• Sábado, 14 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Vimos todo o potencial do Nissan Kicks na versão Exclusive

04/11/2021 - 17:14 - Texto e fotos: Mário Salgado
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

Durante sete dias, a Nissan do Brasil nos cedeu o Kicks 2022. Além de um bom "tapa no visual", ele ganhou muita tecnologia embarcada, ainda mais nesta versão topo de linha. Mesmo o mercado tratando o modelo como SUV compacto, ele é (assumido pela marca) um crossover: veículo que mescla vários tipos de carros. E ele é um dos grandes sucessos de vendas da marca no país. Abaixo, vocês conferem um teste exclusivo em vídeo que fizemos pelas ruas de Campo Grande.

Design

No mercado desde 2016, o Kicks sempre chamou a atenção pelo seu design. Os designers seguiram o conceito denominado Nissan Emotional Geometry. Mantendo seu amplo espaço interno, o modelo recebeu mudanças no exterior e na cabine.

Ao olhar de frente para o Novo Nissan Kicks nota-se o seu principal traço de personalidade: a frente agressiva sem perder o requinte. O para-choque combina com a ampla grade Double V-motion, itens que são realçados pelos frisos cromados e pelos detalhes em black piano. Os faróis de Full LED com função DLR (luz de rodagem diurna), um item de série em todas as versões com câmbio CVT, e faróis de neblina de LED garantem melhor alcance e projeção da luz com qualidade, maior durabilidade e baixo consumo de energia. As luzes de direção posicionadas nos retrovisores externos também contam com LED.

Na traseira, as lanternas (de freio inclusive) também são de LED e possuem um recurso de estilo no qual elas se estendem de um lado para o outro, separadas somente pelo logotipo da Nissan no centro da tampa do porta-malas, adicionando uma marcante linha horizontal que enfatiza a ampla estrutura traseira. Como na frente, o novo para-choque traseiro dá uma sensação de mais volume.

O Novo Nissan Kicks mantém uma das características mais marcantes do estilo da linha, e que lançou tendência no segmento: o "teto flutuante". Essa solução de design faz com que a coluna C pareça não existir por conta do acabamento em preto que se funde com os vidros das portas traseiras, mas que ainda permite excelente visibilidade externa para todos.

Outras novidades que complementam a nova personalidade do Novo Nissan Kicks são a antena estilo "barbatana de tubarão" (de série para toda a linha) e as rodas de liga leve aro 17 com desenho inédito nas versões Advance e Exclusive.

Integração motorista e carro

Por dentro, o Novo Nissan Kicks também traz novidades que aumentam ainda mais a integração dos ocupantes com o veículo. Dois recursos tecnológicos são os destaques: o sistema multimídia com tela de oito polegadas e um item de qualidade reconhecida mundialmente e que é único no segmento, o sistema de som premium Bose®, que inclui dois alto-falantes no apoio de cabeça do motorista.

Desenvolvido em conjunto com a Bose, reconhecida fabricante de equipamentos de áudio, o sistema Bose Personal Plus proporciona um som potente e equilibrado com a ajuda de oito alto-falantes de alta performance (dois deles são tweeters) e um amplificador digital. O segredo para oferecer essa experiência de som envolvente são os dois alto-falantes Bose UltraNearfield™ de 2,5 polegadas que ficam localizados dentro do encosto de cabeça do banco do motorista.

Essa experiência de som imersivo (surround 360°) pode ser controlada na tela do sistema multimídia, criando desde um efeito restrito somente à frente até um totalmente envolvente, por todo o interior do habitáculo. O Personal Plus reduz distorções, proporciona graves potentes e entrega um som sem limites.

O Novo Nissan Kicks conta também com um novo sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de oito polegadas sensível ao toque e com comandos extremamente intuitivos, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay com assistência de voz para ler mensagens, além de aplicativos de streaming de áudio. Também é possível conectar simultaneamente dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e outro para ouvir o aplicativo de música, por exemplo.

