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Construída sobre a trilogia da tecnologia – centralização de massa, chassi rígido e baixo peso – essa street-figther é considerada uma releitura das clássicas Café Racer dos anos 60.
Para reforçar ainda mais o estilo radical, essa Buell adotou muitas peças pintadas de preto: quadro, motor, escapamento, garfos, balança traseira e rodas.
Motor e Ciclística
O coração dessa Buell não é norte-americano, mas sim austríaco, construído pela Rotax. Batizado de Helicon, o propulsor de dois cilindros em “V” a 72º, de 1.125 cm³, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote), é capaz de desenvolver 146 cv de potência máxima a 9.800 rpm.
A moto tem câmbio de seis velocidades, com a transmissão final feita por meio de correia dentada. Se compararmos com sua irmã 1125R, a mudança ficou apenas por conta da relação de marchas. A CR está mais nervosa. Para Erik Buell, criador da marca, que é o “braço esportivo” da Harley-Davidson, a 1125CR é uma nova moto que desafia, em desempenho, as superbikes nipônicas.
Na parte ciclística, destaque para o entre-eixos curto, de apenas 1373 mm, que ajuda muito em curvas mais fechadas. Só para comparar, a versão “R” tem entre-eixos um pouco maior, 1387 mm. A 1125CR usa suspensões totalmente ajustáveis. Na dianteira, invertida (upside down) da grife Showa, com tubos de 47 mm de diâmetro e curso de 120 mm. Na traseira, monochoque, também da Showa.
Os freios usam o novo sistema ZTL2, com fixação perimetral dos discos feita diretamente na roda. Na frente disco único de 375 mm com pinças de 8 pistões. Já na traseira um disco simples de 240 mm com pinças de 2 pistões. Para ajudar nesse trabalho de frenagem, a 1125RC está calçada com pneus Pirelli Diablo Corsa III, utilizado no Campeonato Europeu de Superstock.
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