• Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
Não solicitamos nenhum código de verificação, por WhatsApp, SMS ou telefone.

Volkswagen antecipa novidades do Salão de São Paulo

15/10/2014 - 15:50 - Automotive Business - Foto: Divulgação Vw
WhatsApp
Tamanho da fonte:   - +

A Volkswagen antecipou na noite de terça-feira, 14, algumas das novidades que estarão em seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo, aberto ao público de 30 de outubro a 9 de novembro. Uma das principais atrações da marca no Anhembi será o novo Jetta, sedã atualmente importado do México e que passará a ser produzido também na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), ainda no primeiro semestre de 2015. 

“É uma grande vitória para nós trazer um carro desse patamar para produção no Brasil, que terá assim três carros globais com fabricação nacional, incluindo Jetta, Golf e o Up!”, comemorou Thomas Schmall, presidente da Volkswagen no País. “São carros que trazem para cá as mais modernas tecnologias”, destacou. Em uma primeira fase, a carroceria do carro virá já soldada do México, para receber pintura na fábrica da Anchieta. A montagem final será feita onde até o fim de 2013 era montada a Kombi. 

“Pouco a pouco iremos aumentando o grau de nacionalização”, revelou Schmall, que confirmou a possível utilização conjunta de componentes do Golf e Audi A3 Sedan que serão feitos sobre a mesma plataforma MQB na planta de São José dos Pinhais (PR) também a partir de 2015. “A plataforma de um carro representa 60% dos custos de produção. Usando a mesma base global ganhamos escala e nos tornamos mais competitivos”, acrescentou.

Em sua sexta geração, o Jetta ganhou novo visual e o interior também foi remodelado. Na versão Highline que estará exposta no Salão, vem equipado com o já conhecido motor 2.0 turbinado de 211 cavalos, associado à transmissão automática DSG de seis marchas. Já à venda na Europa e América do Norte, o lançamento no mercado brasileiro está previsto só para 2015. A Volkswagen ainda não confirma qual versão do modelo será montada no Brasil, pois continuarão a ser importadas do México as variações sem produção local. 

Nova família Fox

Também estarão no Anhembi todas as versões da linha Fox, recentemente remodelada, que no salão ganha a companhia das carrocerias tipo perua. As novas SpaceFox e SpaceCross serão mostradas com o mesmo design renovado na dianteira e no interior, que deixaram o modelo em linha com a identidade visual global da marca. A traseira quase não teve mudanças. As peruas terão duas opções de motorização: o antigo bloco de ferro 1.6 de 104 cavalos vai equipar a versão Confortline com câmbio manual de cinco marchas, e a topo de linha Highline passa a contar com o novo powertrain da marca, com transmissão manual de seis marchas e motor 1.6 MSI de 120 cavalos, construído em alumínio. Outra novidade é a opção do teto solar elétrico. 

Com visual aventureiro, a nova SpaceCross só terá disponível o 1.6 MSI de 120 cv e amplo conteúdo de série. Terá como opcional o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) com função “off road” (já incluída na picape Saveiro). Assim como o novo CrossFox, todas as versões da SpaceFox podem vir equipadas com transmissão automatizada I-Motion de cinco velocidades. 

A Volkswagen aproveita o evento para tentar incluir na família Fox uma versão conceitual com roupagem esportiva, o Fox Pepper, sem previsão de venda, mas que poderá ser lançado caso agrade o público do Salão de São Paulo. Na experimentação, a montadora usou duas cores para diferenciar o carro, com teto preto e o resto da carroceria em vermelho. A grade frontal em colmeia é inspirada no Golf GTI. O Fox Pepper também tem molduras pretas nas caixas de rodas e o difusor traseiro em preto brilhante, contrastando com a ponteira de escapamento dupla. As rodas de liga leve têm hastes internas pretas e diamantadas na face externa. Embaixo do capô, nenhuma novidade: está lá o motor 1.6 MSI e câmbio manual de seis marchas que já equipa as versões mais caras do Fox. 

Mas segundo o diretor de design Luiz Veiga, era justamente o que faltava para criar uma versão apimentada do Fox: “É um antigo desejo, pois a linha nunca teve um esportivo, mas não tínhamos o motor para isso, que agora temos com o 1.6 MSI de 120 cavalos”, diz. 

Nova família Saveiro

A família de picapes compactas Saveiro, também recentemente renovada, ganha mais um integrante no Salão de São Paulo: a Saveiro Surf, que estreia como versão especial. Em configuração cabine simples, tem a aparência marcada por faixas laterais em formato de “onda”, grade dianteira tipo colmeia pintada em preto brilhante com friso cromado, faróis e lanterna traseira de neblina e rodas de 15 polegadas e estilo exlcusivo. No interior, bancos em couro sintético, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, rede porta-objetos no painel traseiro da cabine. A Saveiro Surf é equipada com o motor 1.6 antigo da marca, com bloco de ferro, de 104 cv, e o tradicional câmbio manual de cinco marchas. 

Outra atração da família, lançada há quase dois meses, será a Saveiro Cross com opção de cabine dupla, acomodando até cinco pessoas (bem apertadas) no banco traseiro. A versão aventureira tem freios a disco nas quatro rodas, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ARS) e o inédito bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), com acionamento automático.

Mais Imagens
Clique na foto para ampliar
WhatsApp
Topo
Publicidade
  • © 2024 SHOPCAR - Sua Referência em Veículos - Classificados de Carros. Todos os direitos reservados