Para conectar os equipamentos no multimídia ou mesmo carregá-los, o Novo Nissan Kicks traz duas entradas USB, sendo uma delas tipo USB-C. Infelizmente, a Nissan ainda não usou o sistema de conexão do celular com a central via Wi-Fi, como Fiat, Chevrolet e Volkswagen, entre outras, já fazem. Também conhecido como USB Type-C, trata-se de um padrão de conectores com cabos mais resistentes e que proporcionam maior velocidade na transmissão de dados e no carregamento. As entradas USB-C são compatíveis com as versões USB 3.0 e USB 3.1.

Já o painel de instrumentos multifuncional em TFT (Thin Film Transitor) de sete polegadas tem mostradores configuráveis e agora está disponível a partir da versão Advance. O painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam com informações sobre os equipamentos e de segurança. Mesmo sistema que já existe no Novo Versa.

No sistema estão informações relacionadas à condução como as dos Alertas de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), do Detector de Objetos em Movimento (MOD), do Monitoramento de Ponto Cego (BSW), do sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros e de outras configurações do veículo. As telas também mostram informações do tacômetro, temperatura externa, áudio e telefone que estiver conectado.

Tecnologia Safety Shield

O Novo Nissan Kicks vai além quando se fala de tecnologias inteligentes de segurança passiva e ativa. Seguindo o conceito da Nissan Intelligent Mobility, a empresa introduz no seu crossover equipamentos que oferecem muito conforto e tecnologia e que estão presentes em modelos da gama mais alta da linha da marca e também no 100% elétrico Nissan LEAF.

Um conjunto avançado de dispositivos forma o Nissan Safety Shield, que é composto por diferentes tecnologias de segurança que monitoram, protegem e respondem em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco. Esse "escudo de proteção" ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento no entorno, responder a ações inesperadas (como a aproximação desatenta a um veículo à frente) e a proteger (frenagem de emergência e segurança passiva).

As novidades são o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW), o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) e o Acendimento Inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA). Os dois últimos inéditos no segmento.

O Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) previne colisões e atropelamentos involuntários nas manobras de ré, já que emite sinais para o motorista quando há a aproximação de outro veículo graças aos sensores instalados nas extremidades do para-choque traseiro, que têm alcance de até 20 metros. O Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) são auxílios importantes para mudanças de faixa de rolamento ou em momentos de distração do condutor.

O BSW emite alertas visual e sonoro ao detectar um veículo ao lado do Novo Nissan Kicks em uma manobra de troca de faixa, enquanto o LDW avisa ao condutor com uma vibração no volante quando o crossover está cruzando uma faixa de rolamento sem a luz de direção acionada, o que previne colisões por distrações e até mesmo saídas involuntárias da via.

O Acendimento Inteligente dos Faróis com Ajuste de Altura e Intensidade (HBA), que funciona automaticamente a partir dos 30 km/h, muda o facho do farol alto para baixo quando um veículo se aproxima no sentido contrário. Esse equipamento é muito útil em situações de ausência de iluminação ou pouca visibilidade e para evitar o ofuscamento causado pelo farol alto, protegendo também quem está no veículo que vem no sentido oposto.

Estes recursos se somam no Nissan Safety Shield a avançados equipamentos já disponíveis no modelo anterior do crossover, como o Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control), o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), o Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA), a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD) e o Alerta de colisão frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB).

Um dos destaques do Nissan Kicks desde seu lançamento, a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD) é composta por quatro câmeras externas instaladas na frente, na traseira e em ambos os retrovisores. Elas reproduzem uma visão periférica de 360 graus. Esta tecnologia é exclusiva do modelo da Nissan em seu segmento e auxilia os condutores a estacionar e manobrar de ré com mais facilidade e segurança. Além de detectar objetos em movimento em torno do veículo e emitir alertas visuais e sonoros, oferecendo maior segurança ao condutor.

Outro equipamento que torna o crossover da Nissan diferenciado é o Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control), um conjunto que reforça ainda mais a segurança e também é único no segmento. Composto pelo Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control), Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control) e Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake), que atuam na suspensão, freios e também na estabilidade, o sistema permite que o motorista conduza o Novo Nissan Kicks com tranquilidade e a certeza de que está em um veículo seguro, com tecnologia de ponta.

