA 210, ele apresenta a maior capacidade da categoria e tem um dos chãos de carga mais baixos da categoria. Tal arquitetura também se traduz por uma ruptura em termos da massa do veículo. Com a plataforma EMP2, aliados a um verdadeiro aperfeiçoamento da proporção peso/dimensões/prestações em todos os níveis, o veículo pesa apenas 1.567 kg.

Mecânica conhecida

O trabalho de arquitetura efetuado no Novo 3008 e a diminuição de sua massa são fatores determinantes na busca constante da redução do consumo e das emissões de CO2. A otimização das dimensões, o trabalho feito em termos de volume e o design aerodinâmico permitem exibir um SCx de 0.76 m2, fazendo do novo SUV um dos melhores modelos do segmento.

De acordo com a montadora, para ajudar em sua eficiência, o motor 1.6 THP de 165 cv, abastecido apenas com gasolina, faz um ótimo papel. Seu torque imponente surge com as 2.000 rpm. O balanço entre boa potência, torque e carroceria moderna resulta em ótimos números de consumo e diversão para todos a bordo.

Para dar o suporte devido ao 1.6 THP, o câmbio automático de seis marchas equipado com o novo comando por impulso elétrico e o modo Sport dão maior reatividade e dinamismo ao SUV. Há ainda a opção de trocas manuais por meio da alavanca ou dos Paddle Shifters. Com escalonamento preciso e trocas bem programadas, graças à tecnologia a tecnologia "Quickshift" (mudanças de marcha mais rápidas e excelente fluidez) –, o câmbio dele está totalmente preparado para o trânsito das cidades brasileiras. Isso significa que as transmissões automáticas de nova geração proporcionam um prazer de dirigir de alto nível (aceleração a partir de baixas velocidades, ruídos do grupo motopropulsor, ajuste automático ao modo de dirigir do condutor, para uma condução confortável ou dinâmica), além de um consumo de combustível comparável ao das melhores transmissões manuais (apenas 3 a 4 g de CO2 acima da versão manual).

Interior de luxo

Ao entrar no carro não há como não se surpreender com todos os equipamentos e detalhes de altíssima qualidade. O espetacular cluster digital customizado de 12,3” é um dos destaques. Este conjunto totalmente tecnológico é a mais recente evolução do PEUGEOT i-Cockpit®, já encontrado nos PEUGEOT 2008 e 208, que ganhou o sobrenome 2.0. Um conceito inovador que revoluciona os códigos tradicionais de condução.

O cluster elevado de 12,3”, que contém um bloco de mostradores digitais de alta resolução é dotado de um grafismo futurista. Totalmente personalizável, o painel de instrumentos reúne tudo o que o condutor deseja ter diretamente no seu campo de visão. Com quatro modos de visualização diferentes – acessíveis por meio de um comando no volante – o condutor pode compor a sua escolha o que quer ver.

A grande tela de última geração sensível ao toque de 8'' é como se fosse um tablet posicionado no centro do painel de instrumentos e dispõe da tecnologia capacitiva, que torna sua utilização mais reativa e prática. Ele tem seis elegantes teclas chamadas de toggle switches que proporcionam um acesso direto às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.

O volante Sportdrive, que remete ao universo do automobilismo, é compacto, com aro e base achatados, que facilitam a pegada, além de um campo de visão desimpedido e mais espaço para as pernas. O cuidado na escolha dos materiais assim como a minúcia dos detalhes – aro do volante em couro integral, inserções cromadas, elementos decorativos em preto brilhante – conferem ao habitáculo uma elevada percepção de qualidade e atratividade.

Outro diferencial e exclusividade no segmento se acha no interior do carro com os bancos do motorista e passageiro dianteiro – com massageador. O sistema pneumático com oito bolsas de ar proporciona uma experiência singular, com cinco tipos de massagens diferentes que podem ser selecionados separadamente pelo condutor e passageiro diretamente em um botão exclusivo, situado na estrutura do banco. Os cinco modos disponíveis são:

Cat Paw (Patas de Gato): sequência do tipo “cat paw” (oito bolsas)
Onda: onda ascendente (oito bolsas)
 Área: área superior (ombros) e inferior (lombar) (oito bolsas)
Lombar: massagem lombar (quatro bolsas)
Ombros: área dos ombros (quatro bolsas)
 
Além de muita tecnologia, o SUV também apresenta um bom nível de acabamento interior. Os materiais de alta qualidade, as costuras e o tipo de couro usado em seu acabamento seguem à risca a qualidade e a beleza histórica dos carros da Marca.

Tudo isso fica sob um belo teto solar panorâmico, de dimensões generosas, que tem abertura automática, feita por meio de um botão na parte superior da cabine. Além disso, o teto vem com uma cortina com revestimento e guias luminosas azuis, Ambient Light, em LED.

Entre todos os itens de série que ele tem, está o grande número de porta-objetos e espaços espalhados em seu interior, como o porta-luvas de cerca de oito litros e um console central refrigerado, muito bem posicionado. No total, são 32 litros de espaço disponível.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados