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Em alguns casos, no processo de recondicionamento é utilizado um tipo de óleo não especificado para amortecedores, fazendo com que o equipamento apresente um aumento na carga de amortecimento. “Esse procedimento causa grandes variações no desempenho de todo o sistema de suspensão”, adverte Nilton Tadeu Durães, gerente de Engenharia de Produto e Treinamento da Monroe.
Os amortecedores são os responsáveis pelo bom funcionamento da suspensão, mantêm o contato permanente dos pneus com o solo, proporcionando estabilidade, boa dirigibilidade e conforto nas mais diversas condições de pista. Por ser um dos principais itens de segurança automotiva, quando desgastados podem oferecer riscos a motoristas e passageiros, e ainda comprometer a estrutura do automóvel.
Dicas para a troca de amortecedores
Amortecedores são peças de desgaste e devem ser substituídos por produtos novos e devidamente especificados para cada modelo de veículo. As condições de pista e a forma de condução do veículo podem influenciar na vida útil dos amortecedores. Por isso, a Monroe recomenda revisões anuais, ou a cada 10.000 quilômetros, o que ocorrer primeiro.
Ao realizar a troca, uma forma de evitar produtos recondicionados é procurando por estabelecimentos autorizados pelas fabricantes. No caso da Monroe, os amortecedores possuem embalagens padronizadas, contendo descrição de aplicação e certificado de garantia.
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