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Do total, US$ 10,3 bilhões cobrirão a recompra dos veículos afetados, com multas adicionais que serão pagas aos donos dos veículos em valor que varia entre US$ 5,1 mil e US$ 10 mil de acordo com o preço que o automóvel tinha antes de o dieselgate ser revelado.
Caso o cliente prefira não vender seu carro de volta à Volkswagen, ele poderá definir que a companhia conserte o veículo para que ele passe a atender ao limite de emissões. Caso fique com esta alternativa, o consumidor estará ciente de que o reparo pode reduzir a potência do motor.
A montadora também pagará compensações aos consumidores que tinham carros envolvidos no dieselgate, mas venderam após o escândalo ser revelado. Neste caso, a multa será metade do valor da destinada aos clientes que ainda têm o automóvel.
Além do valor destinado às pessoas que compraram os carros, a empresa pagará ainda US$ 2,7 bilhões a um fundo da EPA, agência de proteção ambiental dos Estados Unidos, como penalidade pelo dano ao meio ambiente causado pelos carros fraudados. A companhia também se compromete a investir US$ 2 bilhões em projetos e na promoção de veículos zero emissão no país. O acordo ainda está sujeito à aprovação final das autoridades dos Estados Unidos.
O acordo da empresa nos Estados Unidos ainda não cobre todo o impacto do escândalo. A proposta só envolve os carros com motores 2.0 TDI. Falta definir compensações para 85 mil veículos das marcas Porsche, Audi e Volkswagen equipados com motores 3.0 adulterados e vendidos no País. Ao focar apenas nos consumidores, as compensações também deixam de fora investidores, que devem cobrar a empresa pelo problema.
Conta não para de subir
Resolvida essa etapa, o Grupo Volkswagen terá de se empenhar para remediar os outros 10,5 milhões de carros com controle de emissões adulterado vendidos fora dos Estados Unidos, a maioria deles na Europa. Autoridades do continente já declararam que vão exigir da empresa compensações equivalentes às oferecidas nos Estados Unidos. O mesmo acontece com os consumidores afetados, que vão cobrar da empresa compensações equivalentes às oferecidas aos clientes norte-americanos.
Em uma conta simples, se a companhia tiver de recomprar os automóveis e pagar multas do mesmo valor das destinadas ao mercado norte-americano em todos os países afetados pelo dieselgate, a conta chegaria à absurda cifra de US$ 308 bilhões. O montante é superior ao valor de mercado do Grupo Volkswagen, que não passa de US$ 100 bilhões.
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