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VHC E: Celta e Classic ganham muito mais do que uma letra no nome

20/01/2009 - 16:35 - Redação
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Já estão disponíveis no mercado brasileiro os modelos Chevrolet Celta e Classic, equipados com o novo motor 1.0 Flexpower VHCE, que incorpora importantes alterações, propiciando mais potência e torque, além de se enquadrar à nova resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama 315/02), que entrou em vigor neste ano de 2009.

Nesta evolução, a letra “E” foi adicionada à nomenclatura “VHC” – very high compression -, que refere-se a três importantes motivos de alteração: ecológico, econômico e energético. Nos dois modelos a nova motorização propiciou um aumento da potência de 70 cv (gasolina) e 72 cv (álcool), para respectivamente, 77 cv (gasolina) e 78 cv (álcool). Os torques passaram de 8,8 kgf.m (gasolina) e 9,0 kgf.m (álcool), para 9,5 kgf.m (gasolina) e 9,7 kgf.m (álcool), respectivamente, com 5.200 rpm (rotação por minuto).

Celta mais incrementado

Modelo mais vendido da linha Chevrolet no Brasil, o Celta fica mais competitivo no segmento dos ‘carros de entrada’ do mercado brasileiro, equipados com motorização 1.0 litro. Além do ganho no motor, o veículo também recebeu a inclusão do novo controle de aceleração eletrônico, que elimina o cabo do acelerador e melhora significativamente a dirigibilidade.

O Chevrolet Celta tem agora mais autonomia, que poderá chegar a até 1.000 quilômetros. Ou seja, o carro necessita de um tanque apenas para rodar entre São Paulo e Vitória (ES). Esse crescimento na autonomia foi possível, graças à capacidade do tanque que passou de 47,8 litros para 54 litros – cerca de 13% de aumento.

Os números de economia de combustível do Chevrolet Celta ficaram assim, de acordo com a GM: quando abastecido com gasolina, faz 13,3 km/l na cidade e 17,8 km/l na estrada (média de 15,3 km/l). Já com álcool, o carro faz 9,5 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada (média de 11 km/l).

Mais acessórios

A Chevrolet também alterou as versões do Celta, em termos de conteúdo. O carro vem agora com luz auxiliar de freio (Brake Light) de série em todas as versões.

A versão Spirit do modelo de quatro portas recebeu novas configurações, com a adição do sistema central de travas elétricas das portas com acionamento pela porta do motorista ou pelo “Keyless Entry System” (botão localizado no console).

Esta versão é equipada ainda com vidros elétricos dianteiros, com sistema “um toque” para subida e descida automáticas, dispositivo antiesmagamento e fechamento automático também pelo “Keyless Entry System”. Ela ainda vem ainda com preparação para receber sistema de som (fiação elétrica dianteira para alto-falantes).

O Chevrolet Celta Spirit, com 2 ou 4 portas, passa a ter uma configuração contendo os opcionais ar-condicionado e direção hidráulica, antes oferecido somente na versão Super.

Classic também ganha melhorias

O Chevrolet Classic também recebeu esta importante evolução tecnológica em seu motor, que ficou mais potente e “limpo”, além de ter agora maior torque. Além disso, o modelo teve sua autonomia de combustível aumentada.

O tanque de combustível do Chevrolet Classic ganhou mais 6,2 litros, passando de 47,8 litros para 54 litros, aumentando, assim, sua autonomia, que poderá chegar a até 1.000 quilômetros. Com isso, o modelo poderá conseguir percorrer a distância entre São Paulo (SP) e Vitória (ES) sem precisar reabastecer o tanque.

A autonomia do sedã ficou assim: quando abastecido com gasolina, faz 13,3 km/l na cidade e 17,8 km/l na estrada (média de 15,3 km/l); com álcool no tanque, o modelo faz 9,5 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada (média de 11 km/l).

Linha 2009 incorpora mudanças estéticas

O Chevrolet Classic da linha 2009 incorpora importantes mudanças estéticas, entre elas a nova grade do radiador, mais imponente, e a gravata dourada, marca registrada da Chevrolet, posicionada ao centro. Ela também está em destaque na tampa do porta-malas.

O modelo também ganhou novos grafismos dos adesivos traseiros e na parte externa das colunas “B” e “C”, agora na cor preta. O painel de instrumentos tem novo desenho, assim como a manopla do câmbio.

O acabamento interno do Classic 2009, por sua vez, é disponível em duas cores (cinza e preto) e os revestimentos dos bancos e das portas têm tecidos com grafismos inéditos.

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