O Estabilizador Inteligente de Carroceria utiliza sensores de aceleração que detectam o movimento da carroceria e, assim, atuam no freio motor e nos sistemas de freios para estabilização do veículo. O Controle Inteligente em Curvas faz o mesmo em curvas ou trocas de faixa por meio do sinal do sensor de aceleração que identifica o movimento da carroceria para atuar nos freios e reduzir o subesterço (comportamento em curva em que o veículo sai de frente e as rodas dianteiras perdem aderência antes), ajudando a manter o carro na trajetória definida.

Já o Controle Inteligente de Freio Motor recebe o sinal do sensor de aceleração e da posição do volante, também atuando no freio motor para oferecer mais conforto em curvas e descidas de serras.

Como segurança é um dos pilares para a Nissan, o Novo Nissan Kicks vem ainda equipado de série desde a versão de entrada com seis airbags; controles de estabilidade e tração; freios ABS com distribuição de força e sistema Isofix de cadeiras infantis.

Conforto

O Novo Nissan Kicks não ganhou apenas um novo belo design, mais tecnologia e recursos avançados de segurança. Também foi refinado para oferecer mais conforto aos ocupantes. Um importante aperfeiçoamento não pode ser visto, mas sentido. O para-brisa tem tratamento acústico diferenciado para a redução de ruídos internos. Assim, a cabine fica silenciosa mesmo em momentos de fortes acelerações. Houve ainda redução do ruído na faixa de frequência de conversas em torno de 35%.

Também no quesito conforto, outro diferencial do Nissan Kicks foi mantido para a nova linha: os bancos dianteiros com tecnologia Gravidade Zero, que são de série desde a versão de entrada. Para chegar a essa tecnologia diferenciada, os engenheiros da Nissan buscaram a inspiração em estudos avançados de ergonomia da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial norte-americana, que visavam tentar reduzir a fadiga do corpo durante longos períodos de condução. Os resultados indicaram que assentos cansam menos quando se aproximam da chamada "postura neutra", posição relaxada que o corpo humano assume em ambiente sem gravidade.

Utilizando um novo formato articulado, com o apoio contínuo da pélvis ao tórax e com a distribuição da deformação, os chamados assentos Gravidade Zero ajudam a reduzir as cargas musculares e na coluna vertebral, melhorando o fluxo de sangue, o que contribui para a menor fadiga.

Também prezando o conforto e a praticidade, o modelo conta com chave inteligente presencial (I-Key) e sistema eletrônico de ignição (Push Start) sem o uso da chave. Isso evita que o motorista tenha que ficar manipulando a chave para entrar ou dar a partida no carro, deixando suas mãos livres.

Refinamento e confiança

O Novo Nissan Kicks apresenta um conjunto mecânico que foca na qualidade e confiança dos usuários, mas, mesmo assim, ainda passou por refinamentos na suspensão e no conjunto de frenagem. Os engenheiros da Nissan do Brasil trabalharam em novos pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção, melhorando a área de contato e aumentando a firmeza das suspensões. Assim, há respostas mais diretas do volante em manobras e também em alta velocidade em mudança de faixa ou para desviar de um obstáculo.

O aprimoramento do eixo traseiro ampliou a capacidade de acompanhar o movimento na traseira, fazendo com que o carro siga de forma suave, durante as mudanças de faixa ao dirigir. Maior estabilidade e controle geram maior sensação de segurança para o condutor e ocupantes.   

Para uma melhor frenagem, foram adotados novos pneus com maior coeficiente de atrito, aumentando a performance de aderência em pista molhada, frenagens de emergência, entre outras situações. A marca e as dimensões foram mantidas.

O conhecido propulsor HR16DE de 1,6 litro e 16 válvulas produz 114 cavalos de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm, contando com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS) continua equipando o Kicks.

O projeto para o coletor permitiu a redução na altura total do motor e, com isso, a aerodinâmica é beneficiada graças à linha de capô mais baixa. Como resultado disso, o motor garante baixo consumo de combustível e performance surpreendentes por conta da excelente relação peso/potência, item fundamental para um bom desempenho.

A transmissão XTRONIC CVT® com D-Step (simulação de marchas) e modo Sport proporciona melhor performance mesmo em rotações mais baixas, além de baixo consumo e, consequentemente, menores emissões. Esse câmbio absorve toda a experiência das mais de duas décadas de liderança da marca japonesa em inovação em transmissões continuamente variáveis.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados