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“É uma grande vitória para nós trazer um carro desse patamar para produção no Brasil, que terá assim três carros globais com fabricação nacional, incluindo Jetta, Golf e o Up!”, comemorou Thomas Schmall, presidente da Volkswagen no País. “São carros que trazem para cá as mais modernas tecnologias”, destacou. Em uma primeira fase, a carroceria do carro virá já soldada do México, para receber pintura na fábrica da Anchieta. A montagem final será feita onde até o fim de 2013 era montada a Kombi.
“Pouco a pouco iremos aumentando o grau de nacionalização”, revelou Schmall, que confirmou a possível utilização conjunta de componentes do Golf e Audi A3 Sedan que serão feitos sobre a mesma plataforma MQB na planta de São José dos Pinhais (PR) também a partir de 2015. “A plataforma de um carro representa 60% dos custos de produção. Usando a mesma base global ganhamos escala e nos tornamos mais competitivos”, acrescentou.
Em sua sexta geração, o Jetta ganhou novo visual e o interior também foi remodelado. Na versão Highline que estará exposta no Salão, vem equipado com o já conhecido motor 2.0 turbinado de 211 cavalos, associado à transmissão automática DSG de seis marchas. Já à venda na Europa e América do Norte, o lançamento no mercado brasileiro está previsto só para 2015. A Volkswagen ainda não confirma qual versão do modelo será montada no Brasil, pois continuarão a ser importadas do México as variações sem produção local.
Nova família Fox
Também estarão no Anhembi todas as versões da linha Fox, recentemente remodelada, que no salão ganha a companhia das carrocerias tipo perua. As novas SpaceFox e SpaceCross serão mostradas com o mesmo design renovado na dianteira e no interior, que deixaram o modelo em linha com a identidade visual global da marca. A traseira quase não teve mudanças. As peruas terão duas opções de motorização: o antigo bloco de ferro 1.6 de 104 cavalos vai equipar a versão Confortline com câmbio manual de cinco marchas, e a topo de linha Highline passa a contar com o novo powertrain da marca, com transmissão manual de seis marchas e motor 1.6 MSI de 120 cavalos, construído em alumínio. Outra novidade é a opção do teto solar elétrico.
Com visual aventureiro, a nova SpaceCross só terá disponível o 1.6 MSI de 120 cv e amplo conteúdo de série. Terá como opcional o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) com função “off road” (já incluída na picape Saveiro). Assim como o novo CrossFox, todas as versões da SpaceFox podem vir equipadas com transmissão automatizada I-Motion de cinco velocidades.
A Volkswagen aproveita o evento para tentar incluir na família Fox uma versão conceitual com roupagem esportiva, o Fox Pepper, sem previsão de venda, mas que poderá ser lançado caso agrade o público do Salão de São Paulo. Na experimentação, a montadora usou duas cores para diferenciar o carro, com teto preto e o resto da carroceria em vermelho. A grade frontal em colmeia é inspirada no Golf GTI. O Fox Pepper também tem molduras pretas nas caixas de rodas e o difusor traseiro em preto brilhante, contrastando com a ponteira de escapamento dupla. As rodas de liga leve têm hastes internas pretas e diamantadas na face externa. Embaixo do capô, nenhuma novidade: está lá o motor 1.6 MSI e câmbio manual de seis marchas que já equipa as versões mais caras do Fox.
Mas segundo o diretor de design Luiz Veiga, era justamente o que faltava para criar uma versão apimentada do Fox: “É um antigo desejo, pois a linha nunca teve um esportivo, mas não tínhamos o motor para isso, que agora temos com o 1.6 MSI de 120 cavalos”, diz.
Nova família Saveiro
A família de picapes compactas Saveiro, também recentemente renovada, ganha mais um integrante no Salão de São Paulo: a Saveiro Surf, que estreia como versão especial. Em configuração cabine simples, tem a aparência marcada por faixas laterais em formato de “onda”, grade dianteira tipo colmeia pintada em preto brilhante com friso cromado, faróis e lanterna traseira de neblina e rodas de 15 polegadas e estilo exlcusivo. No interior, bancos em couro sintético, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, rede porta-objetos no painel traseiro da cabine. A Saveiro Surf é equipada com o motor 1.6 antigo da marca, com bloco de ferro, de 104 cv, e o tradicional câmbio manual de cinco marchas.
Outra atração da família, lançada há quase dois meses, será a Saveiro Cross com opção de cabine dupla, acomodando até cinco pessoas (bem apertadas) no banco traseiro. A versão aventureira tem freios a disco nas quatro rodas, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ARS) e o inédito bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), com acionamento automático.
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